ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR - Lição 9

A ESPERA DO MESSIAS
___/ ___/ ______


Versículo do dia
"Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta.", Zc 9.9

Para impactar 
Desde a promessa do Éden, onde Deus disse que da semente da mulher viria aquele que venceria Satanás e consequentemente o pecado, o ser humano esperou o Salvador, e Ele veio e se fez carne entre os homens.

Textos de Referência.
Is 9.1-7

Introdução
A promessa do Messias foi a esperança do povo israelita por muito tempo. É uma pena que muitos deles não o reconheceram quando Ele esteve na Terra, porém, a Igreja teve o privilégio de, mesmo não o tendo visto, ter a certeza de quem é o Messias, Jesus Cristo, o Filho de Deus.

#pontochave
"Quado Satanás enganou Eva e Adão, talvez tenha pensado que havia vencido Deus, ou que o havia pegado de surpresa, porém, Deus nunca é surpreendido por nada e nem ninguém."

1. A PROMESSA DO MESSIAS
"E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.", Gn 3.15

1.1. Tudo estava preparado 
Quado Satanás enganou Eva e Adão, talvez tenha pensado que havia vencido Deus, ou que o havia pegado de surpresa, porém, Deus nunca é surpreendido por nada e nem ninguém. Quando o Senhor veio trazer a consequência do erro dos três lá no Éden, deixou muito claro para Satanás que um projeto já estava pronto para esmagar sua cabeça, alguém que viria da semente da mulher que o venceria, humilhando a morte e todo o inferno. Seu nome: Jesus Cristo de Nazaré.
"Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?", 1 Co 15.55

1.2. Ele vem!
Não obstante a promessa daquele que venceria o pecado, a promessa estava lançada de que Ele estava vindo e que estava próximo. Ninguém sabia quem era, e nem em que família se levantaria, porém, o Deus Todo-Poderoso foi anunciando a vinda do Messias (Ungido), para a alegria da humanidade, e para desespero de todos de Satanás e seus demônios.
"Eis que o Senhor fez ouvir até às extremidades da terra: Dizei à filha de Sião: Eis que vem a tua salvação; eis que com ele vem o seu galardão, e a sua obra diante dele.", Is 62.11
"Esta é a voz do meu amado; ei-lo aí, que já vem saltando sobre os montes, pulando sobre os outeiros.", Ct 2.8

#pararefletireadorar
"Concernente à vinda do Messias, muitos esperaram e não o conheceram, outros o conheceram sem esperá-lo, mas nós o conhecemos e o esperamos".
2. CARACTERÍSTICAS DO MESSIAS
"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.", Is 9.6
2.1. Tem todo o poder
Bem se sabe que o Senhor levantou vários profetas para relatar a vinda do Messias sobre a Terra, sendo que nessas profecias é possível perceber algumas características de como Ele seria como homem e também do Seu poder.
  • Domínio, Honra e Reino
"Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele.E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído.", Dn 7.13-14
  • Misericórdia e altruísmo
"O que faz justiça aos oprimidos, o que dá pão aos famintos. O Senhor solta os encarcerados.O Senhor abre os olhos aos cegos; o Senhor levanta os abatidos; o Senhor ama os justos;", Sl 146.7-8

"...e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz."

2.2. O reconhecimento
O Messias também é reconhecido no Antigo Testamento por suas condições físicas, social e espiritual. O livro de Isaías é conhecido como um livro Messiânico, no qual traz, com riquezas de detalhes, momentos de sua vida terrena.
  • Homem de dores e desprezado
"Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.", Is 53.3
  • Oprimido por amor
"Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.", Is 53.7
3. CRISTO, O MESSIAS PROMETIDO
"Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, Segundo a tua palavra;Pois já os meus olhos viram a tua salvação.", Lc 2:29-30

3.1. Cumprindo a promessa
Existem inúmeras afirmações no Novo Testamento de que Jesus realmente é o Messias. Além de Simeão que disse ter visto a Salvação no bebê Jesus, João Batista também confirmou essa informação estando na prisão, pois enviou dois discípulos para perguntar se Ele era mesmo o Cristo (Messias) e Jesus respondeu a eles que deveriam anunciar a João as coisas que viram e ouviram.

3.2. Cumprindo a promessa do Antigo Testamento
Jesus anunciou o que estava fazendo a João Batista:
"Os cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho.", Mt 11.5
Isaías havia profetizado sobre a grandeza do Messias, veja o que ele diz:
"Então os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se abrirão.Então os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará; porque águas arrebentarão no deserto e ribeiros no ermo.", Is 35.5-6

Conclusão
Um dia o Senhor prometeu que viria o Salvador da Humanidade. O Messias nasceria, viveria, morreria e ressuscitaria para que a humanidade pudesse escapar da condenação. Ele veio como homem simples, sofrido e desprezado, mas tudo venceu, e está hoje à direita de Seu Pai como Jesus Cristo, o Filho de Deus.

#aprendeu
1. Quem viria da semente da mulher e que venceria Satanás, humilharia a morte e todo o inferno?
2. Pelo que o Messias também é reconhecido no Antigo Testamento? 
3. Quem pôde ver a salvação da humanidade apenas em um bebê?

Fonte: Revista Betel Conectar

Pr Marcos André - contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)  https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/