ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 9



AULA EM 1º DE MARÇO DE 2020 - LIÇÃO 9
(Revista Editora Betel)

Tema: O poder de Jesus para transformar a família

Texto Áureo: Jo 2.11

INTRODUÇÃO
Professor(a), esta lição ensine tanto para os casais, como para a família, e também pode se aplicar para namorados e noivos com foco no futuro casamento.
"Feliz o casamento que conta com a presença de Jesus", essa afirmação é o ponto máximo da lição, ter Jesus no casamento foi o diferencial, pois o vinho (que pode ser entendido como alegria ou amor) acabar é algo que pode acontecer com os melhores relacionamentos.
1. Água transformada em vinho
1.1. Quando o milagre aconteceu?
"de acordo com o nível do padrão social exigido",  poderia ser um banquete grande ou pequeno, dependendo das condições financeiras das famílias, mas uma coisa era certa, não faltava vinho, era uma questão cultural.
"quando é convidado a participar das atividades", isso deve ser aplicado em muitas situações, por exemplo, quando um casal toma decisões para compra de imóvel, fazer viagens, mudar de ministério ou decidir algo acerca dos filhos, deve sempre convidar Jesus à participar.

1.2. Onde o milagre aconteceu?
"em uma região humilde", isso talvez explique o porque do término do vinho, provavelmente as famílias dos noivos tinham pouco recursos.
"demonstra o que Ele pensa de um lar", Jesus mesmo afirmou que ainda não era a hora de começar Seu ministério, por isso entendemos que Ele se compadeceu da situação do casal recém casados. Jesus quebra protocolos para ajudar casamentos.

1.3. Por que o milagre aconteceu
...

2. A fé coopera com as obras

2.1. Fazei tudo quanto Ele vos disser.
"é preciso agir com humildade, fé e obediência", quer dizer, humildade em não se achar merecedor de nada, fé na pessoa de Jesus Cristo, pois Ele tem a solução, e obediência à Palavra de Deus.
- "Foi um milagre discreto. Somente algumas pessoas sabiam", assim acontece nas famílias onde Jesus tem liberdade de atuar, somente os mais chegados ficam sabendo das bênçãos e aqueles que frequentam as casas onde Jesus é obedecido e respeitado são testemunhas de vitórias e têm sua fé fortalecida.
2.2. Crer acima das circunstâncias
- "Ele com apenas uma palavra colocou tudo em ordem", essa é uma afirmação bíblica e profética, comente com os alunos isso, Jesus pode com apenas uma palavra mudar relacionamentos hoje, salvar lares destruídos.
"não era que tinha "pouco vinho", mas "não tem vinho"", o comentarista quer dizer que Maria apresentou uma situação insolúvel, essa é a melhor hora de se testemunhar o milagre de Deus, se Jesus tivesse sido alertada quando o vinho estava acabando, o milagre não teria tanto destaque, mas diante das situações impossíveis é que vemos a glória de Deus mais nítida.  Jesus não só pode salvar lares em destruição, mas principalmente salvar lares já destruídos.

2.3. A fé não nos dispensa de agirmos
- ""estoque" do vinho (alegria, carinho, entusiasmo, respeito, atenção)", essa é a analogia que o comentarista fez em relação ao vinho, mas pode significar mais coisas, como o amor, por exemplo. O vinho significa, para fins de estudo, aquilo que um casal perde podendo lhe trazer vergonha.
"ilusão de que o estoque em um casamento é inesgotável.", quer dizer, a ideia que os casados alimentam de que nunca se perderá as qualidades que torna o casamento bem sucedido. Os cônjuges acabam se tornando acomodados na oração, no culto doméstico, etc.

3. Lições para minha família

3.1. A realidade da vida nesta terra.
...

3.2. O poder da renovação.
- "causou admiração ao mestre-sala", o mestre sala chama a atenção à quebra de paradigma, em como aquela família fugiu ao padrão da época deixando o melhor vinho para o final. Isso é o que Jesus faz nos casamentos, nos tirando dos padrões do mundo o que causa admiração para os mais próximos.
"Ele tem "um vinho" que ainda não provamos", é o chamado "novo de Deus", significa que a cada luta e adversidades, o Senhor está nos preparando para receber algo melhor e diferente. Basta acreditar.

3.3. Estejamos atentos aos propósitos de Deus.
- "família é parte do grande e perfeito plano de Deus, não a sua totalidade", essa é uma verdade que precisa ser lembrada, pois alguns ministérios tratam o casamento como o projeto final de Deus, e sabemos que o projeto final de Deus é a vida eterna com seus santos. Existem irmãs que o ex-marido já está divorciado e até em outro relacionamento, sendo incentivadas a ficar sozinhas lutando pela retorno do ex. Cremos que Deus pode todas as coisas, mas o Senhor respeitará o livre arbítrio das pessoas.

CONCLUSÃO
"O ponto principal é nunca deixar Jesus fora deles", esse é o ponto máximo da lição, casais precisam retomar os cultos domésticos, a oração em família, a leitura e ensinamento da Palavra dentro de casa entre outras coisas.
- Faça a revisão.
- Convide os alunos para a próxima lição.

Se houver alguma dúvida, tire pelo whatsapp 21 969786830 - Pr Marcos André

Pr Marcos André

Contatos Pr Marcos André: palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)  https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/