ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 9

AULA EM___DE______DE 2020 – LIÇÃO 9
(Revista: Central Gospel - nº 61)

Tema: O Poder do Espírito Santo
Texto áureo: Rm 8.9
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição lute para resgatar a busca pelo batismo e poder do Espírito Santo, pois muitos já não se interessam por isso mais.
"Jesus prometeu revestir Seus seguidores com essa capacitação", ou seja, cada crente batizado com o Espírito Santo utiliza um poder que é exclusivo de Deus, pelo Espírito que está habitando nele e que é Deus.
"Essa capacitação foi amplamente usada pela Igreja primitiva",por isso aquela igreja cresceu tanto e tão rápido, o evangelho deve ser pregado não somente com as palavras, mas também com testemunho pessoal e com a demonstração de poder do Espírito Santo.
_______________________________________________
1. O REVESTIMENTO DO AMOR
- "o amor é a principal virtude de que devemos nos ocupar", essa é a parte do testemunho pessoal de que falei acima, só com o amor de Deus no coração o crente é capaz de dar esse testemunho, o amor de Deus nos concede: amar a Deus e às almas.

1.1. O amor sempre
- "Não existem momentos bons ou ruins para praticar o amor", uma oração que parece anti-bíblica, é pedir a Deus para dar amor por alguém, isso porque o amor é mandamento de Cristo, não podemos esperar que Deus nos dê amor pelas pessoas. Devemos amar e se isso for difícil para alguém, essa pessoa deve lutar para conseguir e aí sim, poderá pedir a Deus para o ajudar nessa luta.

1.2. O amor sem distinção
"Jesus revogou essa regra e instituiu um novo mandamento", o amor de Deus que Jesus nos outorgou é o amor "ágape", um amor incondicional, ou seja, que não impõe condições para ser exercido. Por isso a pessoa deve exercê-lo independente do mal que foi feito pelo próximo. Claro que devemos amar alguém que comete pecado, mas jamais apoiar ou aprovar suas práticas.

2. O REVESTIMENTO DE RESILIÊNCIA

2.1. Contra os impulsos do pecado
- "seduzida de uma maneira específica, dependendo daquilo que a atrai", Satanás, por meio de seus demônios estuda cada ser humano, e assim conhece suas limitações e fraquezas. Para alguns a fraqueza está nos jogos de azar, para outros nas músicas mundanas, outros nos relacionamentos, outros no erotismo e sensualidades, outros ainda na avareza ou na ostentação vaidosa, e por aí vai.
Para isso o crente deve estar vigilante e em oração.

2.2. Contra as aflições
- "quando conseguimos suportá-las ficamos mais fortes", a existência das aflições é da permissão de Deus, pois se o Senhor não permitisse esses aflições, muitos crentes começariam a pensar que não precisam de Deus, mas são nas dificuldades que mais nos aproximamos do Senhor.
"O Espírito Santo usa essas oportunidades para nos ensinar", a tarefa de levar o evangelho é árdua e para isso o cristão precisa crescer em graça e conhecimento, e são as adversidades que trazem os melhores ensinamentos ao crente.

3. O REVESTIMENTO PARA TRIUNFAR

3.1. Sobre a carnalidade
- "A concupiscência pode ser definida como uma intensa disposição para cobiçar", ao que parece essa disposição chamada de concupiscência, se instalou no ser humano após a Queda, antes disso os sentimentos e as necessidades fisiológicas eram controladas harmoniosamente no ser humano, mas após a Queda tudo entrou em descontrole dentro do homem.

3.2. Sobre a soberba
- "cobiça da carne", pode ser tudo aquilo que a carne deseja, como a sensualidade, a comodidade, etc. A carne só quer o que é fácil, cômodo e prazeroso.
"cobiça dos olhos", aquilo que desejamos e que nos pode causar a inveja, a ganância, o distanciamento de Deus, podem ser os bens materiais do mundo e suas armadilhas.
"a ostentação de bens", o apóstolo João chamou isso de "soberba da vida" e aqui o comentarista colocou como ostentação de bens, veja como João definiu:
"Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.", 1 Jo 2.16
Atualmente as pessoas gostam de ostentar coisas que possuem e com as redes sociais esse comportamento é comum, todo mundo gosta de fazer uma "selfie" com algo que tem ou que está vivendo no momento. É a ostentação da pós-modernidade, a soberba da vida.

4. A CAPACITAÇÃO ESPIRITUAL

4.1. Requisitos
- "beber da água que Cristo oferece", beber da água que Cristo oferece é figurado e significa se encher daquilo que Ele ensinou na Sua Palavra, já que a Palavra de Deus é também comparada com água, da qual as pessoas terão sede nos últimos dias, veja:
"Eis que vêm dias, diz o Senhor DEUS, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR.", Am 8.11

CONCLUSÃO
- Faça a revisão.
- Corrija o questionário.
- Apresente o tema da próxima lição.


Quaisquer dúvidas tire pelo whatsapp 21 969786830 (responderei em áudio) - Pr Marcos André

Pr Marcos André


Contatos Pr Marcos André: palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)  https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/