ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Lição 5


AULA EM 3 DE MAIO DE 2020 - LIÇÃO 5
(Revista Editora Betel)

Tema: Celebrando a segurança do povo de Deus
Texto Áureo: Sl 46.1

INTRODUÇÃO
Professor(a), nesta lição mostre as utilidades dos Salmos em especial esse Salmo que nos dá esperança.
"Enfatiza a grandeza e soberania do Senhor", os Salmos, como foi ensinado, não são somente para adoração, servem também para inspirar, basear a teologia e confortar o povo de Deus, no caso desse salmo ele dá segurança ao servo adorador e a esperança da vitória do povo de Deus.
1. Deus é o nosso refúgio e a fragilidade humana

1.1. Deus é o nosso refúgio.
"lugares para onde pessoas que estavam correndo risco de vida se abrigavam", Em Israel no AT, quando alguém matava uma pessoa, a família da vítima tinha o direito de tirar a vida do assassino, porém, caso a pessoa conseguisse ir para uma dessas cidades de refúgio a família da vítima não podia tocá-lo até um julgamento. Por isso a cidade de refúgio era um lugar de escape. Veja como Deus ordenou:
"Das cidades, pois, que dareis aos levitas, haverá seis cidades de refúgio, as quais dareis para que o homicida ali se acolha; e, além destas, lhes dareis quarenta e duas cidades.", Nm 35.6
Aprendemos que Deus sempre providencia um lugar de refúgio para seu povo, Ele mesmo é o nosso refúgio. As cidades de refúgios eram para os homicidas, assim como Deus é para os pecadores.
1.2. Deus é nossa fortaleza.
- "bem aventurado aquele que enfrenta...confiança de que Deus é "a fortaleza", essa confiança trabalha diretamente no psicológico das pessoas, pois essas enfermidades da alma se manifestam no desequilíbrio emocional, mas quando a pessoa tem a certeza da proteção de Deus, ela tem seu psicológico mais forte contra essas enfermidades.

1.3. Socorro bem presente na angústia.
- ...
2. Completa confiança no agir de Deus

2.1. A confiança prevalece em meio ao caos.
- "O salmista expressa plena confiança, ainda que as bases sólidas sejam rompidas", na verdade isso é uma hipérbole (figura de linguagem em que se expressa uma afirmação usando um exagero na fala), muito comum o uso dessa figura na Bíblia. O salmista sabia que jamais os montes se transportariam para o meio dos mares. Não deve ser entendido como uma profecia de que em algum momento na História isso vai acontecer, mas apenas um recurso literário.
2.2. A cidade de Deus.
- "Novo Testamento enfatizam a "Jerusalém que é de cima"", no Novo Testamento as promessas feitas sobre refúgio, descanso, gozo e alegria, são ligadas à Jerusalém celestial.
"o rio mencionado aqui poderia ser uma metáfora", ou pode ser que o salmista esteja tendo um vislumbre da Jerusalém celestial, que apesar de ser referenciada no Novo Testamento também pode ser entendida no Antigo Testamento.
"Deus no meio", essa expressão é o significado de um dos nomes do Senhor "Jeová Samah" que literalmente é "Deus está ali". Essa expressão é traduzida em Ez 48.35 ao descrever as medidas da Cidade Santa. É a Jerusalém celestial para onde nós vamos, onde Deus está no meio, onde Deus habita.

2.3. A agitação das nações e o cessar das guerras.
- "temos testemunhado esta "agitação" ou "revolta" das nações", em todos os lugares o Evangelho é referenciado como algo comum e banal, o nome de Deus é desrespeitado, o mundo faz oposição a Deus e à Igreja, nos lugares onde é permitido pregar a Palavra, a apostasia entra pelas igrejas e o mundanismo esfriou a maior parte dos irmãos, já nos lugares onde é proibido pregar pregar a Palavra, os crentes são mortos, torturados e extraditados.
"é, também, como se antecipasse o resultado da batalha final", como a ideia do Salmo é confortar o coração do crente aflito, dando confiança e esperança, então o Senhor está nos confortando com o resultado final, seremos vencedores com o Senhor que vencerá todas as batalhas.

3. Relações importantes e inspirações

3.1. Relação entre os Salmos 46 e 47.
- "o qual celebra o reino vitorioso de Deus sobre a terra", no Salmo 46 afirma que Deus faz cessar a guerra até ao fim da terra, ou seja, no final dos tempos Deus vencerá, e Jesus estabelecerá Seu Reino, primeiro um reino terreno (milênio) depois na eternidade.
"devemos louvar o nosso Deus, pela Sua majestade...e pelos Seus grandes feitos", até porque é incoerente reconhecer um Deus todo poderoso que já determinou o fim de todas as coisas e não cair de joelhos diante Dele.

3.2. Relação entre os Salmos 46 e 48.
- "são cânticos de triunfo.", como dito anteriormente, os salmos não são somente para adoração, além de outras coisas eles servem para tranquilizar o coração, dar confiança ao servo de Deus. E essa confiança vem em forma de conhecimento, conhecimento de que Deus triunfa sobre tudo e todos.
- "à geração seguinte", pois o nosso Deus nos "guia até a morte"", é interessante consider esses dois conceitos do Salmo 48 "geração seguinte" e "até a morte", pois dão ideia da finitude humana, exortando a passar o conhecimento adiante enquanto estamos vivos aqui nessa terra.

3.3. A inspiração de Lutero.
...

CONCLUSÃO
- "permanece confiante e esperançoso", Deus nos deixou promessas para nos dar esperança e a maior de todas as promessas é o triunfo final do Rei Jesus iniciando com a Sua volta. Exorte os alunos a guardarem essa promessa como a maior de todas.
Faça a revisão.
Convide os alunos à próxima aula.

Pr Marcos André

___________________________________________________________

Se houver alguma dúvida, tire pelo whatsapp 48 998079439 - Pr Marcos André
Para ofertar Clique aqui!

Pr Marcos André

Contatos Pr Marcos André: palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)  https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/