Adultos - A Igreja Eleita - Redimida Pelo Sangue de Cristo e Selada com o Espírito Santo da Promessa
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, que vocês tiveram este momento de contato com os alunos, podem iniciar o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: A Iluminação Espiritual do Crente.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um métodoque está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
E, também, nesta aula de hoje, sugiro que iniciem com a aplicação da dinâmica “Herança divina”, que tem por objetivo introduzir o estudo sobre a herança divina concedida aos eleitos.
“Dinâmicas são recursos metodológicos, que podem ser utilizados no processo do conhecimento, com ênfase em práticas participativas de aprendizagem.
As dinâmicas possibilitam:
- a participação dos componentes de forma individual e coletiva.
- a aplicação e reflexão da teoria com a prática.
- o aspecto lúdico.
- a aplicação do conhecimento”.(Texto Pedagógico do Blog Atitude de Aprendiz, por Sulamita Macedo).
- Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar aparticipação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estãocontextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Utilizem o quadro branco para escrever as expressões mais importantes da aula, como: as riquezas da herança divina, poder divino etc.
A visualização chama a atenção dos alunos e melhora a compreensão do que está sendo exposto.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Herança divina
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a herança divina concedida aos eleitos.
Material:
Papel pequeno com o nome “Herdeiro” ou “Herdeira”(digitado) para cada aluno
Procedimento:
- Perguntem: Vocês já receberam de seus familiares alguma herança?
Aguardem as respostas.
Caso positivo, peçam para que falem o que receberam de herança(se desejarem falar).
- Falem: A partilha dos bens em muitas famílias é realizada de forma ordeira, porém em muitas outras é motivo de brigas e problemas entre os herdeiros.
- Mas, se eu disser que você é herdeiro de um pai muito rico e que tem muitos irmãos? Descobrir que é herdeiro sempre é motivo de felicidade, não é?
E ainda, seus irmãos não vão fazer discórdia por causa dos bens. O pai é justo e cumpre sua palavra.
- Distribuam para cada aluno um papel pequeno com o nome “Herdeiro” ou “Herdeira” digitado.
- Perguntem: Quem será este pai com tantas riquezas?
Certamente, vão responder que é Deus.
- Perguntem, ainda: O que vocês herdaram?
Peçam para que cada aluno escreva no verso do papel com o nome o “Herdeiro” ou “Herdeira” o que ele recebeu.
- Depois, solicitem que os alunos falem o que eles escreveram.
Certamente, as respostas vão girar em torno das bênçãos espirituais.
- Falem: Que herança maravilhosa nosso pai celeste nos deu. A maior riqueza espiritual é quando a pessoa encontra o tesouro – Jesus, o salvador, e a partir desse momento a pessoa gozará de bênçãos espirituais, que são eternas.
- Para concluir, falem: Agora, vamos nos aprofundar no estudo das riquezas da glória de Deus. Iniciem o estudo da lição.
Por Sulamita Macedo.