Lição 2, A Sublimidade das Bênçãos Espirituais em CRISTO
Revista Adulto, CPAD, 2° trimestre 2020
Tema: A igreja eleita, Redimidos pelo Sangue de CRISTO e Selada com o ESPÍRITO SANTO da Promessa.
Comentarista: Douglas Batista Complementos, Ilustrações e Vídeos: Pr. Luiz Henrique de Almeida Silva - 99-99152-0454. - henriquelhas@hotmail.com - Americana - SP
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Lição 2, A Sublimidade das Bênçãos Espirituais em CRISTO
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TEXTO ÁUREO
“Bendito o DEUS e Pai de nosso Senhor JESUS CRISTO, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em CRISTO.” (Ef 1.3) VERDADE PRÁTICADEUS nos elegeu em CRISTO antes da fundação do mundo para que desfrutássemos das bênçãos espirituais. LEITURA DIÁRIASegunda - Ef 2.11-13 O que éramos e o que somos em CRISTO JESUS
Terça - Ef 1.4-6 DEUS nos elegeu e nos predestinou em CRISTO antes da fundação do mundo
Quarta - Jo 3.16-18 CRISTO foi enviado por DEUS para salvar os pecadores
Quinta - Ef 2.8-10 A salvação é alcançada somente pela graça de DEUS
Sexta - 1 Jo 3.21-23 DEUS atende aos pedidos dos fiéis por intermédio de seu grande amor
Sábado - 2 Co 1.20-22 O ESPÍRITO SANTO é o depósito que garante a nossa herança em CRISTO LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Efésios 1.3,4, 9-14
3 - Bendito o DEUS e Pai de nosso Senhor JESUS CRISTO, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em CRISTO, 4 - Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor, 9 - Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, 10 - de tornar a congregar em CRISTO todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra. 11 - Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade, 12 - Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que primeiro esperamos em CRISTO; 13 - Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o ESPÍRITO SANTO da promessa; 14 - O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de DEUS, para louvor da sua glória. OBJETIVO GERAL - Esclarecer as bênçãos espirituais concedidas por CRISTO JESUS. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Refletir a respeito da nossa nova posição em CRISTO;
Evidenciar a realidade de uma vida cristocêntrica neste mundo;
Explicitar que o ESPÍRITO SANTO desempenha importante papel no plano da salvação. INTERAGINDO COM O PROFESSOR
DEUS planejou de antemão conceder bênçãos espirituais aos seus eleitos. Essas bênçãos revelam a grandeza, a excelência e a perfeição do projeto divino. O plano de salvação arquitetado pelo nosso Criador é algo incomensurável. Em CRISTO, Ele estava reconciliando o mundo consigo mesmo (2 Co 5.19). Essa é uma doutrina gloriosa que revela o imenso amor de DEUS. Devemos nos alegrar por isso, pois em CRISTO, fomos eleitos para desfrutar desse maravilhoso plano. Nosso desafio é que, após essa lição, nossos alunos sintam-se agraciado por tão extraordinária bênção e louvem e glorifiquem a DEUS por tão maravilhosa bondade e misericórdia para com os pecadores PONTO CENTRAL - DEUS nos concedeu bênçãos espirituais em CRISTO JESUS. Resumo da Lição 2, A Sublimidade das Bênçãos Espirituais em CRISTO I – A NOVA POSIÇÃO EM CRISTO
1. A Doxologia. 2. As bênçãos espirituais. 3. A nova condição. II – UMA VIDA CRISTOCÊNTRICA NESTE MUNDO
1. A revelação do mistério. 2. A plenitude dos tempos. 3. Louvor da sua glória. III – O ESPÍRITO SANTO, PENHOR DA NOSSA HERANÇA
1. O selo do ESPÍRITO SANTO. 2. O penhor da nossa herança. Bênção espirituais são superiores a quaisquer outras bênçãos. Bênção terrenas ou humanas são transitórias (passageiras) - Bênçãos espirituais são eternas. Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos ou com que nos vestiremos? (Porque todas essas os gentios procuram.) Decerto, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a dia o seu mal. Mateus 6:31-34 Buscai, antes, o Reino de Deus, e todas essas vos serão acrescentadas. Lucas 12:31
Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33
Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Colossenses 3:1
Buscai ao Senhor e a sua força; buscai a sua face continuamente. Salmos 105:4
Buscai o Senhor e a sua força; buscai a sua face continuamente. 1 Crônicas 16:11
Porque o Reino de Deus não consiste em palavras, mas em virtude. 1 Coríntios 4:20
e enviou-os a pregar o Reino de Deus e a curar os enfermos. Lucas 9:2
E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o Reino de Deus, respondeu-lhes e disse: O Reino de Deus não vem com aparência exterior. Lucas 17:20
Buscai o Senhor, vós todos os mansos da terra, que pondes por obra o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura sereis escondidos no dia da ira do Senhor. Sofonias 2:3
porque o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.Romanos 14:17
Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. Mateus 6:21 Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam. Mateus 6:20 Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem consomem, e onde os ladrões minam e roubam. Mateus 6:19 Também o Reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido no campo que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem e compra aquele campo. Mateus 13:44 1.1 EM CRISTO JESUS. Todo crente "fiel" tem vida somente estando "em CRISTO JESUS". (1) Os termos "em CRISTO JESUS", "no Senhor", "nEle", ocorrem 160 vezes nos escritos de Paulo (36 vezes só em Efésios). "Em CRISTO", significa que o crente vive e age agora na esfera de CRISTO JESUS. O novo ambiente do redimido é o da união com CRISTO. "Em CRISTO" o crente tem comunhão consciente com seu Senhor, e, nesse relacionamento, sua própria vida é considerada a vida de CRISTO manifesta através dele (ver Gl 2.20). Essa comunhão pessoal com CRISTO é a coisa mais importante na experiência cristã. A união com CRISTO é uma dádiva de DEUS mediante a fé. (2) A Bíblia contrasta nossa nova vida "em CRISTO" com a velha vida não regenerada, "em Adão". Enquanto a velha vida é caracterizada pela rebeldia, pecado, condenação e morte, nossa nova vida "em CRISTO" é caracterizada pela salvação, vida no ESPÍRITO, graça abundante, retidão e vida eterna (ver Rm 5.12-21; 6; 8; 14.17-19; 1 Co 15.21,22, 45-49; Fp 2.1-5; 4.6-9)
1.4 NOS ELEGEU.
1.5 E NOS PREDESTINOU. e nos predestinou para filhos de adoção por JESUS CRISTO, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, Efésios 1:5
Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. Romanos 8:29 E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou. Romanos 8:30 ELEIÇÃO E PREDESTINAÇÃO Ef 1.4,5 “Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade, e nos predestinou para filhos de adoção por JESUS CRISTO, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade.” ELEIÇÃO. A escolha por DEUS daqueles que crêem em CRISTO é uma doutrina importante (ver Rm 8.29-33; 9.6-26; 11.5, 7, 28; Cl 3.12; 1Ts 1.4; 2Ts 2.13; Tt 1.1). A eleição (gr. eklegoe) refere-se à escolha feita por DEUS, em CRISTO, de um povo para si mesmo, a fim de que sejam santos e inculpáveis diante dEle (cf. 2Ts 2.13). Essa eleição é uma expressão do amor de DEUS, que recebe como seus todos os que recebem seu Filho JESUS (Jo 1.12). A doutrina da eleição abarca as seguintes verdades:
A eleição é cristocêntrica, i.e., a eleição de pessoas ocorre somente em união com JESUS CRISTO. DEUS nos elegeu em CRISTO para a salvação (1.4; ver v. 1). O próprio CRISTO é o primeiro de todos os eleitos de DEUS. A respeito de JESUS, DEUS declara: “Eis aqui o meu servo, que escolhi” (Mt 12.18; cf. Is 42.1,6; 1Pe 2.4). Ninguém é eleito sem estar unido a CRISTO pela fé.
A eleição é feita em CRISTO, pelo seu sangue; “em quem [CRISTO]... pelo seu sangue” (1.7). O propósito de DEUS, já antes da criação (1.4), era ter um povo para si mediante a morte redentora de CRISTO na cruz. Sendo assim, a eleição é fundamentada na morte sacrificial de CRISTO, no Calvário, para nos salvar dos nossos pecados (At 20.28; Rm 3.24-26).
A eleição em CRISTO é em primeiro lugar coletiva, i.e., a eleição de um povo (1.4,5, 7, 9; 1Pe 1.1; . Os eleitos são chamados “o seu [CRISTO] corpo” (1.23; 4.12), “minha igreja” (Mt 16.18), o “povo adquirido” por DEUS (1Pe 2.9) e a “noiva” de CRISTO (Ap 21.9). Logo, a eleição é coletiva e abrange o ser humano como indivíduo, somente à medida que este se identifica e se une ao corpo de CRISTO, a igreja verdadeira (1.22,23; ver Robert Shank, Elect in the Son (Eleitos no Filho). É uma eleição como a de Israel no AT (ver Dt 29.18-21; 2Rs 21.14 ISRAELITAS).
A eleição para a salvação e a santidade do corpo de CRISTO são inalteráveis. Mas individualmente a certeza dessa eleição depende da condição da fé pessoal e viva em JESUS CRISTO, e da perseverança na união com Ele. O apóstolo Paulo demonstra esse fato da seguinte maneira: (a) O propósito eterno de DEUS para a igreja é que sejamos “santos e irrepreensíveis diante dele” (1.4). Isso se refere tanto ao perdão dos pecados (1.7) como à santificação e santidade. O povo eleito de DEUS está sendo conduzido pelo ESPÍRITO SANTO em direção à santificação e à santidade (ver Rm 8.14; Gl 5.16-25). O apóstolo enfatiza repetidas vezes o propósito supremo de DEUS (ver 2.10; 3.14-19; 4.1-3, 13,14; 5.18). (b) O cumprimento desse propósito para a igreja como corpo não falhará: CRISTO a apresentará “a si mesmo igreja gloriosa... santa e irrepreensível” (5.27). (c) O cumprimento desse propósito para o crente como indivíduo dentro da igreja é condicional. CRISTO nos apresentará “santos e irrepreensíveis diante dele” (1.4), somente se continuarmos na fé. A Bíblia mostra isso claramente: CRISTO irá “vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis, se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé e não vos moverdes da esperança do evangelho” (Cl 1.22,23).
A eleição para a salvação em CRISTO é oferecida a todos (Jo 3.16,17; 1Tm 2.4-6; Tt 2.11; Hb, e torna-se uma realidade para cada pessoa consoante seu prévio arrependimento e fé, ao aceitar o dom da salvação em CRISTO (2.8; 3.17; cf. At 20.21; Rm 1.16; 4.16). Mediante a fé, o ESPÍRITO SANTO admite o crente ao corpo eleito de CRISTO (a igreja) (1 Co 12.13), e assim ele torna-se um dos eleitos. Daí, tanto DEUS quanto o homem têm responsabilidade na eleição (ver Rm 8.29; 2Pe 1.1-11). A PREDESTINAÇÃO. A predestinação (gr. proorizo) significa “decidir de antemão” e se aplica aos propósitos de DEUS inclusos na eleição. A eleição é a escolha feita por DEUS, “em CRISTO”, de um povo para si mesmo (a igreja verdadeira). A predestinação abrange o que acontecerá ao povo de DEUS (todos os crentes genuínos em CRISTO).
DEUS predestina seus eleitos a serem: (a) chamados (Rm 8.30); justificados (Rm 3.24; 8.30); (c) glorificados (Rm 8.30); (d) conformados à imagem do Filho (Rm 8.29); (e) santos e inculpáveis (1.4); (f) adotados como filhos (1.5); (g) redimidos (1.7); (h) participantes de uma herança (1.14); (i) para o louvor da sua glória (1.12; 1Pe 2.9); (j) participantes do ESPÍRITO SANTO (1.13; Gl 3.14); e (l) criados em CRISTO JESUS para boas obras (2.10).
A predestinação, assim como a eleição, refere-se ao corpo coletivo de CRISTO (i.e., a verdadeira igreja), e abrange indivíduos somente quando inclusos neste corpo mediante a fé viva em JESUS CRISTO (15, 7, 13; cf. At 2.38-41; 16.31).
RESUMO. No tocante à eleição e predestinação, podemos aplicar a analogia de um grande navio viajando para o céu. DEUS escolhe o navio (a igreja) para ser sua própria nau. CRISTO é o Capitão e Piloto desse navio. Todos os que desejam estar nesse navio eleito, podem fazê-lo mediante a fé viva em CRISTO. Enquanto permanecerem no navio, acompanhando seu Capitão, estarão entre os eleitos. Caso alguém abandone o navio e o seu Capitão, deixará de ser um dos eleitos. A predestinação concerne ao destino do navio e ao que DEUS preparou para quem nele permanece. DEUS convida todos a entrar a bordo do navio eleito mediante JESUS CRISTO.
1.5 ADOÇÃO. Ver 1 Jo 3.1. (1) Adoção é tomar alguém como filho que não o é por natureza e nascimento. (2) E ser adotado para uma herança - no sentido espiritual, para uma herança que é incorruptível e imaculada (Rm 8.15- 17; Gl 4.5-7). (3) É um ato voluntário de quem adota - espiritualmente o Pai Celestial exerce Sua soberana vontade nessa questão (Ef 1.5) - mediado por CRISTO através da interferência do ESPÍRITO SANTO (Gl 4.4-6). (4) Significa que o adotado leva o nome de quem o adotou e pode chamá-lo de “Pai״ (Is 56.5; 62.2; 65.15; Ap 2.17; Rm 8.15; 1 Jo 3.1). (5) Significa que o adotado torna- se o recebedor da compaixão e do cuidado de seu Pai Celestial (Ef 1.3-6; cf. Lc 11.11- 13), e é recebido com todos os direitos e privilégios da família, recebido de volta como um filho e não como servo, no caso do filho pródigo (Lc 15.19-24). (6) No aspecto escatológico, toda a criação se beneficia do fato do adotado receber a libertação de seu corpo da decadência e da morte (Rm 8.23).
Bibliografia. Sherman E. Johnson, “Adop- tion”, HDBrev., p.ll. C. F. D. Moule, “Adoption, ” IDB, I, 48s. CornPBE, p. 319.C. M. H.
1.13 FOSTES SELADOS COM O ESPÍRITO SANTO. Como "selo", o ESPÍRITO SANTO é dado ao crente como a marca ou evidência de propriedade de DEUS. Ao outorgar-nos o ESPÍRITO, DEUS nos marca como seus (ver 2 Co 1.22). Assim, temos a evidência de que somos filhos adotados por DEUS, e que a nossa redenção é real, pois o ESPÍRITO SANTO está presente em nossa vida (cf. Gl 4.6). Podemos saber que realmente pertencemos a DEUS, pois o ESPÍRITO SANTO nos regenera e renova (Jo 1.12,13; 3.3-6), nos liberta do poder do pecado (Rm 8.1-17; Gl 6.16-25), nos faz conscientes de que DEUS é nosso Pai (v. 5; Rm 8.15; Gl 4.6) e nos enche de poder para testemunhar (At 1.8; 2.4).
1.13 O ESPÍRITO SANTO. O ESPÍRITO SANTO e seu lugar na redenção do crente é um dos pontos principais desta carta. O ESPÍRITO SANTO no crente: (1) é a marca ou sinal de propriedade de DEUS (v. 13); (2) é a primeira "porção" ou "quinhão" da herança do crente [traduzido "penhor"] (v. 14); (3) é o ESPÍRITO de sabedoria e de revelação (v. 17); (4) ajuda o crente a aproximar-se de DEUS (2.18); (5) edifica os crentes como templo santo (Ef 2.21,22); (6) revela o mistério de CRISTO (3.4,5); (7) fortalece o crente com poder, no homem interior (Ef 3.16); (8) promove a unidade da fé cristã, na completa semelhança de CRISTO (Ef 4.3,13); (9) entristece-se com o pecado na vida do crente (4.30); (10) quer repetidamente encher e capacitar o crente (Ef 5.18); e (11) ajuda na oração e na guerra espiritual (6.18).
1.13,14 O ESPÍRITO SANTO... O PENHOR. O ESPÍRITO SANTO é o "penhor" ou sinal da nossa herança (v. 14), i.e., uma primeira prestação ou parcela inicial. Na presente era, o ESPÍRITO SANTO é concedido aos crentes como parcela ou quinhão inicial, por conta do que vamos receber no futuro. Sua presença e obra em nossas vidas é uma "entrada" por conta da nossa herança (cf. Rm 8.23; 2 Co 1.22; 5.5).
1.16-20 NAS MINHAS ORAÇÕES. A oração de Paulo pelos efésios reflete o desejo máximo de DEUS para todo crente em CRISTO. Ele ora para que o ESPÍRITO opere neles em maior escala (cf. 3.16). A razão dessa medida maior do ESPÍRITO é que os crentes recebam mais sabedoria, revelação e conhecimento a respeito dos propósitos redentores de DEUS para a salvação, presente e futura (vv. 17,18), e experimentem um "poder" mais abundante do ESPÍRITO SANTO na sua vida (vv. 19,20).
1.19 SEU PODER. Para o crente progredir na graça, obter vitória sobre Satanás e o pecado, dar testemunho eficaz de CRISTO e usufruir a salvação final, é necessário o poder de DEUS operando nele (cf. 1 Pe 1.5). Esse poder é a atividade, manifestação e força do ESPÍRITO SANTO operando no crente fiel. É o mesmo ESPÍRITO de poder que ressuscitou CRISTO dentre os mortos e o assentou à destra de DEUS (v. 20; Rm 8.11-16, 26,27; Gl 5.22-25).
2.2 FILHOS DA DESOBEDIÊNCIA. Efésios 2.1-4 revela uma razão por que o cristão deve ter grande compaixão e misericórdia dos que ainda vivem em ofensas e pecados. (1) Todo aquele que está sem CRISTO é controlado pelo "príncipe das potestades do ar", i.e., Satanás. Sua mente é obscurecida por Satanás, para que não veja a verdade de DEUS (cf. 2 Co 4.3,4). Tais pessoas estão escravizadas pelo pecado e concupiscências da carne (v. 3; Lc 4.18). (2) A pessoa irregenerada, por causa de sua condição espiritual não poderá compreender, nem aceitar a verdade à parte da graça de DEUS (vv. 5,8; 1 Co 1.18; Tt 2.11-14). (3) O cristão deve ver a todos do ponto-de-vista bíblico. Quem vive na imoralidade e no orgulho deve ser alvo da nossa compaixão, por causa da sua escravidão ao pecado e a Satanás (vv. 1-3; cf. Jo 3.16). (4) A pessoa sem CRISTO é responsável pelo seu pecado, pois DEUS dá a cada ser humano uma medida de luz e graça, com a qual possa buscar a DEUS e escapar da escravidão do pecado, mediante a fé em CRISTO (Jo 1.9; Rm 1.18-32; 2.1-6).
Quarto Trimestre De 2007 - Tema: As Promessas De Deus Para Sua Vida: Tema Do Trimestre: É Tempo De Deus Renovar As Promessas Na Vida Da Igreja, Promessas Que Estão De Pé Pela Sua Palavra
Lição 01 - O Caráter Das Promessas De Deus;
Lição 02 - As Promessas De Deus E A Sua Soberania;
Lição 03 - A Promessa Da Salvação;
Lição 04 - A Promessa Do Batismo No Espírito Santo;
Lição 05 - A Promessa Da Cura Divina;
Lição 06 - A Promessa Da Paz Interior;
Lição 07 - A Promessa Da Verdadeira Prosperidade;
Lição 08 - A Promessa De Um Lar Feliz;
Lição 09 - A Promessa De Uma Velhice Feliz E Frutífera;
Lição 10 - A Promessa De Segurança Num Mundo Inseguro;
Lição 11 - A Promessa Da Segunda Vinda De Cristo;
Lição 12 - A Promessa De Nossa Entrada No Céu;
Lição 13 - Como Alcançar As Promessas De Deus.
LIÇÃO 5 - A SOBERANIA DE DEUS E O LIVRE-ARBÍTRIO HUMANO - LIÇÕES BÍBLICAS ALUNO - JOVENS E ADULTOS - 4º TRIMESTRE DE 2008
O DEUS DO LIVRO E O LIVRO DE DEUS - Comentários do Pr. Elinaldo Renovato de Lima - Consultor Doutrinário e Teológico: Pr. Antônio Gilberto
Complementos e questionários: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva
TEXTO ÁUREO
"Pois o Senhor, vosso DEUS, é o DEUS dos deuses e o Senhor do senhores, O DEUS grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas" (Dt 10.1 7)
VERDADE PRÁTICA
A despeito de seu imenso poder e soberania. DEUS concedeu aos homens o direito de agirem como seres livres.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE:
Isaías 43
11 - Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador.
12 - Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou DEUS.
13 - Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; operando eu, quem impedirá?
Efésios 1
4 - Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade,
S e nos predestinou para filhos de adoção por JESUS CRISTO, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade.
João 3
16 - Porque DEUS amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
ELEIÇÃO do povo de Deus: Êx 6:7; Dt 4:37; 7:6; Mt 25:34; Jo 15:16; Gl 4:30; Ef 1:4; 1Pe 1:2.
PREDESTINAÇÃO: Pv 16:4; At 4:28; Rm 8:29; 9:11; Ef 1:4; 3:11; 1Pe 1:20.
POVO DE DEUS: Referido como os escolhidos: Mt 24:22,31; Lc 18:7; Rm 8:33; 2Tm 2:10; 1Pe 1:2. Chamados escolhidos: Dt 7:6; Sl 4:3; 1Co 1:26; Ef 1:4; Tg 2:5; 1Pe 2:10.
SOMENTE O VERSÍCULO A SEGUIR DEVERIA SER SUFICIENTE PARA SABERMOS SOBRE PREDESTINAÇÃO E LIVRE-ARBÍTRIO, PORÉM COMO SÃO MUITAS AS DÚVIDAS VEREMOS DETALHADAMENTE SOBRE ESSE ASSUNTO NESTA LIÇÃO. E também nele que vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação. Tendo nele crido,
fostes selados com o Espírito Santo da promessa. (Ef 1.13). grifo nosso. 1- Nós só estamos em CRISTO depois que ouvimos a palavra da verdade. 2- Nós ouvimos o evangelho da salvação. 3- Nós acreditamos nessa pregação. 4- Aí então, recebemos o selo do Espírito Santo da promessa. 5- Daí para frente estamos predestinados para a salvação, antes não estávamos. Isso é bem claro, mas vamos ainda nos dedicar ao estudo fazendo uma analogia: No tocante à eleição e predestinação, podemos aplicar a analogia de um grande navio viajando para o céu. DEUS escolhe o navio (a igreja) para ser sua própria nau. CRISTO é o Capitão e Piloto desse navio. Todos os que desejam estar nesse navio eleito, podem fazê-lo mediante a fé viva em CRISTO. Enquanto permanecerem no navio, acompanhando seu Capitão, estarão entre os eleitos. Caso alguém abandone o navio e o seu Capitão, deixará de ser um dos eleitos. A predestinação concerne ao destino do navio e ao que DEUS preparou para quem nele permanece. DEUS convida todos a entrar a bordo do navio eleito mediante JESUS CRISTO e nele permanecer até o fim da viagem (arrebatamento e vida eterna com DEUS em um novo corpo, corpo celeste, incorruptível). SOBERANIA DE DEUS X LIVRE-ARBÍTRIO DO HOMEM Se não houvesse Livre-arbítrio os homens seriam fantoches ou robôs. ÁRABES – Maktub ( “Está escrito”) Doutrina do Destino- Uns nascem para serem pobres e sofrerem e outros para serem ricos e viverem bem. "O universo poderia estar lá, conspirando para que seusucesso fosse inevitável e vivem assim... acreditando que tudo está escrito e que apesar do livre arbítrio, sempre chegam ao encontro do que lhes foi destinado... CALVINISMO RADICAL - João Calvino - Uns nasceram para Salvação eterna outros para perdição eterna. ARMINIANISMO - Jacobus Arminos - Deus é Soberano, porém o homem possui o Livre-arbítrio, a salvação é para todos, porém só para quem aceitar a JESUS como Salvador e Senhor. Calvinismo radical leva o homem a viver de qualquer maneira, pois já está salvo. (Batistas tradicionais, neo-pentecostais, etc...Liberdade do corpo) Arminianismo radical no livre-arbítrio leva o homem a pensar que pode ganhar a salvação pelas obras. (Espiritismo, catolicismo, etc... justificação pelas obras) Observação – Se não houvesse o livre-arbítrio o homem não seria semelhante a DEUS.
ELEIÇÃO E PREDESTINAÇÃO (CPAD - BEP EM CD)Ef 1.4,5 “Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade, e
nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade.”
ELEIÇÃO. A escolha por Deus daqueles que crêem em Cristo é uma doutrina importante (ver Rm 8.29-33; 9.6-26; 11.5, 7, 28; Cl 3.12; 1Ts 1.4; 2Ts 2.13; Tt 1.1). A eleição (gr. eklegoe) refere-se à escolha feita por Deus, em Cristo, de um povo para si mesmo, a fim de que sejam santos e inculpáveis diante dEle (cf. 2Ts 2.13). Essa eleição é uma expressão do amor de Deus, que recebe como seus todos os que recebem seu Filho Jesus (Jo 1.12). A doutrina da eleição abarca as seguintes verdades:
(1) A eleição é cristocêntrica, i.e., a eleição de pessoas ocorre somente em união com Jesus Cristo. Deus nos elegeu em Cristo para a salvação (1.4; ver v. 1). O próprio Cristo é o primeiro de todos os eleitos de Deus. A respeito de Jesus, Deus declara: “Eis aqui o meu servo, que escolhi” (Mt 12.18; cf. Is 42.1,6; 1Pe 2.4). Ninguém é eleito sem estar unido a Cristo pela fé.
(2) A eleição é feita em Cristo, pelo seu sangue; “em quem [Cristo]... pelo seu sangue” (1.7). O propósito de Deus, já antes da criação (1.4), era ter um povo para si mediante a morte redentora de Cristo na cruz. Sendo assim, a eleição é fundamentada na morte sacrificial de Cristo, no Calvário, para nos salvar dos nossos pecados (At 20.28; Rm 3.24-26).
(3) A eleição em Cristo é em primeiro lugar coletiva, i.e., a eleição de um povo (1.4,5, 7, 9; 1Pe 1.1; 2.9). Os eleitos são chamados “o seu [Cristo] corpo” (1.23; 4.12), “minha igreja” (Mt 16.18), o “povo adquirido” por Deus (1Pe 2.9) e a “noiva” de Cristo (Ap 21.9). Logo, a eleição é coletiva e abrange o ser humano como indivíduo, somente à medida que este se identifica e se une ao corpo de Cristo, a igreja verdadeira (1.22,23; ver Robert Shank, Elect in the Son (Eleitos no Filho). É uma eleição como a de Israel no AT (ver Dt 29.18-21; 2Rs 21.14 ).
(4) A eleição para a salvação e a santidade do corpo de Cristo são inalteráveis. Mas individualmente a certeza dessa eleição depende da condição da fé pessoal e viva em Jesus Cristo, e da perseverança na união com Ele. O apóstolo Paulo demonstra esse fato da seguinte maneira: (a) O propósito eterno de Deus para a igreja é que sejamos “santos e irrepreensíveis diante dele” (1.4). Isso se refere tanto ao perdão dos pecados (1.7) como à santificação e santidade. O povo eleito de Deus está sendo conduzido pelo Espírito Santo em direção à santificação e à santidade (ver Rm 8.14; Gl 5.16-25). O apóstolo enfatiza repetidas vezes o propósito supremo de Deus (ver 2.10; 3.14-19; 4.1-3, 13,14; 5.1-18). (b) O cumprimento desse propósito para a igreja como corpo não falhará: Cristo a apresentará “a si mesmo igreja gloriosa... santa e irrepreensível” (5.27). (c) O cumprimento desse propósito para o crente como indivíduo dentro da igreja é condicional. Cristo nos apresentará “santos e irrepreensíveis diante dele” (1.4), somente se continuarmos na fé. A Bíblia mostra isso claramente: Cristo irá “vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis, se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé e não vos moverdes da esperança do evangelho” (Cl 1.22,23).
(5) A eleição para a salvação em Cristo é oferecida a todos (Jo 3.16,17; 1Tm 2.4-6; Tt 2.11; Hb 2.9), e torna-se uma realidade para cada pessoa consoante seu prévio arrependimento e fé, ao aceitar o dom da salvação em Cristo (2.8; 3.17; cf. At 20.21; Rm 1.16; 4.16). Mediante a fé, o Espírito Santo admite o crente ao corpo eleito de Cristo (a igreja) (1 Co 12.13), e assim ele torna-se um dos eleitos. Daí, tanto Deus quanto o homem têm responsabilidade na eleição (ver Rm 8.29; 2Pe 1.1-11).
A PREDESTINAÇÃO. A predestinação (gr. proorizo) significa “decidir de antemão” e se aplica aos propósitos de Deus inclusos na eleição. A eleição é a escolha feita por Deus, “em Cristo”, de um povo para si mesmo (a igreja verdadeira). A predestinação abrange o que acontecerá ao povo de Deus (todos os crentes genuínos em Cristo).
(1) Deus predestina seus eleitos a serem: (a) chamados (Rm 8.30); justificados (Rm 3.24; 8.30); (c) glorificados (Rm 8.30); (d) conformados à imagem do Filho (Rm 8.29); (e) santos e inculpáveis (1.4); (f) adotados como filhos (1.5); (g) redimidos (1.7); (h) participantes de uma herança (1.14); (i) para o louvor da sua glória (1.12; 1Pe 2.9); (j) participantes do Espírito Santo (1.13; Gl 3.14); e (l) criados em Cristo Jesus para boas obras (2.10).
(2) A predestinação, assim como a eleição, refere-se ao corpo coletivo de Cristo (i.e., a verdadeira igreja), e abrange indivíduos somente quando inclusos neste corpo mediante a fé viva em Jesus Cristo (1.5, 7, 13; cf. At 2.38-41; 16.31).
Selados: É a marca de DEUS. Os Israelitas eram selados com a circuncisão feita na carne, por meio de mãos humanas, era sinal de aliança entre DEUS e seu povo. Agora somos selados , circuncidados no CORAÇÃO, pela palavra de DEUS que faz um profundo corte em nossa alma e nos dá o ESPÍRITO SANTO como selo de possessão de DEUS. PENHOR = Ver Jo 14 CADA PESSOA TEM DIREITO Á SALVAÇÃOA- Basta arrepender-se, At 3.19
B- Basta ter fé em Jesus, Jo 3.16
C- Basta apropriar-se da salvação garantida, Jo 1.12
LEITURAS IMPORTANTES: Dt 7.7-11 - O amor de DEUS é o fundamento da eleição de Israel 7 O SENHOR não tomou prazer em vós, nem vos escolheu, porque a vossa multidão era mais do que a de todos os outros povos, pois vós éreis menos em número do que todos os povos, 8 mas porque o SENHOR vos amava; e, para guardar o juramento que jurara a vossos pais, o SENHOR vos tirou com mão forte e vos resgatou da casa da servidão, da mão de Faraó, rei do Egito. 9 Saberás, pois, que o SENHOR, teu DEUS, é DEUS, o DEUS fiel, que guarda o concerto e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos; 10 e dá o pago em sua face a qualquer dos que o aborrecem, fazendo-o perecer; não será remisso para quem o aborrece; em sua face lho pagará. 11 Guarda, pois, os mandamentos, e os estatutos, e os juízos que hoje te mando fazer. MISERICÓRDIA... AOS QUE O AMAM. DEUS escolheu Israel movido pelo seu amor aos israelitas (vv. 7,8). Além disso, DEUS prometeu que cumpriria fielmente o seu concerto e usaria de misericórdia de geração em geração, para com os "que o amam e guardam os seus mandamentos" (cf. 6.4-9). Não somente o amor de DEUS dependia dessa atitude de amor e obediência, mas também disso dependia a prosperidade deles (vv. 13,14), sua saúde (v. 15) e seu triunfo militar (vv. 16-18).
Ap 13.8 - DEUS amou o mundo desde a sua fundação E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. CORDEIRO QUE FOI MORTO DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO. A morte redentora de CRISTO, pela salvação da humanidade, foi determinada por DEUS desde o início da criação do mundo (ver 17.8; Gn 3.15; 1 Pe 1.18-20).
17.8- ESCRITOS NO LIVRO DA VIDA, DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO. Estas palavras não poderão ser usadas para comprovar a eleição predeterminada do indivíduo para a salvação, ou perdição; pois, de acordo com a Bíblia, o nome de alguém pode ser apagado do livro da vida por infidelidade e abandono da fé (3.5; ver 13.8; cf. Sl 69.28). Gn 3.15 ESTA TE FERIRÁ A CABEÇA, E TU LHE FERIRÁS O CALCANHAR. Este versículo contém a primeira promessa implícita do plano de DEUS para a redenção do mundo. Prediz a vitória final da raça humana e de DEUS contra Satanás e o mal. É uma profecia do conflito espiritual entre a semente da mulher (i.e., o Senhor JESUS CRISTO) e a semente da serpente (i.e., Satanás e os seus seguidores; ver v.1). DEUS promete aqui, que CRISTO nasceria de uma mulher (cf. Is 7.14), e que Ele seria ferido ao ser crucificado, porém, ressuscitaria dentre os mortos para destruir completamente (i.e., ferir ) Satanás, o pecado e a morte, para salvar a humanidade (Is 53.5; Mt 1.20-23; 1Pe 1.18-20 As Escrituras deixam claro que a morte sacrificial de CRISTO na cruz é a razão da redenção do crente, i.e., sua libertação da escravidão ao pecado (cf. Ef 1.7; ver Hb 9.14).
1 Pe 1.2 - A eleição é segundo a presciência de DEUS Pai eleitos segundo a presciência de DEUS Pai, em santificação do ESPÍRITO, para a obediência e aspersão do sangue de JESUS CRISTO: graça e paz vos sejam multiplicadas.
A PRESCIÊNCIA DE DEUS. A presciência divina é o eterno amor e propósito de DEUS para com o seu povo, a igreja (ver Rm 8.29). Os "eleitos" são o conjunto dos verdadeiros crentes, escolhidos em harmonia com a resolução divina de redimir a igreja pelo "sangue de JESUS CRISTO", em "santificação do ESPÍRITO". Todos os crentes devem participar da sua eleição, procurando diligentemente tornar mais firme sua vocação e eleição (ver 2 Pe 1.5,10).
A predestinação (gr. proorizo) significa “decidir de antemão” e se aplica aos propósitos de DEUS inclusos na eleição. A eleição é a escolha feita por DEUS, “em CRISTO”, de um povo para si mesmo (a igreja verdadeira). A predestinação abrange o que acontecerá ao povo de DEUS (todos os crentes genuínos em CRISTO).
(1) DEUS predestina seus eleitos a serem: (a) chamados (Rm 8.30); justificados (Rm 3.24; 8.30); (c) glorificados (Rm 8.30); (d) conformados à imagem do Filho (Rm 8.29); (e) SANTOS e inculpáveis (1.4); (f) adotados como filhos (1.5); (g) redimidos (1.7); (h) participantes de uma herança (1.14); (i) para o louvor da sua glória (1.12; 1Pe 2.9); (j) participantes do ESPÍRITO SANTO (1.13; Gl 3.14); e (l) criadosem CRISTO JESUS para boas obras (2.10).
(2) A predestinação, assim como a eleição, refere-se ao corpo coletivo de CRISTO (i.e., a verdadeira igreja), e abrange indivíduos somente quando inclusos neste corpo mediante a fé vivaem JESUS CRISTO (1.5, 7, 13; cf. At 2.38-41; 16.31).
Ef 1.5-9 - Predestinados para sermos filhos de adoção
5 que, mediante a fé, estais guardados na virtude de DEUS, para a salvação já prestes para se revelar no último tempo, 6 em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, 7 para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória na revelação de JESUS CRISTO; 8 ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso, 9 alcançando o fim da vossa fé, a salvação da alma.
No tocante à eleição e predestinação, podemos aplicar a analogia de um grande navio viajando para o céu. DEUS escolhe o navio (a igreja) para ser sua própria nau. CRISTO é o Capitão e Piloto desse navio. Todos os que desejam estar nesse navio eleito, podem fazê-lo mediante a fé vivaem CRISTO. Enquanto permanecerem no navio, acompanhando seu Capitão, estarão entre os eleitos. Caso alguém abandone o navio e o seu Capitão, deixará de ser um dos eleitos. A predestinação concerne ao destino do navio e ao que DEUS preparou para quem nele permanece. DEUS convida todos a entrar a bordo do navio eleito mediante JESUS CRISTO.
Ef 1.11-13 - A predestinação é conforme o propósito de DEUS
11 nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade, 12 com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que primeiro esperamos em CRISTO; 13 em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o ESPÍRITO SANTO da promessa; FOSTES SELADOS COM O ESPÍRITO SANTO. Como "selo", o ESPÍRITO SANTO é dado ao crente como a marca ou evidência de propriedade de DEUS. Ao outorgar-nos o ESPÍRITO, DEUS nos marca como seus (ver 2 Co 1.22). Assim, temos a evidência de que somos filhos adotados por DEUS, e que a nossa redenção é real, pois o ESPÍRITO SANTO está presente em nossa vida (cf. Gl 4.6). Podemos saber que realmente pertencemos a DEUS, pois o ESPÍRITO SANTO nos regenera e renova (Jo 1.12,13; 3.3-6), nos liberta do poder do pecado (Rm 8.1-17; Gl 6.16-25), nos faz conscientes de que DEUS é nosso Pai (v. 5; Rm 8.15; Gl 4.6) e nos enche de poder para testemunhar (At 1.8; 2.4).
O ESPÍRITO SANTO. O ESPÍRITO SANTO e seu lugar na redenção do crente é um dos pontos principais desta carta. O ESPÍRITO SANTO no crente: (1) é a marca ou sinal de propriedade de DEUS (v. 13); (2) é a primeira "porção" ou "quinhão" da herança do crente [traduzido "penhor"] (v. 14); (3) é o ESPÍRITO de sabedoria e de revelação (v. 17); (4) ajuda o crente a aproximar-se de DEUS (2.18); (5) edifica os crentes como templo SANTO (2.21,22); (6) revela o mistério de CRISTO (3.4,5); (7) fortalece o crente com poder, no homem interior (3.16); (8) promove a unidade da fé cristã, na completa semelhança de CRISTO (4.3,13); (9) entristece-se com o pecado na vida do crente (4.30); (10) quer repetidamente encher e capacitar o crente (5.18); e (11) ajuda na oração e na guerra espiritual (6.18).
Rm 8.29 - Predestinados para sermos conforme à imagem de CRISTO Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
OS QUE DANTES CONHECEU. Neste versículo, conhecer de antemão é o equivalente a amar de antemão e é usado no sentido de "ter como objeto de estima afetiva" e "optar por amar desde a eternidade" (cf. Êx 2.25; Sl 1.6; Os 13.5; Mt 7.23; 1 Co 8.3; Gl 4.9; 1 Jo 3.1). (1) A presciência de DEUS, aqui, significa que Ele determinou desde a eternidade, amar e redimir a raça humana através de CRISTO (5.8; Jo 3.16). O objeto da presciência (ou do amor eterno) de DEUS aparece no plural e refere-se à igreja. Isso significa que o amor eterno de DEUS objetiva, principalmente, o corpo coletivo de CRISTO (Ef 1.4; 2.4; 1 Jo 4.19) e somente tem a ver com indivíduos à medida que estes integram esse corpo coletivo, mediante a fé permanente em CRISTO e a sua união com Ele (Jo 15.1-6). (2) O corpo coletivo de CRISTO alcançará a glorificação no porvir (v. 30). O crente, considerado à parte, não alcançará a glorificação, caso ele venha a separar-se do corpo de CRISTO, amado de antemão pelo Pai, e deixar de conservar sua fé no Senhor (vv. 12-14,17; Cl 1.21-23)
CONCLUSÃO: No próprio Éden, DEUS concede a liberdade para o homem escolher entre o certo e o errado, entre a vida e a morte, entre a natureza divina e a natureza carnal (Gn 3.1-13; Dt 30.19). A chamada para a salvação
A SALVAÇÃO
A vontade soberana de DEUS é que todos sejam salvos, porém esta salvação está condicionada à fé em JESUS CRISTO.
É a partir da aceitação da graça de DEUS que a revelação pelo ESPÍRITO SANTO é dada ao arrependido pecador, então a misericórdia de DEUS é demonstrada e este que a partir daí está predestinado à vida eterna com DEUS, desde que permaneça em sua fé no filho de DEUS.
RESUMO DA LIÇÃO 5 - 4 TRIMESTRE DE 2008
A SOBERANIA DE DEUS E O LIVRE-ARBÍTRIO HUMANO
Há diferentes formas de interpretação quanto ao assunto "soberania de DEUS e livre-arbítrio humano"
I - A ONIPOTÊNCIA DE DEUS
1. DEUS é Onipotente. Ele tudo pode: " ... operando eu, quem impedirá?" (ls 43.13).
2. A Onipotência e a vontade de DEUS.
Os atributos de DEUS revelam o seu maravilhoso e irrepreensível caráter. "pode fazer tudo o que quer, mas não quer fazer tudo o que pode".
II - A SOBERANIA DE DEUS E O LIVRE-ARBÍTRIO HUMANO
DEUS, ao criar o homem, proveu-o de livre-arbítrio.
1. Vontade permissiva e livre-arbítrio. o homem pode rejeitar a salvação.
2. Vontade diretiva e predestinação. Vontade diretiva de DEUS opera em conformidade com sua sabedoria e soberania.
III - PREDESTINAÇÃO E LIVRE-ARBÍTRIO
1. A predestinação e o livre-arbítrio. A Bíblia enfatiza tanto a doutrina da predestinação divina, quanto o ensinamento do livre-arbítrio humano.
2. A obra redentora e a presciência de DEUS. Uma interpretação bíblica livre de qualquer preconceito mostrará claramente que DEUS predestinou
todos os homens à salvação, mediante a obra redentora de JESUS, portanto, a predestinação fatalista contradiz dois atributos divinos:
a justiça o amor.
IV - OBSERVAÇÕES DOUTRINÁRIAS
1. A segurança salvífica. O crente está seguro quanto a sua salvação enquanto ele permanece em CRISTO (Jo 15.1-6).
2. A predestinação fatalista. Este ensino só considera a soberania de DEUS, e não sua graça e justiça (Rm 11.5; 3.21; Tt 2.11).
CONCLUSÃO: As doutrinas da predestinação divina e do livre-arbítrio humano não estão na Bíblia para motivar controvérsias, especulação ou
coisas semelhantes, mas para encorajar o crente.
SÍNTESE DO TÓPICO I - As bênçãos espirituais que os crentes receberam da parte de DEUS possibilitam uma nova vida em CRISTO e, portanto, devemos-Lhe ser agradecidos.
SÍNTESE DO TÓPICO II - Os decretos eternos planejados por DEUS e executados por CRISTO incluem a salvação dos pecadores e a restauração de todas as coisas. SÍNTESE DO TÓPICO III - O ESPÍRITO SANTO faz morada na vida daqueles que recebem a salvação, os identifica como pertencentes a CRISTO e lhes garante a vida eterna.
SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO TOP1 O primeiro tópico tem por objetivo refletir a respeito da nova posição em CRISTO que o crente agora desfruta diante de DEUS. Assim, você pode abrir esta lição indagando aos alunos a respeito do que eles entendem por “nova posição em CRISTO”. É importante que você estabeleça o mínimo de tempo para ouvir as respostas e considerações deles. Aqui, a fim de adentrar na explicação do tópico, há a oportunidade de você fazer uma recapitulação do conceito e consequências do Pecado na vida do Homem e da provisão de DEUS para a salvação do ser humano como introdução ao fato de que, hoje, o crente tem uma nova posição diante de DEUS. Assim, você pode expor com clareza o conteúdo do primeiro tópico. SUBSÍDIO TEOLÓGICO TOP2
“Devemos reconhecer, já de início, ser o conhecimento a respeito de JESUS CRISTO igual e ao mesmo tempo diferente ao de outros assuntos. Como líder espiritual do Cristianismo, JESUS é o objeto do conhecimento e também da fé. Ele produz ainda, dentro de nós e mediante o ESPÍRITO SANTO, conhecimentos espirituais. Os cristãos acreditam universalmente que JESUS continua vivo hoje, séculos depois da sua vida e morte na Terra, e que Ele está na presença de DEUS Pai, no Céu. Mas esta convicção certamente provém da fé salvífica, mediante a qual a pessoa encontra JESUS CRISTO e é regenerada, por meio do arrependimento e da fé, tornando-se assim nova criatura. O conhecimento de JESUS como Salvador leva, através da experiência, ao reconhecimento imediato da existência pessoal de JESUS no presente. Dessa maneira, o conhecimento de JESUS é diferente do conhecimento do de outras figuras históricas” (HORTON, Stanley (Ed.). Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, p.302).
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Doxologia - "[Do gr. doxa, glória + logia, palavra] Manifestação de louvor e enaltecimento a DEUS através de expressões de exaltamentos (DEUS seja louvado! Aleluia!) e hinos. A doxologia não pode vir desassociada da verdadeira adoração. Ela exige adoração" (Dicionário de Teologia, CPAD, p.152).
SUBSÍDIO TEOLÓGICO TOP3
“O ESPÍRITO SANTO como o Selo de nossa Fé em CRISTO (1.13). Essa é a primeira referência que aparece em Efésios a respeito do papel do ESPÍRITO SANTO na redenção. Daí em diante, Paulo raramente deixa de mencionar os aspectos de sua atuação na vida cristã. O crente é marcado, ou selado, em CRISTO com o selo do ESPÍRITO SANTO da promessa. Aqui encontramos duas questões: ‘selo’ e o ESPÍRITO SANTO da “promessa”:
1) Na antiguidade, o selo era um sinal de propriedade ou de posse pessoal. Concedendo o ESPÍRITO SANTO como um selo, DEUS nos marca em CRISTO, como aqueles que autenticamente lhe pertencem (cf.2 Co 1,2) [...].
2) A designação ‘prometido’, referindo-se ao dom do ESPÍRITO, como aparece em Atos 2, está relacionada principalmente à promessa de Joel 2.28,29, tal como foi interpretada e aplicada por Pedro no livro de Atos, e no restante do Novo Testamento. Quando Paulo empregou essa expressão em Efésios, quis dizer que o ESPÍRITO SANTO virá para transmitir ‘sabedoria e revelação’, a fim de podermos conhecer melhor a DEUS e sermos informados a respeito das implicações de nossa vida ‘em CRISTO’ (1.17-20) [...]” (ARRINGTON, French L.; STRONSTAD, Roger (Eds.). Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Vol.2. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, p.402). PARA REFLETIR - A respeito de “A Sublimidade das Bênçãos Espirituais em CRISTO”, responda:
• Qual é a característica de Efésios 1.3-14? O apóstolo Paulo apresenta uma sequência de texto que se caracteriza pela verdadeira adoração e bondade ativa de DEUS (1.3-14).
• De onde provêm as bênçãos espirituais? Obviamente que as bênçãos espirituais não são materiais, mas provenientes dos “lugares celestiais”, isto é, do reino espiritual.
• O que a frase “descobrindo-nos o mistério da sua vontade” (1.9) sinaliza? A frase “descobrindo-nos o mistério da sua vontade” (1.9) sinaliza a revelação da verdade que estava oculta aos santos de DEUS (Cl 1.26).
• O que a expressão “também vós” indica? Paulo muda do pronome “nós” (ele e os judeus) para o “também vós” (os gentios), indicando que em CRISTO os crentes de ambos os povos são herdeiros da promessa (1.11-13).
• Nos tempos bíblicos como era usado o selo? Nos tempos bíblicos, o selo era usado como sinal de propriedade e posse pessoal. SUGESTÃO DE LEITURA - JESUS CRISTO Nossa Glória; Ministério Dirigido por JESUS e O ESPÍRITO SANTO Glorificando a CRISTO. http://www.apazdosenhor.org.br
Tema: A igreja eleita, Redimidos pelo Sangue de CRISTO e Selada com o ESPÍRITO SANTO da Promessa.
Comentarista: Douglas Batista Complementos, Ilustrações e Vídeos: Pr. Luiz Henrique de Almeida Silva - 99-99152-0454. - henriquelhas@hotmail.com - Americana - SP
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“Bendito o DEUS e Pai de nosso Senhor JESUS CRISTO, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em CRISTO.” (Ef 1.3) VERDADE PRÁTICADEUS nos elegeu em CRISTO antes da fundação do mundo para que desfrutássemos das bênçãos espirituais. LEITURA DIÁRIASegunda - Ef 2.11-13 O que éramos e o que somos em CRISTO JESUS
Terça - Ef 1.4-6 DEUS nos elegeu e nos predestinou em CRISTO antes da fundação do mundo
Quarta - Jo 3.16-18 CRISTO foi enviado por DEUS para salvar os pecadores
Quinta - Ef 2.8-10 A salvação é alcançada somente pela graça de DEUS
Sexta - 1 Jo 3.21-23 DEUS atende aos pedidos dos fiéis por intermédio de seu grande amor
Sábado - 2 Co 1.20-22 O ESPÍRITO SANTO é o depósito que garante a nossa herança em CRISTO LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Efésios 1.3,4, 9-14
3 - Bendito o DEUS e Pai de nosso Senhor JESUS CRISTO, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em CRISTO, 4 - Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor, 9 - Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, 10 - de tornar a congregar em CRISTO todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra. 11 - Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade, 12 - Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que primeiro esperamos em CRISTO; 13 - Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o ESPÍRITO SANTO da promessa; 14 - O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de DEUS, para louvor da sua glória. OBJETIVO GERAL - Esclarecer as bênçãos espirituais concedidas por CRISTO JESUS. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Refletir a respeito da nossa nova posição em CRISTO;
Evidenciar a realidade de uma vida cristocêntrica neste mundo;
Explicitar que o ESPÍRITO SANTO desempenha importante papel no plano da salvação. INTERAGINDO COM O PROFESSOR
DEUS planejou de antemão conceder bênçãos espirituais aos seus eleitos. Essas bênçãos revelam a grandeza, a excelência e a perfeição do projeto divino. O plano de salvação arquitetado pelo nosso Criador é algo incomensurável. Em CRISTO, Ele estava reconciliando o mundo consigo mesmo (2 Co 5.19). Essa é uma doutrina gloriosa que revela o imenso amor de DEUS. Devemos nos alegrar por isso, pois em CRISTO, fomos eleitos para desfrutar desse maravilhoso plano. Nosso desafio é que, após essa lição, nossos alunos sintam-se agraciado por tão extraordinária bênção e louvem e glorifiquem a DEUS por tão maravilhosa bondade e misericórdia para com os pecadores PONTO CENTRAL - DEUS nos concedeu bênçãos espirituais em CRISTO JESUS. Resumo da Lição 2, A Sublimidade das Bênçãos Espirituais em CRISTO I – A NOVA POSIÇÃO EM CRISTO
1. A Doxologia. 2. As bênçãos espirituais. 3. A nova condição. II – UMA VIDA CRISTOCÊNTRICA NESTE MUNDO
1. A revelação do mistério. 2. A plenitude dos tempos. 3. Louvor da sua glória. III – O ESPÍRITO SANTO, PENHOR DA NOSSA HERANÇA
1. O selo do ESPÍRITO SANTO. 2. O penhor da nossa herança. Bênção espirituais são superiores a quaisquer outras bênçãos. Bênção terrenas ou humanas são transitórias (passageiras) - Bênçãos espirituais são eternas. Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos ou com que nos vestiremos? (Porque todas essas os gentios procuram.) Decerto, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a dia o seu mal. Mateus 6:31-34 Buscai, antes, o Reino de Deus, e todas essas vos serão acrescentadas. Lucas 12:31
Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33
Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Colossenses 3:1
Buscai ao Senhor e a sua força; buscai a sua face continuamente. Salmos 105:4
Buscai o Senhor e a sua força; buscai a sua face continuamente. 1 Crônicas 16:11
Porque o Reino de Deus não consiste em palavras, mas em virtude. 1 Coríntios 4:20
e enviou-os a pregar o Reino de Deus e a curar os enfermos. Lucas 9:2
E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o Reino de Deus, respondeu-lhes e disse: O Reino de Deus não vem com aparência exterior. Lucas 17:20
Buscai o Senhor, vós todos os mansos da terra, que pondes por obra o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura sereis escondidos no dia da ira do Senhor. Sofonias 2:3
porque o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.Romanos 14:17
Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. Mateus 6:21 Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam. Mateus 6:20 Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem consomem, e onde os ladrões minam e roubam. Mateus 6:19 Também o Reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido no campo que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem e compra aquele campo. Mateus 13:44 1.1 EM CRISTO JESUS. Todo crente "fiel" tem vida somente estando "em CRISTO JESUS". (1) Os termos "em CRISTO JESUS", "no Senhor", "nEle", ocorrem 160 vezes nos escritos de Paulo (36 vezes só em Efésios). "Em CRISTO", significa que o crente vive e age agora na esfera de CRISTO JESUS. O novo ambiente do redimido é o da união com CRISTO. "Em CRISTO" o crente tem comunhão consciente com seu Senhor, e, nesse relacionamento, sua própria vida é considerada a vida de CRISTO manifesta através dele (ver Gl 2.20). Essa comunhão pessoal com CRISTO é a coisa mais importante na experiência cristã. A união com CRISTO é uma dádiva de DEUS mediante a fé. (2) A Bíblia contrasta nossa nova vida "em CRISTO" com a velha vida não regenerada, "em Adão". Enquanto a velha vida é caracterizada pela rebeldia, pecado, condenação e morte, nossa nova vida "em CRISTO" é caracterizada pela salvação, vida no ESPÍRITO, graça abundante, retidão e vida eterna (ver Rm 5.12-21; 6; 8; 14.17-19; 1 Co 15.21,22, 45-49; Fp 2.1-5; 4.6-9)
1.4 NOS ELEGEU.
1.5 E NOS PREDESTINOU. e nos predestinou para filhos de adoção por JESUS CRISTO, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, Efésios 1:5
Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. Romanos 8:29 E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou. Romanos 8:30 ELEIÇÃO E PREDESTINAÇÃO Ef 1.4,5 “Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade, e nos predestinou para filhos de adoção por JESUS CRISTO, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade.” ELEIÇÃO. A escolha por DEUS daqueles que crêem em CRISTO é uma doutrina importante (ver Rm 8.29-33; 9.6-26; 11.5, 7, 28; Cl 3.12; 1Ts 1.4; 2Ts 2.13; Tt 1.1). A eleição (gr. eklegoe) refere-se à escolha feita por DEUS, em CRISTO, de um povo para si mesmo, a fim de que sejam santos e inculpáveis diante dEle (cf. 2Ts 2.13). Essa eleição é uma expressão do amor de DEUS, que recebe como seus todos os que recebem seu Filho JESUS (Jo 1.12). A doutrina da eleição abarca as seguintes verdades:
A eleição é cristocêntrica, i.e., a eleição de pessoas ocorre somente em união com JESUS CRISTO. DEUS nos elegeu em CRISTO para a salvação (1.4; ver v. 1). O próprio CRISTO é o primeiro de todos os eleitos de DEUS. A respeito de JESUS, DEUS declara: “Eis aqui o meu servo, que escolhi” (Mt 12.18; cf. Is 42.1,6; 1Pe 2.4). Ninguém é eleito sem estar unido a CRISTO pela fé.
A eleição é feita em CRISTO, pelo seu sangue; “em quem [CRISTO]... pelo seu sangue” (1.7). O propósito de DEUS, já antes da criação (1.4), era ter um povo para si mediante a morte redentora de CRISTO na cruz. Sendo assim, a eleição é fundamentada na morte sacrificial de CRISTO, no Calvário, para nos salvar dos nossos pecados (At 20.28; Rm 3.24-26).
A eleição em CRISTO é em primeiro lugar coletiva, i.e., a eleição de um povo (1.4,5, 7, 9; 1Pe 1.1; . Os eleitos são chamados “o seu [CRISTO] corpo” (1.23; 4.12), “minha igreja” (Mt 16.18), o “povo adquirido” por DEUS (1Pe 2.9) e a “noiva” de CRISTO (Ap 21.9). Logo, a eleição é coletiva e abrange o ser humano como indivíduo, somente à medida que este se identifica e se une ao corpo de CRISTO, a igreja verdadeira (1.22,23; ver Robert Shank, Elect in the Son (Eleitos no Filho). É uma eleição como a de Israel no AT (ver Dt 29.18-21; 2Rs 21.14 ISRAELITAS).
A eleição para a salvação e a santidade do corpo de CRISTO são inalteráveis. Mas individualmente a certeza dessa eleição depende da condição da fé pessoal e viva em JESUS CRISTO, e da perseverança na união com Ele. O apóstolo Paulo demonstra esse fato da seguinte maneira: (a) O propósito eterno de DEUS para a igreja é que sejamos “santos e irrepreensíveis diante dele” (1.4). Isso se refere tanto ao perdão dos pecados (1.7) como à santificação e santidade. O povo eleito de DEUS está sendo conduzido pelo ESPÍRITO SANTO em direção à santificação e à santidade (ver Rm 8.14; Gl 5.16-25). O apóstolo enfatiza repetidas vezes o propósito supremo de DEUS (ver 2.10; 3.14-19; 4.1-3, 13,14; 5.18). (b) O cumprimento desse propósito para a igreja como corpo não falhará: CRISTO a apresentará “a si mesmo igreja gloriosa... santa e irrepreensível” (5.27). (c) O cumprimento desse propósito para o crente como indivíduo dentro da igreja é condicional. CRISTO nos apresentará “santos e irrepreensíveis diante dele” (1.4), somente se continuarmos na fé. A Bíblia mostra isso claramente: CRISTO irá “vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis, se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé e não vos moverdes da esperança do evangelho” (Cl 1.22,23).
A eleição para a salvação em CRISTO é oferecida a todos (Jo 3.16,17; 1Tm 2.4-6; Tt 2.11; Hb, e torna-se uma realidade para cada pessoa consoante seu prévio arrependimento e fé, ao aceitar o dom da salvação em CRISTO (2.8; 3.17; cf. At 20.21; Rm 1.16; 4.16). Mediante a fé, o ESPÍRITO SANTO admite o crente ao corpo eleito de CRISTO (a igreja) (1 Co 12.13), e assim ele torna-se um dos eleitos. Daí, tanto DEUS quanto o homem têm responsabilidade na eleição (ver Rm 8.29; 2Pe 1.1-11). A PREDESTINAÇÃO. A predestinação (gr. proorizo) significa “decidir de antemão” e se aplica aos propósitos de DEUS inclusos na eleição. A eleição é a escolha feita por DEUS, “em CRISTO”, de um povo para si mesmo (a igreja verdadeira). A predestinação abrange o que acontecerá ao povo de DEUS (todos os crentes genuínos em CRISTO).
DEUS predestina seus eleitos a serem: (a) chamados (Rm 8.30); justificados (Rm 3.24; 8.30); (c) glorificados (Rm 8.30); (d) conformados à imagem do Filho (Rm 8.29); (e) santos e inculpáveis (1.4); (f) adotados como filhos (1.5); (g) redimidos (1.7); (h) participantes de uma herança (1.14); (i) para o louvor da sua glória (1.12; 1Pe 2.9); (j) participantes do ESPÍRITO SANTO (1.13; Gl 3.14); e (l) criados em CRISTO JESUS para boas obras (2.10).
A predestinação, assim como a eleição, refere-se ao corpo coletivo de CRISTO (i.e., a verdadeira igreja), e abrange indivíduos somente quando inclusos neste corpo mediante a fé viva em JESUS CRISTO (15, 7, 13; cf. At 2.38-41; 16.31).
RESUMO. No tocante à eleição e predestinação, podemos aplicar a analogia de um grande navio viajando para o céu. DEUS escolhe o navio (a igreja) para ser sua própria nau. CRISTO é o Capitão e Piloto desse navio. Todos os que desejam estar nesse navio eleito, podem fazê-lo mediante a fé viva em CRISTO. Enquanto permanecerem no navio, acompanhando seu Capitão, estarão entre os eleitos. Caso alguém abandone o navio e o seu Capitão, deixará de ser um dos eleitos. A predestinação concerne ao destino do navio e ao que DEUS preparou para quem nele permanece. DEUS convida todos a entrar a bordo do navio eleito mediante JESUS CRISTO.
1.5 ADOÇÃO. Ver 1 Jo 3.1. (1) Adoção é tomar alguém como filho que não o é por natureza e nascimento. (2) E ser adotado para uma herança - no sentido espiritual, para uma herança que é incorruptível e imaculada (Rm 8.15- 17; Gl 4.5-7). (3) É um ato voluntário de quem adota - espiritualmente o Pai Celestial exerce Sua soberana vontade nessa questão (Ef 1.5) - mediado por CRISTO através da interferência do ESPÍRITO SANTO (Gl 4.4-6). (4) Significa que o adotado leva o nome de quem o adotou e pode chamá-lo de “Pai״ (Is 56.5; 62.2; 65.15; Ap 2.17; Rm 8.15; 1 Jo 3.1). (5) Significa que o adotado torna- se o recebedor da compaixão e do cuidado de seu Pai Celestial (Ef 1.3-6; cf. Lc 11.11- 13), e é recebido com todos os direitos e privilégios da família, recebido de volta como um filho e não como servo, no caso do filho pródigo (Lc 15.19-24). (6) No aspecto escatológico, toda a criação se beneficia do fato do adotado receber a libertação de seu corpo da decadência e da morte (Rm 8.23).
Bibliografia. Sherman E. Johnson, “Adop- tion”, HDBrev., p.ll. C. F. D. Moule, “Adoption, ” IDB, I, 48s. CornPBE, p. 319.C. M. H.
1.13 FOSTES SELADOS COM O ESPÍRITO SANTO. Como "selo", o ESPÍRITO SANTO é dado ao crente como a marca ou evidência de propriedade de DEUS. Ao outorgar-nos o ESPÍRITO, DEUS nos marca como seus (ver 2 Co 1.22). Assim, temos a evidência de que somos filhos adotados por DEUS, e que a nossa redenção é real, pois o ESPÍRITO SANTO está presente em nossa vida (cf. Gl 4.6). Podemos saber que realmente pertencemos a DEUS, pois o ESPÍRITO SANTO nos regenera e renova (Jo 1.12,13; 3.3-6), nos liberta do poder do pecado (Rm 8.1-17; Gl 6.16-25), nos faz conscientes de que DEUS é nosso Pai (v. 5; Rm 8.15; Gl 4.6) e nos enche de poder para testemunhar (At 1.8; 2.4).
1.13 O ESPÍRITO SANTO. O ESPÍRITO SANTO e seu lugar na redenção do crente é um dos pontos principais desta carta. O ESPÍRITO SANTO no crente: (1) é a marca ou sinal de propriedade de DEUS (v. 13); (2) é a primeira "porção" ou "quinhão" da herança do crente [traduzido "penhor"] (v. 14); (3) é o ESPÍRITO de sabedoria e de revelação (v. 17); (4) ajuda o crente a aproximar-se de DEUS (2.18); (5) edifica os crentes como templo santo (Ef 2.21,22); (6) revela o mistério de CRISTO (3.4,5); (7) fortalece o crente com poder, no homem interior (Ef 3.16); (8) promove a unidade da fé cristã, na completa semelhança de CRISTO (Ef 4.3,13); (9) entristece-se com o pecado na vida do crente (4.30); (10) quer repetidamente encher e capacitar o crente (Ef 5.18); e (11) ajuda na oração e na guerra espiritual (6.18).
1.13,14 O ESPÍRITO SANTO... O PENHOR. O ESPÍRITO SANTO é o "penhor" ou sinal da nossa herança (v. 14), i.e., uma primeira prestação ou parcela inicial. Na presente era, o ESPÍRITO SANTO é concedido aos crentes como parcela ou quinhão inicial, por conta do que vamos receber no futuro. Sua presença e obra em nossas vidas é uma "entrada" por conta da nossa herança (cf. Rm 8.23; 2 Co 1.22; 5.5).
1.16-20 NAS MINHAS ORAÇÕES. A oração de Paulo pelos efésios reflete o desejo máximo de DEUS para todo crente em CRISTO. Ele ora para que o ESPÍRITO opere neles em maior escala (cf. 3.16). A razão dessa medida maior do ESPÍRITO é que os crentes recebam mais sabedoria, revelação e conhecimento a respeito dos propósitos redentores de DEUS para a salvação, presente e futura (vv. 17,18), e experimentem um "poder" mais abundante do ESPÍRITO SANTO na sua vida (vv. 19,20).
1.19 SEU PODER. Para o crente progredir na graça, obter vitória sobre Satanás e o pecado, dar testemunho eficaz de CRISTO e usufruir a salvação final, é necessário o poder de DEUS operando nele (cf. 1 Pe 1.5). Esse poder é a atividade, manifestação e força do ESPÍRITO SANTO operando no crente fiel. É o mesmo ESPÍRITO de poder que ressuscitou CRISTO dentre os mortos e o assentou à destra de DEUS (v. 20; Rm 8.11-16, 26,27; Gl 5.22-25).
POVO DE DEUS: Referido como os escolhidos: Mt 24:22,31; Lc 18:7; Rm 8:33; 2Tm 2:10; 1Pe 1:2. Chamados escolhidos: Dt 7:6; Sl 4:3; 1Co 1:26; Ef 1:4; Tg 2:5; 1Pe 2:10.
SOMENTE O VERSÍCULO A SEGUIR DEVERIA SER SUFICIENTE PARA SABERMOS SOBRE PREDESTINAÇÃO E LIVRE-ARBÍTRIO, PORÉM COMO SÃO MUITAS AS DÚVIDAS VEREMOS DETALHADAMENTE SOBRE ESSE ASSUNTO NESTA LIÇÃO. E também nele que vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação. Tendo nele crido,
fostes selados com o Espírito Santo da promessa. (Ef 1.13). grifo nosso. 1- Nós só estamos em CRISTO depois que ouvimos a palavra da verdade. 2- Nós ouvimos o evangelho da salvação. 3- Nós acreditamos nessa pregação. 4- Aí então, recebemos o selo do Espírito Santo da promessa. 5- Daí para frente estamos predestinados para a salvação, antes não estávamos. Isso é bem claro, mas vamos ainda nos dedicar ao estudo fazendo uma analogia: No tocante à eleição e predestinação, podemos aplicar a analogia de um grande navio viajando para o céu. DEUS escolhe o navio (a igreja) para ser sua própria nau. CRISTO é o Capitão e Piloto desse navio. Todos os que desejam estar nesse navio eleito, podem fazê-lo mediante a fé viva em CRISTO. Enquanto permanecerem no navio, acompanhando seu Capitão, estarão entre os eleitos. Caso alguém abandone o navio e o seu Capitão, deixará de ser um dos eleitos. A predestinação concerne ao destino do navio e ao que DEUS preparou para quem nele permanece. DEUS convida todos a entrar a bordo do navio eleito mediante JESUS CRISTO e nele permanecer até o fim da viagem (arrebatamento e vida eterna com DEUS em um novo corpo, corpo celeste, incorruptível). SOBERANIA DE DEUS X LIVRE-ARBÍTRIO DO HOMEM Se não houvesse Livre-arbítrio os homens seriam fantoches ou robôs. ÁRABES – Maktub ( “Está escrito”) Doutrina do Destino- Uns nascem para serem pobres e sofrerem e outros para serem ricos e viverem bem. "O universo poderia estar lá, conspirando para que seusucesso fosse inevitável e vivem assim... acreditando que tudo está escrito e que apesar do livre arbítrio, sempre chegam ao encontro do que lhes foi destinado... CALVINISMO RADICAL - João Calvino - Uns nasceram para Salvação eterna outros para perdição eterna. ARMINIANISMO - Jacobus Arminos - Deus é Soberano, porém o homem possui o Livre-arbítrio, a salvação é para todos, porém só para quem aceitar a JESUS como Salvador e Senhor. Calvinismo radical leva o homem a viver de qualquer maneira, pois já está salvo. (Batistas tradicionais, neo-pentecostais, etc...Liberdade do corpo) Arminianismo radical no livre-arbítrio leva o homem a pensar que pode ganhar a salvação pelas obras. (Espiritismo, catolicismo, etc... justificação pelas obras) Observação – Se não houvesse o livre-arbítrio o homem não seria semelhante a DEUS.
RESUMO DAS DOUTRINAS CALVINISMO E ARMINIANISMO | |
CALVINISMO João Calvino (Noyon, 10 de Julho de 1509 — Genebra, 27 de Maio de 1564) foi um teólogo cristão francês que sistematizou a predestinação absoluta, só para os pré-eleitos, sem direito de escolha. | ARMINIANISMO Jacó Armínio (James Arminius, Jacob Harmenszoon; 10 de outubro de 1560 – 19 de outubro de 1609) foi um teólogo neerlandês que sistematizou a predestinação para todos os que aceitarem a salvação em Jesus, levando em conta o Livre-arbítrio. |
Predestinação garantida desde o nascimento | Predestinação Condicional |
Expiação de JESUS particular – Só para eleitos | Expiação Universal – Para todos – Para quem quer |
Depravação Geral | Livre-arbítrio |
Perseverança dos salvos – Basta estar na Igreja | Qualquer um pode rejeitar a salvação (Rejeitar a graça) |
Graça Irrestível – Uma vez salvo, salvo para sempre | Pode cair da graça |
nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade.”
ELEIÇÃO. A escolha por Deus daqueles que crêem em Cristo é uma doutrina importante (ver Rm 8.29-33; 9.6-26; 11.5, 7, 28; Cl 3.12; 1Ts 1.4; 2Ts 2.13; Tt 1.1). A eleição (gr. eklegoe) refere-se à escolha feita por Deus, em Cristo, de um povo para si mesmo, a fim de que sejam santos e inculpáveis diante dEle (cf. 2Ts 2.13). Essa eleição é uma expressão do amor de Deus, que recebe como seus todos os que recebem seu Filho Jesus (Jo 1.12). A doutrina da eleição abarca as seguintes verdades:
(1) A eleição é cristocêntrica, i.e., a eleição de pessoas ocorre somente em união com Jesus Cristo. Deus nos elegeu em Cristo para a salvação (1.4; ver v. 1). O próprio Cristo é o primeiro de todos os eleitos de Deus. A respeito de Jesus, Deus declara: “Eis aqui o meu servo, que escolhi” (Mt 12.18; cf. Is 42.1,6; 1Pe 2.4). Ninguém é eleito sem estar unido a Cristo pela fé.
(2) A eleição é feita em Cristo, pelo seu sangue; “em quem [Cristo]... pelo seu sangue” (1.7). O propósito de Deus, já antes da criação (1.4), era ter um povo para si mediante a morte redentora de Cristo na cruz. Sendo assim, a eleição é fundamentada na morte sacrificial de Cristo, no Calvário, para nos salvar dos nossos pecados (At 20.28; Rm 3.24-26).
(3) A eleição em Cristo é em primeiro lugar coletiva, i.e., a eleição de um povo (1.4,5, 7, 9; 1Pe 1.1; 2.9). Os eleitos são chamados “o seu [Cristo] corpo” (1.23; 4.12), “minha igreja” (Mt 16.18), o “povo adquirido” por Deus (1Pe 2.9) e a “noiva” de Cristo (Ap 21.9). Logo, a eleição é coletiva e abrange o ser humano como indivíduo, somente à medida que este se identifica e se une ao corpo de Cristo, a igreja verdadeira (1.22,23; ver Robert Shank, Elect in the Son (Eleitos no Filho). É uma eleição como a de Israel no AT (ver Dt 29.18-21; 2Rs 21.14 ).
(4) A eleição para a salvação e a santidade do corpo de Cristo são inalteráveis. Mas individualmente a certeza dessa eleição depende da condição da fé pessoal e viva em Jesus Cristo, e da perseverança na união com Ele. O apóstolo Paulo demonstra esse fato da seguinte maneira: (a) O propósito eterno de Deus para a igreja é que sejamos “santos e irrepreensíveis diante dele” (1.4). Isso se refere tanto ao perdão dos pecados (1.7) como à santificação e santidade. O povo eleito de Deus está sendo conduzido pelo Espírito Santo em direção à santificação e à santidade (ver Rm 8.14; Gl 5.16-25). O apóstolo enfatiza repetidas vezes o propósito supremo de Deus (ver 2.10; 3.14-19; 4.1-3, 13,14; 5.1-18). (b) O cumprimento desse propósito para a igreja como corpo não falhará: Cristo a apresentará “a si mesmo igreja gloriosa... santa e irrepreensível” (5.27). (c) O cumprimento desse propósito para o crente como indivíduo dentro da igreja é condicional. Cristo nos apresentará “santos e irrepreensíveis diante dele” (1.4), somente se continuarmos na fé. A Bíblia mostra isso claramente: Cristo irá “vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis, se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé e não vos moverdes da esperança do evangelho” (Cl 1.22,23).
(5) A eleição para a salvação em Cristo é oferecida a todos (Jo 3.16,17; 1Tm 2.4-6; Tt 2.11; Hb 2.9), e torna-se uma realidade para cada pessoa consoante seu prévio arrependimento e fé, ao aceitar o dom da salvação em Cristo (2.8; 3.17; cf. At 20.21; Rm 1.16; 4.16). Mediante a fé, o Espírito Santo admite o crente ao corpo eleito de Cristo (a igreja) (1 Co 12.13), e assim ele torna-se um dos eleitos. Daí, tanto Deus quanto o homem têm responsabilidade na eleição (ver Rm 8.29; 2Pe 1.1-11).
A PREDESTINAÇÃO. A predestinação (gr. proorizo) significa “decidir de antemão” e se aplica aos propósitos de Deus inclusos na eleição. A eleição é a escolha feita por Deus, “em Cristo”, de um povo para si mesmo (a igreja verdadeira). A predestinação abrange o que acontecerá ao povo de Deus (todos os crentes genuínos em Cristo).
(1) Deus predestina seus eleitos a serem: (a) chamados (Rm 8.30); justificados (Rm 3.24; 8.30); (c) glorificados (Rm 8.30); (d) conformados à imagem do Filho (Rm 8.29); (e) santos e inculpáveis (1.4); (f) adotados como filhos (1.5); (g) redimidos (1.7); (h) participantes de uma herança (1.14); (i) para o louvor da sua glória (1.12; 1Pe 2.9); (j) participantes do Espírito Santo (1.13; Gl 3.14); e (l) criados em Cristo Jesus para boas obras (2.10).
(2) A predestinação, assim como a eleição, refere-se ao corpo coletivo de Cristo (i.e., a verdadeira igreja), e abrange indivíduos somente quando inclusos neste corpo mediante a fé viva em Jesus Cristo (1.5, 7, 13; cf. At 2.38-41; 16.31).
Selados: É a marca de DEUS. Os Israelitas eram selados com a circuncisão feita na carne, por meio de mãos humanas, era sinal de aliança entre DEUS e seu povo. Agora somos selados , circuncidados no CORAÇÃO, pela palavra de DEUS que faz um profundo corte em nossa alma e nos dá o ESPÍRITO SANTO como selo de possessão de DEUS. PENHOR = Ver Jo 14 CADA PESSOA TEM DIREITO Á SALVAÇÃOA- Basta arrepender-se, At 3.19
B- Basta ter fé em Jesus, Jo 3.16
C- Basta apropriar-se da salvação garantida, Jo 1.12
LEITURAS IMPORTANTES: Dt 7.7-11 - O amor de DEUS é o fundamento da eleição de Israel 7 O SENHOR não tomou prazer em vós, nem vos escolheu, porque a vossa multidão era mais do que a de todos os outros povos, pois vós éreis menos em número do que todos os povos, 8 mas porque o SENHOR vos amava; e, para guardar o juramento que jurara a vossos pais, o SENHOR vos tirou com mão forte e vos resgatou da casa da servidão, da mão de Faraó, rei do Egito. 9 Saberás, pois, que o SENHOR, teu DEUS, é DEUS, o DEUS fiel, que guarda o concerto e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos; 10 e dá o pago em sua face a qualquer dos que o aborrecem, fazendo-o perecer; não será remisso para quem o aborrece; em sua face lho pagará. 11 Guarda, pois, os mandamentos, e os estatutos, e os juízos que hoje te mando fazer. MISERICÓRDIA... AOS QUE O AMAM. DEUS escolheu Israel movido pelo seu amor aos israelitas (vv. 7,8). Além disso, DEUS prometeu que cumpriria fielmente o seu concerto e usaria de misericórdia de geração em geração, para com os "que o amam e guardam os seus mandamentos" (cf. 6.4-9). Não somente o amor de DEUS dependia dessa atitude de amor e obediência, mas também disso dependia a prosperidade deles (vv. 13,14), sua saúde (v. 15) e seu triunfo militar (vv. 16-18).
Ap 13.8 - DEUS amou o mundo desde a sua fundação E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. CORDEIRO QUE FOI MORTO DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO. A morte redentora de CRISTO, pela salvação da humanidade, foi determinada por DEUS desde o início da criação do mundo (ver 17.8; Gn 3.15; 1 Pe 1.18-20).
17.8- ESCRITOS NO LIVRO DA VIDA, DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO. Estas palavras não poderão ser usadas para comprovar a eleição predeterminada do indivíduo para a salvação, ou perdição; pois, de acordo com a Bíblia, o nome de alguém pode ser apagado do livro da vida por infidelidade e abandono da fé (3.5; ver 13.8; cf. Sl 69.28). Gn 3.15 ESTA TE FERIRÁ A CABEÇA, E TU LHE FERIRÁS O CALCANHAR. Este versículo contém a primeira promessa implícita do plano de DEUS para a redenção do mundo. Prediz a vitória final da raça humana e de DEUS contra Satanás e o mal. É uma profecia do conflito espiritual entre a semente da mulher (i.e., o Senhor JESUS CRISTO) e a semente da serpente (i.e., Satanás e os seus seguidores; ver v.1). DEUS promete aqui, que CRISTO nasceria de uma mulher (cf. Is 7.14), e que Ele seria ferido ao ser crucificado, porém, ressuscitaria dentre os mortos para destruir completamente (i.e., ferir ) Satanás, o pecado e a morte, para salvar a humanidade (Is 53.5; Mt 1.20-23; 1Pe 1.18-20 As Escrituras deixam claro que a morte sacrificial de CRISTO na cruz é a razão da redenção do crente, i.e., sua libertação da escravidão ao pecado (cf. Ef 1.7; ver Hb 9.14).
1 Pe 1.2 - A eleição é segundo a presciência de DEUS Pai eleitos segundo a presciência de DEUS Pai, em santificação do ESPÍRITO, para a obediência e aspersão do sangue de JESUS CRISTO: graça e paz vos sejam multiplicadas.
A PRESCIÊNCIA DE DEUS. A presciência divina é o eterno amor e propósito de DEUS para com o seu povo, a igreja (ver Rm 8.29). Os "eleitos" são o conjunto dos verdadeiros crentes, escolhidos em harmonia com a resolução divina de redimir a igreja pelo "sangue de JESUS CRISTO", em "santificação do ESPÍRITO". Todos os crentes devem participar da sua eleição, procurando diligentemente tornar mais firme sua vocação e eleição (ver 2 Pe 1.5,10).
A predestinação (gr. proorizo) significa “decidir de antemão” e se aplica aos propósitos de DEUS inclusos na eleição. A eleição é a escolha feita por DEUS, “em CRISTO”, de um povo para si mesmo (a igreja verdadeira). A predestinação abrange o que acontecerá ao povo de DEUS (todos os crentes genuínos em CRISTO).
(1) DEUS predestina seus eleitos a serem: (a) chamados (Rm 8.30); justificados (Rm 3.24; 8.30); (c) glorificados (Rm 8.30); (d) conformados à imagem do Filho (Rm 8.29); (e) SANTOS e inculpáveis (1.4); (f) adotados como filhos (1.5); (g) redimidos (1.7); (h) participantes de uma herança (1.14); (i) para o louvor da sua glória (1.12; 1Pe 2.9); (j) participantes do ESPÍRITO SANTO (1.13; Gl 3.14); e (l) criados
(2) A predestinação, assim como a eleição, refere-se ao corpo coletivo de CRISTO (i.e., a verdadeira igreja), e abrange indivíduos somente quando inclusos neste corpo mediante a fé viva
No tocante à eleição e predestinação, podemos aplicar a analogia de um grande navio viajando para o céu. DEUS escolhe o navio (a igreja) para ser sua própria nau. CRISTO é o Capitão e Piloto desse navio. Todos os que desejam estar nesse navio eleito, podem fazê-lo mediante a fé viva
Rm 8.29 - Predestinados para sermos conforme à imagem de CRISTO Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
OS QUE DANTES CONHECEU. Neste versículo, conhecer de antemão é o equivalente a amar de antemão e é usado no sentido de "ter como objeto de estima afetiva" e "optar por amar desde a eternidade" (cf. Êx 2.25; Sl 1.6; Os 13.5; Mt 7.23; 1 Co 8.3; Gl 4.9; 1 Jo 3.1). (1) A presciência de DEUS, aqui, significa que Ele determinou desde a eternidade, amar e redimir a raça humana através de CRISTO (5.8; Jo 3.16). O objeto da presciência (ou do amor eterno) de DEUS aparece no plural e refere-se à igreja. Isso significa que o amor eterno de DEUS objetiva, principalmente, o corpo coletivo de CRISTO (Ef 1.4; 2.4; 1 Jo 4.19) e somente tem a ver com indivíduos à medida que estes integram esse corpo coletivo, mediante a fé permanente em CRISTO e a sua união com Ele (Jo 15.1-6). (2) O corpo coletivo de CRISTO alcançará a glorificação no porvir (v. 30). O crente, considerado à parte, não alcançará a glorificação, caso ele venha a separar-se do corpo de CRISTO, amado de antemão pelo Pai, e deixar de conservar sua fé no Senhor (vv. 12-14,17; Cl 1.21-23)
CONCLUSÃO: No próprio Éden, DEUS concede a liberdade para o homem escolher entre o certo e o errado, entre a vida e a morte, entre a natureza divina e a natureza carnal (Gn 3.1-13; Dt 30.19). A chamada para a salvação
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O termo "chamada", no original, é traduzido em Efésios 1.18 por "vocação", ou "chamamento". Diz respeito ao gracioso ato divino pelo qual Ele chama os pecadores para a salvação |
Esta chamada ocorre mediante a proclamação do Evangelho (Jo 1.10,11; At 13.46; 17.30; 1 Co 1.9, 18,24; 2 Ts 1.8-10; 2.14). | |
Segundo as Escrituras, é da vontade de DEUS que todos os homens sejam salvos (At 17.30; 1 Tm 2.3,4; 2 Pe 3.9 cf. Mt 9.13;). É uma vocação que opera para a salvação, fundamentada na escolha do homem (At 13.46-48). | |
A vocação divina para a salvação do homem é uma obra da qual a Trindade participa: é atribuída ao Pai (1 Co 1.9; 1 Ts 2.12; 1 Pe 5.10) ao Filho (Mt 1.28; Lc 5.32; Jo 7.37) e ao ESPÍRITO SANTO (Jo 14.16,17,26; 16.8-11; Jo 15.26; At 5.31,32). |
É para todos, individualmente. | A salvação é algo efetuado por DEUS de forma pessoal e singular: "...todo aquele que nele crê..." (Jo 3.16); "...aquele que vem..." (Jo 6.37); "...todo aquele que invocar..." (Rm 10.13); "...eu nele..." (Jo 15.5). |
DEUS nos predestinou para Ele, para a adoção de filhos, por meio de JESUS CRISTO, segundo o beneplácito de sua vontade (Ef 1.5). A eleição divina foi feita com base em seu amor por todos os seres humanos (Jo 3.16; 1 Tm 2.3,4). O cuidado de DEUS também é visto até mesmo para com os rebeldes (Ez 33.11). | |
Pedro afirma que DEUS não faz acepção de pessoas (At 10.34). | |
A decisão é pessoal, com conseqüências eternas em nossa vida. "quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado" (Mc 16.16)."Se com tua boca confessares... "(Rm 10.9). Os que não aceitam a JESUS como seu Salvador são os únicos responsáveis pelos seus atos, visto ser a vontade de DEUS que todos os homens se salvem (2 Tm 2.3,4). | |
O interesse de JESUS por todos é manifesto em sua pergunta, quando realçou claramente a dureza dos corações daqueles que o recusaram: "... não quereis vir a mim para terdes vida?" (Jo 5.40 cf. Mt 23.37). O evangelho é um presente de DEUS para todas as pessoas, cabe a cada uma delas aceitá-lo ou não. JESUS convida a cada um, indistintamente: "Vinde a mim..." (Mt 11.28); "... Aquele que tem sede venha e quem quiser receba de graça da água da vida" (Ap 22.17). |
SÍNTESE DO TÓPICO II - Os decretos eternos planejados por DEUS e executados por CRISTO incluem a salvação dos pecadores e a restauração de todas as coisas. SÍNTESE DO TÓPICO III - O ESPÍRITO SANTO faz morada na vida daqueles que recebem a salvação, os identifica como pertencentes a CRISTO e lhes garante a vida eterna.
SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO TOP1 O primeiro tópico tem por objetivo refletir a respeito da nova posição em CRISTO que o crente agora desfruta diante de DEUS. Assim, você pode abrir esta lição indagando aos alunos a respeito do que eles entendem por “nova posição em CRISTO”. É importante que você estabeleça o mínimo de tempo para ouvir as respostas e considerações deles. Aqui, a fim de adentrar na explicação do tópico, há a oportunidade de você fazer uma recapitulação do conceito e consequências do Pecado na vida do Homem e da provisão de DEUS para a salvação do ser humano como introdução ao fato de que, hoje, o crente tem uma nova posição diante de DEUS. Assim, você pode expor com clareza o conteúdo do primeiro tópico. SUBSÍDIO TEOLÓGICO TOP2
“Devemos reconhecer, já de início, ser o conhecimento a respeito de JESUS CRISTO igual e ao mesmo tempo diferente ao de outros assuntos. Como líder espiritual do Cristianismo, JESUS é o objeto do conhecimento e também da fé. Ele produz ainda, dentro de nós e mediante o ESPÍRITO SANTO, conhecimentos espirituais. Os cristãos acreditam universalmente que JESUS continua vivo hoje, séculos depois da sua vida e morte na Terra, e que Ele está na presença de DEUS Pai, no Céu. Mas esta convicção certamente provém da fé salvífica, mediante a qual a pessoa encontra JESUS CRISTO e é regenerada, por meio do arrependimento e da fé, tornando-se assim nova criatura. O conhecimento de JESUS como Salvador leva, através da experiência, ao reconhecimento imediato da existência pessoal de JESUS no presente. Dessa maneira, o conhecimento de JESUS é diferente do conhecimento do de outras figuras históricas” (HORTON, Stanley (Ed.). Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, p.302).
CONHEÇA MAIS TOP2
Doxologia - "[Do gr. doxa, glória + logia, palavra] Manifestação de louvor e enaltecimento a DEUS através de expressões de exaltamentos (DEUS seja louvado! Aleluia!) e hinos. A doxologia não pode vir desassociada da verdadeira adoração. Ela exige adoração" (Dicionário de Teologia, CPAD, p.152).
SUBSÍDIO TEOLÓGICO TOP3
“O ESPÍRITO SANTO como o Selo de nossa Fé em CRISTO (1.13). Essa é a primeira referência que aparece em Efésios a respeito do papel do ESPÍRITO SANTO na redenção. Daí em diante, Paulo raramente deixa de mencionar os aspectos de sua atuação na vida cristã. O crente é marcado, ou selado, em CRISTO com o selo do ESPÍRITO SANTO da promessa. Aqui encontramos duas questões: ‘selo’ e o ESPÍRITO SANTO da “promessa”:
1) Na antiguidade, o selo era um sinal de propriedade ou de posse pessoal. Concedendo o ESPÍRITO SANTO como um selo, DEUS nos marca em CRISTO, como aqueles que autenticamente lhe pertencem (cf.2 Co 1,2) [...].
2) A designação ‘prometido’, referindo-se ao dom do ESPÍRITO, como aparece em Atos 2, está relacionada principalmente à promessa de Joel 2.28,29, tal como foi interpretada e aplicada por Pedro no livro de Atos, e no restante do Novo Testamento. Quando Paulo empregou essa expressão em Efésios, quis dizer que o ESPÍRITO SANTO virá para transmitir ‘sabedoria e revelação’, a fim de podermos conhecer melhor a DEUS e sermos informados a respeito das implicações de nossa vida ‘em CRISTO’ (1.17-20) [...]” (ARRINGTON, French L.; STRONSTAD, Roger (Eds.). Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Vol.2. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, p.402). PARA REFLETIR - A respeito de “A Sublimidade das Bênçãos Espirituais em CRISTO”, responda:
• Qual é a característica de Efésios 1.3-14? O apóstolo Paulo apresenta uma sequência de texto que se caracteriza pela verdadeira adoração e bondade ativa de DEUS (1.3-14).
• De onde provêm as bênçãos espirituais? Obviamente que as bênçãos espirituais não são materiais, mas provenientes dos “lugares celestiais”, isto é, do reino espiritual.
• O que a frase “descobrindo-nos o mistério da sua vontade” (1.9) sinaliza? A frase “descobrindo-nos o mistério da sua vontade” (1.9) sinaliza a revelação da verdade que estava oculta aos santos de DEUS (Cl 1.26).
• O que a expressão “também vós” indica? Paulo muda do pronome “nós” (ele e os judeus) para o “também vós” (os gentios), indicando que em CRISTO os crentes de ambos os povos são herdeiros da promessa (1.11-13).
• Nos tempos bíblicos como era usado o selo? Nos tempos bíblicos, o selo era usado como sinal de propriedade e posse pessoal. SUGESTÃO DE LEITURA - JESUS CRISTO Nossa Glória; Ministério Dirigido por JESUS e O ESPÍRITO SANTO Glorificando a CRISTO. http://www.apazdosenhor.org.br