ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR - Lição 9



PROMESSAS DE DEUS PARA OS VENCEDORES
___/ ___/ ______


Versículo do dia
"Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.", Fp 3.14
Verdade aplicada
O crente que milita no exército de Cristo tem a promessa de que receberá o justo galardão.

Textos de Referência.
Ap 2.1-29

Introdução
Nesta lição estudaremos sobre as promessas existentes para os vencedores, bem como a responsabilidade e as armas que temos à nossa disposição. Não basta apenas está na batalha, urge militarmos com excelência.

#pontochave
"Deus nos chama para guerrearmos todos os dias de nossa vida. Estamos inscritos no exército de Cristo e nEle somos mais que vencedores".

1. ENTENDENDO A NOSSA BATALHA
Desde que aceitamos a Cristo com salvador, passamos a integrar o exército de Cristo; Ele nos alistou para uma grande obra, objetivando a salvação de almas e a destruição do poder do mal.

1.1. Nossa luta não é contra a carne e sangue e sim contra as hostes do mal
O apóstolo Paulo deixou bem claro que a nossa luta não é contra as pessoas e sim contra o diabo e seus anjos. Nosso adversário milita dia e noite, conspirando e armando ciladas para derrubar cristãos e prender pessoas ao que desagrada a Deus.
Nosso papel como soldados de Cristo é batalhar todos os dias, buscando forças em Deus para vencer o inimigo (Ef 6).
Cristo nos deu um exemplo glorioso ao vencer o diabo com a Palavra de Deus na hora da tentação.
Que possamos desenvolver nossa fé que é uma arma poderosa contra os ardis de Satanás.

1.2. Militamos contra um sistema mundano e maligno
O apóstolo do amor, João; deixou registrado em sua missiva que o "mundo jaz no maligno" (Jo 5.19). Em outra parte, adverte que o que existe no mundo é concupiscência da carne, dos olhos e soberba da vida (Jo 2.16).
Infelizmente temos visto o atuar das trevas em todas as esferas da sociedade; nos meios de comunicações, nas redes sociais, nos núcleos educandários e etc.
É perceptível as ideologias sociais e filosóficas, tais como o hedonismo - busca desenfreada pelo prazer; pragmatismo - os fins justificam os meios; relativismo - não existem verdades absolutas e pluralismo religioso - todos os caminhos levam a Deus.
Precisamos estar atentos para que não sejamos levados pelos enganos de Satanás, por isso, precisamos estar a todo momento com a nossa mente em alerta (Cl 2.8).

Refletindo
"A verdade da Palavra de Deus em nosso coração é suficientemente poderosa para nos fazer vencedores". Autor desconhecido 

2. PROMESSAS AOS VENCEDORES
Tomando como base as sete igrejas da Ásia, descritas no apocalipse, destacamos as promessas de Deus àqueles que vencerem o mundo e as investidas de Satanás.

2.1. Uma promessa para cada igreja
Se analisarmos as sete igrejas da Ásia, percebemos que cada uma delas recebeu uma promessa diferente. Observando o contexto, deparamo-nos com desafios, adversidades, tentações e perseguições diferentes. Estas promessas coadunam entre si mostrando que sempre haverá promessas para os que vencerem sua lida espiritual.
"Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.", Ap 3.21

2.2. Dificuldades da igreja
As igrejas do primeiro século sofriam as mais horríveis perseguições. Para a igreja de Esmirna, João, em sua revelação chega a dizer que o diabo lançaria alguns na prisão e enfrentaria prisão de dez dias (Ap 2.8-11).
Para os cristãos de Pérgamo, o texto é enfático ao dizer que naquela cidade existia o trono de Satanás (Ap 2.12-17). Nas outras igrejas, encontramos o mundanismo que entrou sorrateiramente no meio da igreja, bem como a frieza espiritual, fazendo com que os cristãos vivessem uma vida sem brilho e desmotivada.
Estas igrejas nos ajudam a entender que em todas as épocas têm os seus desafios, mas precisamos estarmos firmes e combater o bom combate de Cristo (Tg 1.12).

A Bíblia nos assegura que Deus cumprirá todas as Suas promessas. 

2.3. A natureza das promessas
Jesus ao fazer promessas aos irmãos do primeiro século, objetiva despertá-los para viver uma vida digna no Seu exército, pois haveria recompensas; como também exortá-los a batalhar pela causa do Evangelho.
Estas promessas têm caráter eterno e espiritual: para os vencedores de Esmirna a recompensa seria a coroa da vida; para os vencedores de Tiatira, autoridade e vara de ferro para reger as nações.
São as mais diversas promessas, então que venhamos a ser fieis ao Senhor para podermos lograr das recompensas reservadas aos santos vencedores. 

3. DEUS - GALARDOADOR DOS SANTOS
Uma das maiores certezas, é saber que Deus não comete injustiça no que tange à nossa batalha. O escritor aos Hebreus disse: "Deus não é injusto para esquecer do vosso trabalho", Hb 6.10.

3.1. A confiança de Paulo
Um dos maiores ícones do NT em trabalhar na obra de Deus, Paulo disse: Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, o qual o Senhor o reto juiz, me dará naquele dia (..)". Paulo tinha certeza no Deus que o ajudava a triunfar nas batalhas. Que possamos ter convicção que cada esforço valerá a pena diante de Deus.

3.2. A certeza das Escrituras
A Bíblia nos assegura que Deus cumprirá todas as Suas promessas. Em Tiago 1.12 ressalta que o homem que suportar a provação, depois de aprovado, receberá a cora da vida. Em Josué 21.45, vemos que nenhuma promessa falhou, tudo se cumpriu para a casa de Israel.
Apeguemo-nos às promessas de Deus em nossa vida, sabendo que alguns atributos do Seu caráter é a verdade, justiça e fidelidade; portanto, tudo pode mudar e passar, mas nEle não existe mudança e nem sobra de variação.
Vale a pena se dedicar e viver cada minuto nesta batalha, pois teremos a eternidade inteira para desfrutar de coisas que ao homem terreno é impossível imaginar (1 Co 2.9).

Conclusão
Salomão deixou registrado que melhor é o fim das coisas do que o início. O sábio rei sabia muito bem que muitas pessoas são vencidas pelo desânimo e cansaço, desistindo da batalha.
Que venhamos focar na promessa de Cristo todos os dias, sempre perseverando na fé, sabendo que nEle somos mais que vitoriosos.

Eu aprendi que:
Muitas são as aflições dos justos, mas ao perseverarmos, em Cristo somos mais que vencedores.

Fonte: Revista Betel Conectar

Pr Marcos André - contatos palestras, aulas e pregações: 48 998079439 (Claro e Whatsapp)