ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 7


AULA EM 17 DE MAIO DE 2020 - LIÇÃO 7
(Revista Editora Betel)

Tema: Confiança em tempo de aflição
Texto Áureo: Sl 56.11

INTRODUÇÃO
Professor(a), nesta lição apresente a situação que Davi vivenciou e o que representa para nós hoje.
"Os percalços fazem parte da vida cristã", o cristianismo é a religião mais difícil de ser praticada, devido à santidade que o Senhor requer de seus filhos, mesmo no meio de uma sociedade tão corrupta e pecadora, somos odiados por afirmar que seguimos ao Deus vivo e ao Seu Filho que venceu a morte, por isso, muitas vezes a vida cristã se torna complicada e árdua. O crente adquire maturidade quando entende isso.

"O enfrentamento passa por uma firme confiança em Deus", a confiança em Deus é a base que todo servo deve ter. Seria como um nível mais profundo de fé.
1. Contexto histórico
- "Davi estava fugindo de Saul", esse é o contexto histórico em que foi escrito esse salmo, durante a fuga de Davi da presença de Saul e sua ida a Gate.

1.1. O cântico das mulheres.
"Após Davi derrotar o gigante Golias, as mulheres de Israel vieram", note que se lermos do jeito que o comentarista colocou, podemos entender que foi logo após Davi derrotar Golias que as mulheres começaram a elogiá-lo, na verdade foi um pouco mais adiante, veja o verso anterior ao 7:
"E saía Davi aonde quer que Saul o enviasse e conduzia-se com prudência, e Saul o pôs sobre os homens de guerra; e era aceito aos olhos de todo o povo, e até aos olhos dos servos de Saul.", 1 Sm 18.5 Ou seja, Davi assumiu uma posição de destaque à frente do exército.
"as mulheres de Israel vieram até Saul cantando", parece afirmar que foram todas as mulheres, embora a Bíblia fale "as mulheres", não podemos entender ao pé da letra, pois foram muitas, mas não todas, muitas vezes ministérios são divididos por líderes que se comportam como Saul com medo de algum obreiro jovem que se destaca e também por parte dos membros que fazem questão de demonstrar suas preferências, Deus não se agrada da divisão no meio da igreja.

1.2. As ações dos inimigos de Davi.
- "procura abrigo entre os inimigos do povo de Deus", foi o lugar que Davi achou que Saul não iria com seu exército para o capturar e de fato ele não foi. Mas a título de comparação, alguns crentes que se sentem perseguidos no meio do povo de Deus, acabam indo se refugiar entre os que são contrários a fé (entre os ímpios, vão para o mundo) e isso pode gerar consequências terríveis.
"não é tanto quanto às pessoas, mas o espírito que influencia e usa as pessoas", assim como aconteceu com Saul, também acontece com as pessoas. Devemos entender que são espírito malignos que as oprimem e agem para que elas nos persigam. Isso pode acontecer fora e até dentro da igreja, quando um irmão em Cristo se deixa encher de inveja e ira, nesse caso devemos lutar contra a ação de Satanás na vida dos nossos irmãos.

1.3. Uma guerra inglória.
- "A guerra arquitetada por Saul contra Davi era inglória", ou seja, não traria glória à ninguém, não serviria para nada, assim como são as lutas e conflitos entre crentes, não traz nenhum benefício para o Reino de Deus.
"caça à pulga", professor(a), é interessante pedir para um aluno explicar o significado dessa expressão que Davi usou, indique alguém ou pergunte se alguém sabe.
Essa expressão significa afirmar que Davi não era ninguém em relação ao que representava o rei de Israel. Davi estava se humilhando e exaltando Saul.
"Davi, que estava acompanhado apenas de seiscentos soldados", se comparado com o exército de Saul esses seiscentos não eram nada, mas os militares a serviço de Saul estavam por obrigação e os seiscentos amavam a Davi, nessas condições então cada um dos soldados de Davi passa a valer por dez dos de Saul em batalha.
"Nessa atitude reprovável de Saul podemos inferir as nossas", o comentarista sugere colocar as nossas atitudes como comparação às de Saul, que por causa de uma canção começou a alimentar o ódio contra Davi e às vezes nós também criamos conflitos por coisas banais. Cada atitude mencionada na lição pode ser parecida como algum que cada aluno já tenha praticado ou viu alguém praticar, vale a pena mencionar todas e acrescentar outras.

2. A oração de Davi
2.1. Pedido de misericórdia.
- "O gigante agora era forte, voraz e persistente", se refere ao problema que o rei Davi estava enfrentando naquele momento, ou seja, os gigantes podem vir de várias formas, para uns pode ser um problema no lar, enquanto que para outros pode ser uma crise financeira, etc.
""Misericórdia" é uma das mais marcantes características de Deus", a misericórdia é a atitude de compaixão para com o culpado ou aquele que não tem condições de se defender. É sempre demonstrada do mais forte para com o mais fraco, do mais justo para com o injusto. Deus é o autor do conceito de misericórdia, o primeiro a exercê-la.

2.2. Levas em conta a minha peregrinação.
- "precisou percorrer um caminho.", só relembrando: ele fugiu da presença de Saul, foi para os filisteus, caverna de Adulão, terra de Moabe, terra de Judá, sempre fugindo do exército de Saul.
- "indica não apenas o conhecimento de Deus", ou seja, o fato de Deus ter conhecimento do que se passava com Davi. As expressões mencionadas indica que Deus sabia de tudo que estava se passando com Davi.

2.3. Faça a tua justiça.
- "Este por sua vez irou-se apenas por estar contaminado pela inveja", obviamente tudo estava no controle de Deus e era da permissão Dele para que Saul fosse removido do trono e Davi assumisse. Mas Deus primeiro faz Davi passar por etapas de aprendizado até estar pronto para o trono.
"O Novo Testamento, nas suas citações e ecos do Saltério", ecos do Saltério seria quando o Novo Testamento repete ou faz menção à doutrina implícita nos Salmos, Saltério é a coleção de Salmos bíblicos.
"remove da esfera de represália particular", quer dizer que no Novo Testamento "fazer justiça" não é entendido como vingança. Como se entendia em alguns pontos da Lei.

3. Confiança em tempo de crise

3.1. Louvor à Palavra de Deus.
- "Davi estava vivendo um paradoxo", o paradoxo ocorre quando as ideias e conclusões vão na contra-mão da situação ou da ideia geral. No caso aqui, as promessas de Deus eram um paradoxo, pois a situação demonstrava que tudo ia dar errado.
"Era preciso fazer uma escolha", esse aparente paradoxo leva o servo de Deus a fazer escolhas, pois o Senhor não se agrada do que fica em cima do muro e às vezes permite a situação apertar para Seus filhos fazerem escolhas.

3.2. O medo não prevalece diante da confiança.
"Há um paradoxo, temor versus confiança", professor(a), dependendo da classe você pode ser contestado nessa afirmação, pois na verdade, não há paradoxo na fala de Davi expressa no Salmo, Ele afirmou que no momento em que sentir temor, ele vai confiar. Nesse caso ele dá a entender que a confiança é manifestada no momento do medo.
"esconder-se em uma caverna", pode ser interpretada para os dias de hoje como, fugir para não enfrentar, ou se omitir, como muitos fazem.
"O medo faz parte do ser humano", o medo é uma reação natural diante do perigo, não é pecado, mas a falta de controle desse medo pode levar ao desespero e isso é uma ferramenta na mão de Satanás. Também o medo das coisas espirituais, paralisa o crente e demonstra falta de fé e isso não agrada a Deus.

3.3. A confiança que move à oração.
- "Notar que o salmista também menciona ações de graças", é interessante lembrar que "ações de graças" se refere a atitudes e não sentimento de gratidão, por isso o termo usado foi "ações". Quer dizer, não adianta ser grato, mas não fazer nada a respeito.
"assim, desfrutaremos da paz de Deus", nesse momento há muitos crentes com diversos problemas psicológicos nesses dias de COVID por não ter essa paz de Deus, não vêem as coisas com gratidão, são pessimistas ao extremo, e não confiam em Deus.

CONCLUSÃO
"prosseguirmos na jornada cristã", o Salmo 56 leva à maturidade, pois demonstra uma caminhada de sofrimento da parte de Davi e isso fez ele crescer como servo e líder.
Faça a revisão e convide os alunos à próxima aula.


Pr Marcos André

___________________________________________________________

Se houver alguma dúvida, tire pelo whatsapp 48 998079439 - Pr Marcos André
Para ofertar Clique aqui!

Pr Marcos André

Contatos Pr Marcos André: palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)  https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com