ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 8


AULA EM 24 DE MAIO DE 2020 - LIÇÃO 8
(Revista Editora Betel)

Tema: Apresentando ao Senhor nossos questionamentos
Texto Áureo: Sl 73.28

INTRODUÇÃO
Professor(a), nesta lição mostre a realidade de servir a Deus, deixei alguns exemplos pra você abordar.
"muito contribuem para nossas reflexões e orações", uma grande contribuição do Salmo é nos fazer saber que o adorador era falho e esteve a ponto de se desviar em um momento de dúvida acerca da fé.
1. Conflito existencial de Asafe
1.1. A bondade de Deus.
"Ele inicia e finaliza o salmo com declarações de fé", o salmista escreveu o Salmo 73 para relatar um problema que ele vivenciou no passado e não que estava passando, por isso ele já começa com uma conclusão acerca da bondade de Deus. Provavelmente, no momento em que ele passou pela dúvida, foi nessa bondade que ele pensava quando questionou o Senhor.
"deveriam prosseguir em um contínuo crescimento espiritual", na fé cristã, todo aquele que deixa de crescer em maturidade, conhecimento e graça, começa a perder a fé. Como se fosse uma regra da vida espiritual, se deixar de crescer começa a diminuir.

1.2. Resistindo à tentação.
- "esquecendo-se da bondade de Deus", o que aconteceu na verdade foi que ele avaliou as ações de Deus de um ponto de vista diferente. Ao olhar para a prosperidade dos ímpios Ele achou que deveria estar um pouco melhor financeiramente, que deveria ser mais abençoado por Deus, já que é servo do Senhor. Mesmo que não tenha declarado expressamente, mas foi a bondade de Deus que ele questionou.
"abalo na confiança do salmista e na certeza acerca da bondade", ao olhar em volta ele logo se esqueceu que, se Deus não nos enche de bens materiais, é para nos livrar de problemas que esses bens nos trariam em relação a fé, é simplesmente para não nos perder.
"Cristo resistiu à tentação promovida pelo diabo", foi num momento em que o Senhor Jesus viveu as adversidades humanas, solidão, fome, sede, e a fraqueza de um corpo humano sem a glória que Ele tinha no Seu trono no céu. Satanás trabalhou e trabalha nas nossas fraquezas humanas para nos desanimar.

1.3. A inveja.
- "para o fato de os ímpios não sofrerem em sua morte", é provável que o salmista se refira às dívidas, pois quando alguém morria naquele tempo, os credores cobravam as dívidas da família. Se os familiares fossem pobres ficavam em maiores dificuldades ainda.
"de eles esboçarem uma aparente alegria", na verdade, a alegria do ímpio não é aparente, eles realmente ficam alegres com as coisas que possuem, porém essa alegria é passageira, pois os bens se acabam, se estragam, ficam obsoletos e muitas vezes são roubados. Mas a alegria do servo de Deus é permanente, pois ele é feliz por ter algo que não se estraga, não pode ser roubado e nem fica obsoleto. A presença de Deus pelo Seu Espírito Santo.
"havia sérios problemas decorrentes da inveja", alguns crentes se juntam a ímpios e criticam os próprios crentes por acontecer essas coisas no nosso meio, mas essa é a realidade, a Igreja é para os pecadores como o hospital é para os doentes. Vamos ter que combater isso até o dia da redenção.

2. Vencendo o sentimento de inveja
- "outros querem usá-la como moeda de troca", tentando transformar a santificação em valores materiais, isso com certeza é pior do que atribuir pouco valor à santificação.
2.1. Entrou no santuário.
- "ao entrar no lugar de adoração", na verdade não foi só o fato de entrar no santuário, existem duas ações no texto, veja:
"Até que entrei no santuário de Deus; então entendi eu o fim deles.", Sl 73.17
Ele entrou e entendeu, só entrar não é suficiente, muitos hoje entram nas igrejas e saem vazios como entraram, mas se ficarem a apercebidos e os líderes souberem transmitir a mensagem de Deus, eles verão e entenderão o que Asafe entendeu.
"serviçal", alguns crentes orando dão várias ordens a Deus e aos anjos, usam frases como "Eu exijo", "Eu determino", e até "Eu profetizo" como se a profecia viesse de um desejo humano. Acho que esses crentes não entenderam quem está a serviço de quem.

2.2. Permitiu ser restaurado por Deus.
- "reconheceu que precisava de um "concerto"", o texto do Salmo 73 não afirma isso, é bom tomar cuidado com o que vai falar na aula. 
"precisaram passa pelo caminho da restauração", e esse caminho da restauração passa pelo santuário, por isso ninguém deve se afastar da comunhão dos santos, estar sempre na igreja, frequentar os cultos. Um crente anima o outro.

2.3. A prosperidade dos ímpio é temporária.
- "percebeu que a prosperidade dos ímpios é temporária", na verdade o que Asafe percebeu foi o destino dos ímpios e não a temporariedade da prosperidade deles, veja o que ele afirma no verso 17 "então entendi eu o fim deles." Sl 73.17 
O que Asafe percebeu foi que Deus tem juízo sobre os ímpios e é na igreja que percebemos essas coisas.
"e caíram em ruína, como, por exemplo, o rei Nabucodonosor [Dn 4].", se referindo à ocasião em que Nabucodonosor sofreu um castigo de Deus, passando a viver como animal. Deus pode abater algum ímpio orgulhoso assim nos dias de hoje, mas isso não pode ser encarado como regra, pois muitos ímpios permanecerão arrogantes até o Juízo Final.  

3. Clamando em meio à angústia
- "das festas e das realizações a alertar sobre a temporalidade delas", tanto a alegria das conquistas como as próprias conquistas são passageiras, tudo de material que se ganha aqui no mundo ficará por aqui.
"é preciso estar preparado para enfrentar todas as estações da vida", precisamos estar conscientes que há momentos bons e ruins, mas alguns crentes aprenderam que nunca podemos demonstrar tristeza ou frustração por sermos cristãos, como se não fossemos humanos. Não devemos desabafar em redes sociais, mas podemos sim chorar e lamentar, sempre aos pés do Senhor e também com os amigos sinceros.

3.1. Grito do aflito.
- "é marcado por um grito de aflição [Sl 77.1].", mais uma vez o comentarista fazendo inferências exageradas, a fim de reforçar o que pretende afirmar. Isso não é bom. O texto não diz que o salmista deu algum brado, ele apenas diz que clamou.
"mas poucos compreendem as doenças da alma", isso porque elas estão no interior da pessoa, alguns a escondem. Você pode estar falando com alguém que até sorri pra você, mas por dentro, essa pessoa pode estar a ponto de se suicidar.
"Nunca deixemos de apresentar nossas aflições ao Senhor", o crente também deve buscar amigos, fazer amizades é uma necessidade para todos nós. O ombro de um amigo e a oração de desabafo ao Senhor, pode ajudar a resolver problemas terríveis e curar a alma.

3.2. Os sintomas da aflição.
...

3.3. Restabelecendo a fé.
- "deixa de meditar nas suas tristezas e passa a meditar nas ações do Criado", aquilo com que ocupamos a mente, pode nos destruir ou nos ajudar, se um cristão só consegue pensar nas derrotas ele perde totalmente a esperança e muitos deixam a presença de Deus, mas se a pessoa meditar nas coisas que Deus já fez, seu coração se enche de esperança novamente.
"Lembra-se dos feitos do Senhor em prol do povo", se meditarmos na Palavra veremos tudo que Deus já fez pelo seu povo e isso nos dará esperança nas Suas promessas, por isso o estudo contínuo da Palavra de Deus é tão importante.

CONCLUSÃO
- "continuamos sendo "vasos de barro"", caracterizado pela fraqueza, assim somos nós, como vasos de barro, ainda que guarde um imenso tesouro como é o Espírito Santo, mas o vaso é muito fraco. É preciso vigiar e orar.
- Faça a revisão.


Pr Marcos André

___________________________________________________________

Se houver alguma dúvida, tire pelo whatsapp 48 998079439 - Pr Marcos André
Para ofertar Clique aqui!

Pr Marcos André

Contatos Pr Marcos André: palestras, aulas e pregações: 48 998079439 (Whatsapp). https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com