A RESSURREIÇÃO DOS JUSTOS E INJUSTOS

ESCOLA BÍBLICA
VALE DAS BENÇÃOS
ESCATOLOGIA BÍBLICA
Jovens e Adultos -07/07/2020
Lição 3
A RESSURREIÇÃO DOS JUSTOS E INJUSTOS
Aluno(a) __________________________________

Texto Básico:1Co 15.35-58

35.Mas alguém pode perguntar: "Como ressuscitam os mortos? Com que espécie de corpo virão?"
36.Insensato! O que você semeia não nasce a não ser que morra.
37.Quando você semeia, não semeia o corpo que virá a ser, mas apenas uma simples semente, como de trigo ou de alguma outra coisa.
38.Mas Deus lhe dá um corpo, como determinou, e a cada espécie de semente dá seu corpo apropriado.
39.Nem toda carne é a mesma: os homens têm uma espécie de carne, os animais têm outra, as aves outra, e os peixes outra.
40.Há corpos celestes e há também corpos terrestres; mas o esplendor dos corpos celestes é um e o dos corpos terrestres é outro.
41.Um é o esplendor do sol, outro o da lua, e outro o das estrelas; e as estrelas diferem em esplendor umas das outras.
42.Assim será com a ressurreição dos mortos. O corpo que é semeado é perecível e ressuscita imperecível;
Se há corpo natural, há também corpo espiritual.
43.é semeado em desonra e ressuscita em glória; é semeado em fraqueza e ressuscita em poder;
44.é semeado um corpo natural e ressuscita um corpo espiritual.
45.Assim está escrito: "O primeiro homem, Adão, tornou-se um ser vivente"; o último Adão, espírito vivificante.
46.Não foi o espiritual que veio antes, mas o natural; depois dele, o espiritual.
47.O primeiro homem era do pó da terra; o segundo homem, dos céus.
48.Os que são da terra são semelhantes ao homem terreno; os que são dos céus, ao homem celestial.
49.Assim como tivemos a imagem do homem terreno, teremos também a imagem do homem celestial.
50.Irmãos, eu declaro a vocês que carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus nem o que é perecível pode herdar o imperecível.
51.Eis que eu digo um mistério: Nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados,
52.num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados.
53.Pois é necessário que aquilo que é corruptível se revista de incorruptibilidade, e aquilo que é mortal se revista de imortalidade.
54.Quando, porém, o que é corruptível se revestir de incorruptibilidade e o que é mortal de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: "A morte foi destruída pela vitória".
55."Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu aguilhão?"
56.O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a Lei.
57.Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.
58.Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil.

Texto Devocional: Fl 3.21 - Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.

Introdução: O termo “Ressurreição”, segundo definição do dicionário da Língua Portuguesa, é um substantivo feminino com origem no termo latino resurrectio cujo significado aponta para o ato de ressurgirvoltar à vida. É diferente de reencarnação, porque implica em que a pessoa regressa à vida sendo a mesma pessoa.(significados.com.br). Desta forma, devemos entender o ato de ressuscitar sempre em referência ao corpo que uma vez morto, foi sepultado, e por uma intervenção divina, volta a vida. O espírito não morre, quando uma pessoa morre, o que ocorre é a separação entre o corpo e o espírito. Na ressurreição, segundo a Bíblia os três se unem novamente, formando uma tricotomia. Contudo, devemos fazer diferença entre os casos de ressurreição apresentados na Bíblia como o de Lázaro, o da filha de Jairo, de Dorcas e casos semelhantes, pois em todos estes casos eles voltaram a morrer. Sendo assim, seria mais correto entender tais casos como casos de restauração à vida natural. O único caso de ressurreição apresentado ao longo das Escrituras em que a morte não teve mais nenhum poder de ação contra o ressuscitado foi o Senhor Jesus. Rm 6.9 - Sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre ele. Nesse caso devemos entender que a Bíblia apresenta uma “ressurreição” com uma definição diferente do dicionário, pois fala de uma volta a vida para não mais morrer. Na ressurreição apresentada na Escatologia Bíblica o gérmen da vida física, isto é, seu princípio, sua origem, é revestido dum corpo glorificado e espiritual. 2Co 5.4 - Porque também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos carregados; não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida. 

I. AS RESSURREIÇÕES COMO VISTAS NA BÍBLIA.
Jo 5.28,29 - Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.

Na teologia, a morte e a ressurreição do Senhor Jesus são os aspectosfundamentais da mensagem do Evangelho de redenção. Paulo chega a afirmar nos seus textos que a morte e a ressurreição de Jesus garantem a justiça para todos aqueles que creem, juntamente com a libertação do pecado, da morte e da lei. Contudo, Daniel 12:2 resume dois destinos muito diferentes que a humanidade pode enfrentar: "Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno." Então devemos entender que todos vão ressuscitar dos mortos, contudo, nem todos compartilharão do mesmo destino. O Novo Testamento revela detalhes adicionais das ressurreições distintas para os justos e injustos. Somente os justos receberão corpos glorificados, semelhantes ao corpo de Jesus após a Sua ressurreição. Os incrédulos, na sua ressurreição, receberão apenas um corpo, e esse não glorificado, no qual poderão sofrer durante a eternidade. At 24.15 - Tendo esperança em Deus, como estes mesmos também esperam, de que há de haver ressurreição de mortos, assim dos justos como dos injustos.

1. A PRIMEIRA RESSURREIÇÃO.
Ap 20.6 Felizes e santos os que participam da primeira ressurreição! A segunda morte não tem poder sobre eles; serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele durante mil anos.

A "primeira Ressurreição " beneficiará diretamente a todos os justos que faleceram até o tempo da segunda vinda de Cristo. Essa ressurreição realizar-se-á, no ato do arrebatamento da Igreja, e também durante o período da Grande Tribulação em grupos sucessivos. 1Co 15.23 Mas cada um por sua vez: Cristo, o primeiro; depois, quando ele vier, os que lhe pertencem. O termo "ordem" ou “vez”, dependendo da tradução, no texto em apreço significa literalmente uma fileira ou formação militar, sugerindo, portanto, que na ressurreição dos justos haverá vários grupos. Notemos agora três grupos específicos:

a. CRISTO, AS PRIMÍCIAS. A primeira ressurreição ocorre em vários estágios. O Senhor Jesus Cristo é apresentado como a "primícias", 1Co 15:20 Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias entre aqueles que dormiram. caminho para a ressurreição de todos os que creem, foi aberta no ato da ressurreição de Jesus. Houve uma ressurreição dos santos de Jerusalém , que pode ser incluída em nossa consideração da primeira ressurreição. Mt 27:52-53 Os sepulcros se abriram, e os corpos de muitos santos que tinham morrido foram ressuscitados. E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição de Jesus, entraram na cidade santa e apareceram a muitos. Cristo é as "primícias" dos que dormem no Senhor. Cl 1.18 Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia.

b. A COLHEITA GERAL. A ressurreição dos "mortos em Cristo" acontecerá especificamente no retorno do Senhor, no arrebatamento da Igreja. 1Ts 4:16 Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro... Esta é a ressurreição quase total dos justos dentre os mortos por isso mesmo é chamada de colheita geral. Atingirá todos mortos tanto no Antigo como no Novo Testamento e até os nosso dias. No AT morreram na esperança de Cristo. No NT e nos nossos dias morreram salvos pelo Senhor Jesus.

C. AS RESPIGAS DA COLHEITA. As "respigas" da primeira Ressurreição serão os mártires recolhidos durante a segunda metade da Grande Tribulação. Ap 20.4 Vi tronos em que se assentaram aqueles a quem havia sido dada autoridade para julgar. Vi as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus. Eles não tinham adorado a besta nem a sua imagem, e não tinham recebido a sua marca na testa nem nas mãos. Eles ressuscitaram e reinaram com Cristo durante mil anos. Estes mártires embora não tenham sido arrebatados, conseguiram se manterem fiéis durante o reinado do anticristo, por isso foram mortos
São chamados de “respigas” baseado em um costume antigo do povo judeu quando saiam para a colheita.Lv 23.22 "Quando fizerem a colheita da sua terra, não colham até as extremidades da sua lavoura nem ajuntem as espigas caídas da sua colheita. Deixem-nas para o necessitado e para o estrangeiro. Eu sou o Senhor, o Deus de vo cês".

A primeira ressurreição será o cumprimento das promessas referente a redenção final daqueles que entregaram suas vidas a Deus e foram salvos na Pessoa do Senhor Jesus Cristo. Ap 11.18 As nações se iraram; e chegou a tua ira. Chegou o tempo de julgares os mortos e de recompensares os teus servos, os profetas, os teus santos e os que temem o teu nome, tanto pequenos como grandes, e de destruir os que destroem a terra".

II. A SEGUNDA RESSURREIÇÃO.
Ap 20.5 O restante dos mortos não voltou a viver até se completarem os mil anos...

A "segunda ressurreição" abrangerá a todos os iníquos mortos de todos os séculos. desde o tempo de Adão, e realizar-se-á após o Milênio, no tempo da renovação da terra por fogo. É chamada de segunda morte. Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicários, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte Ap 21:8. Portanto, será 1.000 anos distante da primeira ressurreição. Estes “restantes” dos mortos são os ímpios que ressuscitarão para vergonha e desprezo eterno, ressurgirão para o julgamento no trono branco. Ap 20 13-15 O mar entregou os mortos que nele havia, e a morte e o Hades entregaram os mortos que neles havia; e cada um foi julgado de acordo com o que tinha feito. Então a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte...

CONCLUSÃO:
A Bíblia enfatiza que a primeira ressurreição é para os bem aventurados, os santos que reinarão com Cristo no Milênio. “Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos” Ap 20:6. Porém, a Segunda Ressurreição será para aqueles que rejeitaram a redenção efetuada pelo Senhor Jesus, e por isso terão de enfrentar a Segunda Morte. Ap 20 .14,15 Então a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte. Aqueles cujos nomes não foram encontrados no livro da vida foram lançados no lago de fogo.
http://muraldabiblia.blogspot.com