Adolescentes – Currículo do Ano 2: História da Igreja para adolescentes Lição 01: Por que estudar história?

 Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Por que estudar história?
- Depois, utilizem a dinâmica “História de Vida”.
- Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um métodoque está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham uma excelente e produtiva aula!


Dinâmica: História de Vida
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a história da igreja, através da contextualização da história de vida do aluno.
Material:
01 caixa de sapato coberta com papel madeira ou outro tipo de papel liso
½ folha de papel ofício para cada aluno
01 caneta para cada aluno
Procedimento:
- Entreguem para os alunos a metade de uma folha de papel ofício.
- Peçam para que escrevam o nome deles e pelo menos 05 coisas que já aconteceram com eles.
- Quando eles terminarem, apresentem uma caixa de sapato com tampa.
- Peçam para que eles falem o que escreveram.
- Depois, solicitem que os alunos coloquem os papéis dentro da caixa.
- Falem: O que vocês falaram se referem as coisas que já aconteceram com vocês, isto é, os acontecimentos ocorridos fazem parte da história passada de vocês, por isso os papéis foram colocados dentro da caixa, representando o que já passou.
Vocês estão vivendo hoje os acontecimentos da história de vida de vocês no tempo presente. A tampa da caixa representa o tempo presente. O que vocês estão fazendo no tempo presente que podemos escrever na tampa da caixa?
Aguardem as respostas dos alunos e escrevam na tampa da caixa.
- Depois, falem da importância da história de vida de cada aluno, o que já aconteceu e o que está acontecendo.
- Em seguida, enfatizem a importância de estudar a história da igreja.
- Falem: Que tal começarmos a falar sobre isto?
Então, comecem a explanação da lição.
Por Sulamita Macedo.