ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 10


AULA EM 7 DE JUNHO DE 2020 - LIÇÃO 10
(Revista Editora Betel)

Tema: Rendendo Graças ao Senhor
Texto Áureo: Sl 118.1

INTRODUÇÃO
Professor(a), nesta lição apresente aos alunos a necessidade e o dever de exaltar a Deus pela sua bondade e seus feitos, com atitudes de gratidão.
1. Louvor como resultado da confiança

1.1. Parte integrante dos Salmos do Hallel.
""Hallel" significa "Louvor", essa palavra está em hebraico e a sua pronúncia é simples, o "H" tem som de "R" e o "a" tem som de "u", então Hallel se pronuncia: "Ruleu".
- "Constituem os salmos de exaltação dos atributos de Deus e à Sua obra", diferentes de algumas canções hoje que equiparam Deus ao ser humano, e fazem diversas exigências e determinações para Deus. Alguns hinos servem para dizer como Deus está a nosso serviço.
"por ocasião da última Santa Ceia", nós a classificamos como Santa Ceia, mas para os discípulos foi como uma ceia normal de páscoa. Era a tradicional ceia da páscoa celebrada todo ano.
"tratava-se de um Hallel, por meio do qual expressaram gratidão", os comentaristas chegaram a essa conclusão pela ceia de páscoa ser um memorial à saída do povo de Israel do Egito e por isso demonstravam gratidão.

1.2. Título.
- "título que apresente uma ocasião história para sua composição", se refere a algum assunto dentro do Salmo que possa demonstrar em que momento ele foi escrito, por exemplo: se o Salmo falasse do Templo de Salomão então saberíamos que foi escrito após a sua construção.
- "encaixa perfeitamente no retorno do cativeiro", chegou-se a essa conclusão pelo assunto abordado, pois o Salmo está falando de punição da nação pelas mãos dos outros povos.
"fez um voto de contar as grandes obras do Senhor", essa é a ideia básica do culto de ações de graças, nos Salmos temos o ensinamento sobre esse tipo de evento, anunciar os feitos do Senhor, hoje nós fazemos os cultos em ações de graças sempre que recebemos uma vitória pelas mãos de Deus.

1.3. Um salmo que expressa gratidão.
- "Ralph H. Alexander", é um professor de Antigo Testamento hebraico e presidente da Divisão de Estudos Bíblicos de Western Conservative Baptist Seminary, em Portland no estado do Oregon nos Estados Unidos.
"não pode deixar de ser agradecido por isso", até Nabucodonosor quando declarou sobre o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, falou com expressão de louvor e ele nem era convertido:
"Por mim, pois, é feito um decreto, pelo qual todo o povo, e nação e língua que disser blasfêmia contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, seja despedaçado, e as suas casas sejam feitas um monturo; porquanto não há outro Deus que possa livrar como este.", Dn 3.29

- "O louvor conduz regularmente à ação de graças", não sei se isso é verdadeiro, vejamos: a ação de graças é a demonstração com atitudes de que somos gratos a Deus, atualmente vemos pessoas que louvam e até choram na adoração, mas suas atitudes estão longe de demonstrar gratidão a Deus.

2. O caráter de Deus

2.1. Louvei ao Senhor porque Ele é bom.
- "motivo para louvar ao Senhor consiste no fato dEle ser bom", pela lógica devemos adorar a Deus todos os dias por esse motivo, além de muitos outros. Imagina se o Deus Altíssimo e Todo-Poderoso fosse ruim, que desolação seria na humanidade?
"Tony Evans", é um pastor americano, palestrante e escritor muito solicitado para ministrações nos Estados Unidos.

2.2. Louvai ao Senhor porque a Sua benignidade é para sempre.
- "são encontradas em diferentes versões da Bíblia", significa que o termo hebraico que aqui foi traduzido como "benignidade", em outras versões recebeu outra tradução, como amor, graça ou misericórdia.
"Strong", (1836 – 1921)  foi um filósofo e teólogo da igreja batista autor de uma das mais famosas teologias sistemáticas que existe.


2.3. O Senhor é aquele que escuta.
...


3. O agir de Deus

3.1. Aquele que concede a luz.
- "registram que Ele nos dá a sua luz ou Ele é a nossa luz", no hebraico do Antigo Testamento dar a luz poderia também significar trazer a vida, ou dar vida, como a mãe fazia ao ter um filho, mas no Salmo está mais para tirar a pessoa da escuridão espiritual. O salmista está agradecido por Deus tê-lo tirado das trevas.
"é automaticamente abençoado, por fiat divino", "fiat" é uma palavra do latim que significa "haja", significa que a pessoa é abençoada pelo haja de Deus, a autoridade e poder de Deus de criar. Na Vulgata Latina a expressão de Gn 1.3 onde Deus disse Haja luz aparece em latim como "Fiat lux".

3.2. Aquele que dá força.
- "somente são vencidas em decorrência do Senhor fortalecer", obviamente, as batalhas dos filhos de Deus, quando um filho de Deus entra numa questão sem que Deus o tenha permitido, o Senhor mesmo veda a vitória, para que a pessoa não se acostume a ser rebelde.
"indubitavelmente, seremos vitoriosos", porém pode acontecer de não vencermos uma ou outra batalha, mesmo estando na presença do Senhor, nesse caso é porque tem um vitória muito maior à frente.

3.3. A pedra angular.
- "a pedra que os edificadores rejeitaram", na época da composição deste Salmo os edificadores de uma obra escolhiam as pedras para fazerem parte da construção e as mais perfeitas eram colocada como cabeça do ângulo ou pedra da esquina.
"A pedra angular também se refere à pedra mais importante", era a pedra que servia de base para assentar as demais. Fig 1 Note na figura como a pedra de esquina servia de medida para as demais.
"a pedra de remate", nas construções mais elaboradas da época se usava a pedra angular como arremate, como nas construções dos arcos de pedras Fig 2.
- "Jesus cita este verso aplicando a Si", significa que Cristo seria a principal pedra de uma nova construção, a Igreja.


CONCLUSÃO
- Faça a revisão.
Convide os alunos para a próxima aula.


Fig 1


Fig 2


___________________________________________________________

Se houver alguma dúvida, tire pelo whatsapp 48 998079439 - Pr Marcos André
Para ofertar Clique aqui!

Pr Marcos André   https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com