ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio para a Lição 11


AULA EM 14 DE JUNHO DE 2020 - LIÇÃO 11
(Revista Editora Betel)

Tema: Celebrando a Palavra de Deus
Texto Áureo: Sl 119.105

INTRODUÇÃO
Professor(a), nesta lição busque o entendimento dos alunos em relação a este Salmo e tente animá-los a sua leitura e meditação.
"os benefícios de ter uma vida pautada nos preceitos", apesar de serem cânticos, os Salmos têm muito a nos ensinar, eles mostram como o salmista é feliz, mesmo em meio a tantas dificuldades, como ele louva ao Senhor. Isso tem o poder de nos estimular, pois os tempos em que vivemos podem ser desanimadores para a maioria das pessoas, mas os que servem ao Senhor têm um motivo especial para louvar a Deus e se alegrar.
"qual é o caminho daqueles que têm uma aliança com Deus", caminho fala de procedimento, ou seja, os Salmos mostram qual deve ser o procedimento dos que têm essa aliança com o Criador. Não é o mesmo procedimento do mundo.

1. Um Salmo sobre a Palavra de Deus

1.1. Salmo acróstico.
 - "um acróstico na modalidade abecedário", lembrando que o acróstico é um texto onde cada letra de uma palavra forma uma frase ou verso, no caso da modalidade abecedário são as letras do alfabeto que formam o verso, e convém destacar que o alfabeto em questão aqui é o hebraico.
"abrangia o comprimento, largura e profundidade no andar das pessoas com Deus", se refere à Palavra de Deus, ela abrange todas as dimensões do andar dos servos de Deus.
"desta o abecedário era um símbolo apropriadíssimo", é como se a inspiração do salmista também envolvesse o poder da linguagem escrita, por estar falando da Palavra de Deus e de fato envolve. A inspiração dos que escreveram e escrevem sobre as coisas de Deus vem do Espírito Santo e Ele usa os fatos e as coisas ao redor do escritor como subsídios e ferramentas. 

1.2. A Lei e o Testemunho.
- "primeiro termo utilizado pelo salmista para designar a Palavra de Deus", a Lei foi a primeira parte da Bíblia que foi escrita, compreende os cinco primeiros livros, depois vieram os livros poéticos, os históricos e os proféticos. Como a Lei foi o primeiro nome designado para a Palavra de Deus, quando surgiram as profecias e os Salmos ainda se chamava a Palavra de Deus de a Lei do Senhor.
"Aqueles que não a observam sofrerão as devidas sanções", essas sanções podem ocorrer agora e no porvir, por exemplo, a Bíblia dá várias orientações sobre relacionamento, os que não seguem essas orientações tendem a ter relacionamentos infelizes. A Bíblia também tem mandamentos sobre vida cristã e os que não o seguem não terão vida com Deus  e nem salvação.

1.3. Os teus mandamentos e os teus estatutos.
- "mandamentos, ou, em algumas versões preceitos", os livros de Provérbios e Eclesiastes são constituídos de conselhos de sabedoria, o restante é de mandamentos e exemplos. Se deixarmos de seguir os conselhos passaremos uma vida mais problemática e se deixarmos de seguir os mandamentos e imitar os bons exemplos, só teremos essa vida, pois a eternidade será sem Deus.
"Esse termo reforça a ideia de obrigação das ordenanças estabelecidas", como Deus é Todo-Poderoso, Ele poderia tranquilamente nos obrigar a fazer tudo o que ordenou, mas para manter o livre-arbítrio Ele estabeleceu esses estatutos para seguirmos tendo como consequências para os que não seguem o afastamento do Reino do Senhor.  



2. Algumas qualidades das Escrituras

2.1. Justiça.
- "A justiça está ligada a ideia de legitimidade.", é interessante perguntar aos alunos qual é a diferença entre legalidade e legitimidade. Pergunte se alguém leu essa parte da lição, e se leu, o que entendeu disso. Na verdade os dois termos são correlatos, porém um deles complementa o outro. 
"legalidade fala de seguir determinados procedimentos", ou seja, é estar dentro da lei que regula tais procedimentos. 
"Podemos ter leis que seguem o procedimento, mas não observam os valores da sociedade em que foram inseridas.", as parteira no Egito no tempo em que faraó ordenou que se matassem os meninos após o parto, não seguiram o decreto, porque a ordem era uma lei, mas não era legítima.

2.2. Doce.
- " A Lei do Senhor não é amarga, azeda e ácida.", essa afirmação vai em contraposição ao rigor imposto pela lei do Senhor. Convém lembrar que a visão nossa e a dos hebreus do Antigo Testamento estão em épocas diferentes, como vivemos na graça achamos que a Lei é rigorosa ao extremo.
"O "amargo" pode se referir aos pecados ocultos revelados,", isso porque na referência de Ap 10.9-10 nos mostra que ao comer o livro, o servo sentiu um amargo na barriga, é possível que esteja se referindo à revelação que a Palavra faz do pecado oculto.

2.3. Verdade.

3. Os benefícios das Escrituras
- "esta liberdade é justamente resultado do viver procurando seguir os preceitos", essa é a verdadeira liberdade, poder descansar em tranquilidade por estar com a consciência limpa diante de Deus, enquanto que aquele que deixa os preceitos do Senhor se torna escravo do pecado, prisioneiro do inferno. É uma falsa liberdade, pois a pessoa pensa que é livre para fazer o que quer, mas é escravo do diabo.

3.2. Estabilidade.
- "relações humanas podem mudar em um piscar de olhos", isso porque somos falhos, então nossas relações podem ser abaladas por fatores externos, até mesmo os crentes podem sofrer isso, porém no meio ímpio notamos alguns fatos terríveis. Às vezes em fastas regadas à bebidas alcoólicas, vemos pessoas brincando no início e brigando de faca no final.
"ainda que a circunstância pareça querer afetar-me, continuo a meditar", mesmo sendo falhos, podemos e devemos manter nosso relacionamento com o Senhor e Sua Palavra, nos momentos mais difíceis o apóstolo recomenda orar e nos momentos de tranquilidade a louvar. O que não pode é se afastar de Deus.
"Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores.", Tg 5.13

3.3. Vida.
- "Há uma íntima relação entre vida e Palavra de Deus", se referindo é claro, à vida eterna, pois se vivermos à luz da Palavra do Senhor alcançaremos a vida eterna em Deus.
"Pela palavra proferida por Jesus, Lázaro saiu da sepultura", esse milagre ilustra bem o que é ter vida pela Palavra que sai da boca de Jesus, Lázaro reviveu literalmente, e assim também cada um de nós teremos vida eterna se dermos ouvidos à Palavra do Mestre, ainda que seja dentro de uma caverna.
"leitura e meditação bíblica somente são possíveis em condições tranquilas e favoráveis", de fato, para fins de estudo e aprendizado teológico, a meditação é melhor num ambiente tranquilo, porém, para ter experiências diversas com Deus a meditação bíblica deve ocorrer em todo lugar em todo tempo. Quem é leitor da Bíblia não

CONCLUSÃO
Faça a revisão.
Convide os alunos para a próxima aula. Tema: Edificando a família com temor e confiança no Senhor

___________________________________________________________

Se houver alguma dúvida, tire pelo whatsapp 48 998079439 - Pr Marcos André
Para ofertar para essa obra Clique aqui!

Pr Marcos André

Contatos Pr Marcos André: palestras, aulas e pregações: 48 998079439 (Whatsapp).
https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com