ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 12


AULA EM 21 DE JUNHO DE 2020 - LIÇÃO 12
(Revista Editora Betel)

Tema: Edificando a família com temor e confiança no Senhor
Texto Áureo: Sl 128.1

INTRODUÇÃO
Professor(a), nesta lição você vai ensinar coisas pertinentes ao comportamento do cotidiano e nas decisões importantes da vida.
"nos levam à reflexão quanto à necessidade", parece fazer uma contraposição às canções de hoje, onde se enfatiza muito a melodia e a performance dos cantores, enquanto dos salmos não se preservou a melodia, mas sobressalta grandemente a mensagem que as letras nos transmite. São Salmos profundos para meditação.

1. Salmo 127 e Salmo 128 

1.1. Cânticos de peregrinação.
"saíam de vários lugares para irem a Jerusalém", antes do cativeiro babilônicos os mais espirituais saíam de todas as partes de Israel, mas após o cativeiros vinham judeus de todas as partes do mundo conhecido, por isso falavam vários idiomas, como se vê no dia de Pentecostes.
"ou dos Degraus", uma teoria para esse nome: é que devido a cidade de Jerusalém estar situada em uma cadeia de montanhas, era uma longa subida, daí o nome cânticos dos degraus.
"por meio desses salmos, Israel glorificava os benefícios e o agir de Deus", uma das ideias dos Salmos, além de adoração, era o ensino, dessa forma os judeus tinham uma aula de história. Como é bom ouvir um louvor que conta uma história bíblica.

1.2. A provisão divina aos Seus.
Esse subtópico é um esboço dos Salmos estudados.
"A primeira está relacionada ao lar", vai do verso 1 até o 2, a partir daí começa a segunda parte que vai do 3 até o 5.

1.3. O temor a Deus e a obediência fazem a diferença.
- "a mulher trabalhando no interior da casa", essa ideia está fora dos padrões atuais onde o pai e a mãe trabalham. Sabemos que não há nada de errado em a mulher trabalhar, mas o ideal é que um dos dois fique em casa para a educação dos filhos no dia-a-dia. Se a mulher ganhar mais que o esposo e  houver acordo entre eles, não há problemas em o homem ficar em casa, ser "do lar". Atualmente com a tecnologia, dá pra desenvolver atividades em casa que remuneram.
"dificuldades também na vida daqueles que estão em Cristo", a afirmação de que Cristo resolve todos os nossos problemas é uma falácia de pregadores sem experiência e que não conhecem Bíblia, Jesus resolve o maior de todos os problemas, a salvação, os demais Ele nos dá as orientações e a força para enfrentarmos.

2. Somos dependentes de Deus

2.1. O Senhor que edifica.
- "edificar no sentido de construir.", apesar de sermos nós que tomamos as decisões, o Senhor sempre nos dá a orientação do melhor caminho. O Espírito de Deus nos orienta acerca de casamento, porta de emprego, compra de casa, carro, educação de filhos e etc. Basta pedirmos a orientação a Ele. Isso é deixar que Deus edifique nossa casa.
"é de suma importância submeter os planos e sonhos, também quanto a constituir uma família, ao Senhor", lembrando que Deus dá a orientação para os Seus servos, mas quem toma a decisão somos nós. O problema é que muitos tomam decisões sem, nem sequer, consultarem a Deus. Outros ouvem a orientação de Deus, mas seguem a vaidade de seus corações.

2.2. O Senhor que guarda a cidade.
- "se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela", note que essa parte do Salmo está falando de segurança, e não devemos entender somente como segurança física, mas também segurança financeira, espiritual, emocional, etc. 
"o sábio luta e trabalha sob à graça e as orientações do Espírito do Senhor", junto com o que foi dito anteriormente, nós lutamos, nós trabalhamos, tomamos as decisões, vivemos, mas se quisermos ter sucesso precisamos seguir as orientações de Deus para a nossa vida por meio do Seu Espírito Santo.

2.3. Ele dá sono.
- "bênção divina está sobre os amados de Deus, de modo que podem descansar", parece coisa pequena, mas ter um momento de descanso vale muito para aqueles que estão em aflição, para uma mãe que não sabe se o filho voltará para casa vivo, para um pai que não sabe se continuará empregado após a pandemia, para um homem de negócios que pode perder tudo pela variação do mercado, etc. A paz de espírito é a que Jesus oferece e que muitos não possuem. Só Deus pode dar.

3. Os benefícios do temor a Deus

3.1. Bem aventurança.
"felicidade plena. Completa satisfação", um problema que surge é o conceito de felicidade. Pois para muitos a felicidade é ter uma família, um emprego, os sonhos realizados, etc. Mas essa felicidade é a que foi ensinada nos contos de fada. A verdadeira felicidade, a felicidade plena, é ter Deus, ser amigo de Deus, ter a salvação em Cristo. O restante: família, emprego, casa e sonhos são acrescentados conforme a necessidade e vontade do Senhor.
"a verdadeira felicidade reside na correta relação com Deus", o ser humano comum não sabe disso porque cresceu numa sociedade que cultua os valores materiais. Mas ao conhecer a Palavra de Deus pela revelação do Espírito Santo cada pessoa pode chegar a essa profundidade.
"relacionamento interesseiro com Deus, ou seja, estão buscando apenas as bênçãos materiais", fazem isso até com o dízimo, pois o entregam esperando que Deus vá dar casa, carro, promoção e riquezas.

3.2. Comerás o fruto do teu trabalho.
- "O trabalho é uma bênção do Senhor", Deus nos fez para realizarmos tarefas, conquistarmos objetivos, toda a estrutura humana parece ter sido projetada para isso. Quando o ser humano não trabalha em prol de algo, começa logo a ter problemas de ordem psicológicas.
"será um canal de bênçãos para os que tiverem necessidades", ninguém pode receber as bênçãos de Deus acreditando que são somente para si e sua família. Aquele que não se preocupa com o próximo está longe do coração de Deus. Professor(a), recomende aos alunos a serem ofertantes na obra de Deus, a escolherem aquelas missões que realmente estão preocupadas com o ganho de almas e ajuda aos necessitados, para fazerem contribuições.

3.3. Círculo familiar.
"são manifestos também no ambiente familiar e influenciam positivamente as gerações futuras", aqui pode se destacar uma referência à obra de evangelização, pois a nossa missão é pregar o Evangelho de Cristo ao mundo, e a melhor pregação é com a nossa vida. Assim sendo, aquele que tem um bom testemunho familiar, que é abençoado e que abençoa, está levando o bom nome de Deus e a mensagem do Evangelho às pessoas.
"beneficiam toda a sociedade e nação", a mair parte dos bandidos de hoje, cresceram em lares e comunidades desestruturadas, sendo ensinados por pais viciados e por uma sociedade sem o temor de Deus a se corromperem e se prostituirem. Quando uma família ensina os valores cristãos a seus filhos e dão o devido exemplo desses valores, entregará na sociedade adultos de boa índole.

CONCLUSÃO
- "Tal bênção está acessível aos que temem a Deus", porém todo ensinamento bíblico aponta que essas bênçãos não estarão acessíveis por muito tempo.
- Faça a revisão.
- Convide os alunos para a última aula do trimestre, tema: Orando pela intervenção divina.
https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com