ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 12


AULA EM___DE______DE 2020 – LIÇÃO 12
(Revista: Central Gospel - nº 62)

Tema: O Maior de Todos os Mandamentos: Amor

Texto áureo: Gl 5.14
_________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição você vai ensinar sobre esse mandamento pelo qual Jesus morreu e pelo qual sofremos para nos manter em Sua presença.
"pergunta capciosa", a pergunta capciosa é aquela em que a pessoa sabe ou juga saber a resposta, mas pergunta visando deixar alguém em situação constrangedora. No caso de Jesus o fariseu achava que sabia da resposta.
"não deixando oportunidade a nenhuma réplica", não foi somente pelo fato de Jesus ser incisivo, mas também porque havia total coerência na resposta do Mestre.
_______________________________________________
1. O AMOR É O CUMPRIMENTO DA LEI

1.1. O papel do amor na Lei
- "que promove a lei e juga com base nela deve ser seu verdadeiro cumpridor", um princípio extremamente lógico, não há coerência em se ensinar aos outras a fazerem algo que não fazemos.
"O amor cobre uma multidão de pecados", se referindo a Deus que nos amou e com isso nos perdoou de todas as transgressões do passado. Por isso o Evangelho transforma o pior pecador, pois passa a ser nova criatura, sua consciência não fica mais cobrando-o quanto aos erros passados. 

1.2. O amor como a base de tudo
- "o marketing do Cristianismo perderia para qualquer religião", o marketing do cristianismo é a propaganda que fazemos dele, dizendo que transforma, que liberta, que ajuda, que renova, restaura lares, etc. Somente o amor de Deus e dos crentes uns pelos outros é que fazem essas coisas serem interessantes para o mundo. Portanto sem amor nada disso atrairá as pessoas.
"os homens podem amá-lo porque Ele nos amou primeiro", não só temos a ordenança de Cristo para amar, mas temos também nele, o exemplo de amor. E também temos dele a ordenança e o exemplo para sermos também exemplos vivos.

2. JESUS EM DEFESA DO AMOR
- "apresentou Sua verdadeira compreensão da Lei Mosaica", Jesus nos apresentou o que realmente estava no coração de Deus ao impor a Lei, Deus queria apenas que os homens não matassem, não mentissem, não roubassem, etc. Mas Ele queria que os homens se amassem.
- "muitos judeus, em sua tradição oral, repassavam a Lei aos seus filhos", na época do Antigo Testamento os judeus aprendiam a Lei em casa com seus pais e mais tarde ensinava a seus filhos. Após o cativeiro é que vai surgir as sinagogas.

2.1. Os religiosos perguntam sobre o grande mandamento
- "Diante de tanta segurança pelo conhecimento que tinham da Lei", é provável que o fariseu que perguntou já tivesse uma resposta na ponta da língua, para entrar em debate com o Mestre caso Ele desse outro mandamento que o fariseu julgasse não ser o maior.
- "Jesus respondeu objetivamente", a resposta objetiva já desconcerta a pessoa, pois pela forma contundente que Jesus respondeu já demonstrava que Ele possuía base para o que estava afirmando. Mas ao dar a simples explicação Jesus terminou de acabar com o fariseu malicioso. A explicação simples de Jesus foi essa: "Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas". Mt 22.40

2.2. A religião de valores invertidos
- "Davam muita importância à aparência", o legalismo é algo implícito no coração humano, todo ser humano naturalmente juga pela aparência das coisas, mas na graça de Cristo, a orientação é para não se atentar na aparência, mas se importar com o que está no interior.
"a fim de divulgarem todo o seu conhecimento", essa é uma das críticas sobre o meio teológico hoje, alguns afirmam que a teologia não tem servido para nada além de divulgar o conhecimento dos oradores. Independente daqueles que se valem da falta de conhecimento do povo de Deus para se auto divulgarem como eruditos, a teologia é importantíssima.
"mandamentos positivos", se referem a mandamentos acerca de coisas que se devia fazer.
"mandamentos negativos", era tudo aquilo que não se devia fazer, eram as proibições.

3. AMOR, A MAIOR PROVA EXTERNA DA SALVAÇÃO
...

3.1. O apóstolo do amor se pronuncia
- "Seus discípulos seriam conhecidos pelo amor mútuo", essa é a identidade condicional do crente, para ser reconhecido como discípulo de Jesus, deve manifestar o amor ao próximo. 
"todos conhecerão que sois meus", todos é muita gente, diante disso, podemos dizer que até os ímpios reconhecerão quem são os de Cristo.

3.2. Amor, identificação do crente com a natureza de Deus
- "Explicar o amor ágape...o mesmo que tentar explicar o próprio Deus.", de fato, o amor de Deus é um amor que o homem natural não consegue compreender. Um amor que se doa pela pessoa amada, sem esperar nada em troca, um amor sofredor e que se sacrifica por quem se ama. É preciso da ajuda de Deus para se aproximar desse amor perfeito.
Assim como não há uma explicação fácil para Deus também não há para se definir o amor ágape.

4. AMOR, MOTIVAÇÃO LEGÍTIMA DA FÉ CRISTÃ
- "converte-se, então, na pior dor quando essas pessoas se vão", a não ser se estivermos na presença do Senhor e o amor pelos nossos familiares e amigos estiverem à sobra do amor de Deus, então sofreremos sim, mas a dor logo vai passar pois sabemos o fim de todas as coisas.
Um crente pode chorar a perda de um familiar, mas não faz sentido essa perda consumir esse crente a ponto de trazer problemas psicológicos. A falta de fé faz isso.

CONCLUSÃO
- "um sentimento simples que começa hoje e termina amanhã", como a paixão, que muitas pessoas juram que é amor, mas que não passa de uma mistura química de sentimentos que mexem com a pessoa e podem acabar tão rápido quanto começou. O amor de Deus vem com esforço, dedicação e investimento.
"Ágape é o amor que nos levará mais ao sacrifício do que ao bem-estar", quem desenvolve o amor ágape para com Deus, se preocupa mais com Sua obra do que consigo próprio. Quando tempos esse amor ágape para com o próximo, passamos a nos preocupar com eles, a nos sacrificar por eles.
- Faça a revisão.
- Convide os alunos para a última aula da revista.

Pr Marcos André

Quaisquer dúvidas tire pelo whatsapp 48 998079439 (responderei em áudio) - Pr Marcos André
https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com