ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL - Lição 10


Fale Somente a Verdade
__/___/____

Lições Bíblicas nº 62

TEXTO BÍBLICO BÁSICO

Provérbios 14.2-8, 25; 
2 - O que anda na retidão teme ao Senhor, mas o que se desvia de seus caminhos o despreza.
3 - Na boca do tolo está a punição da soberba, mas os sábios se conservam pelos próprios lábios.
4 - Não havendo bois o estábulo fica limpo, mas pela força do boi há abundância de colheita.
5 - A verdadeira testemunha não mentirá, mas a testemunha falsa se desboca em mentiras.
6 - O escarnecedor busca sabedoria e não acha nenhuma, para o prudente, porém, o conhecimento é fácil.
7 - Desvia-te do homem insensato, porque nele não acharás lábios de conhecimento.
8 - A sabedoria do prudente é entender o seu caminho, mas a estultícia dos insensatos é engano.
25 - A testemunha verdadeira livra as almas, mas o que se desboca em mentiras é enganador.

Apocalipse 21.8,27
8 - Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.
27 - E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.

TEXTO ÁUREO
"Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.", Êxodo 20.16

COMENTÁRIO

Palavra introdutória
O nono mandamento - não dirás falso testemunho contra o teu próximo - refere-se em primeira instância, a um tribunal de justiça onde pesa o testemunho a favor ou contra alguém.
Esse mandamento tem por finalidade inibir a prática da mentira e do perjúrio.

1. O FALSO TESTEMUNHO
1.1. O falso testemunho macula o bom nome
No nome da pessoa, está a sua reputação (Pv 22.1). Biblicamente falando, muitos nomes carregavam significados relativos à personalidade das pessoas. Jacó, cujo significado é suplantador, teve um histórico de engano e mentira (Gn 27.19-30,36), contudo, depois de um encontro transformador que teve com Deus, seu nome foi melhorado, passando a se chamar Israel, aquele que luta com Deus.

1.2. Os efeitos do falso testemunho
Por conta da difamação, pessoas perdem emprego, outras perdem amigos e a própria família. Os interessados em extorquir posses dos outros se valem desse expediente para a obtenção de alguma vantagem financeira. Alguns tentam derrubar os que ocupam uma função privilegiada em diferentes posições da sociedade, inclusive na igreja, por meio da difamação, plantando contenda entre as pessoas (Pv 6.16-19).

1.3. As fontes do falso testemunho
O falso testemunho pode ter origem em algum ressentimento contra alguém. Pode também nascer de uma inveja ou da influência de pessoas que tenham por hábito falar mal dos outros. Por isso, na Bíblia, está escrito que as más conversações corrompem os bons costumes (1 Co 15.33). Além disso, as Escrituras advertem que não se fale mal de ninguém (Tg 4.11).

1.4. Os impactos da calúnia
A calúnia é crime e prevê punição severa contra o que lhe dá causa. Ela não apenas incrimina um inocente, como também dá o pior significado às coisas ditas. Torce a palavra e forja o que é falso. (Gn 3.1-7).
Além disso a calúnia é destrutiva porque se baseia na mentira. E, quando se trata de um fato real, sem envolver a mentira, o comentário é também perniciosos, difamatório.

2. A MENTIRA
Falar sobre mentira é adentrar um campo minado onde todos os tipos de pecado se encontram.

2.1. As mentiras dos patriarcas

2.1.1. A mentira de Abraão
Assim que chegou da Mesopotâmia, em sua peregrinação pelo Egito, o pai da fé, com medo de morrer, combinou com Sara, sua mulher e meia-irmã, que dissesse que eles eram apenas irmãos (Gn 12.13). Embora ela fosse meia-irmã do patriarca de Israel, filha de seu pai com outra mulher, Abraão já a havia tomado por esposa (Gn 20.12).

2.1.2. A mentira de Isaque e Jacó
Isaque repetiu o mesmo pecado de seu pai. Em Gerar, apresentou sua esposa, Rebeca, como sua irmã, mas por um ato flagrante em que eles foram apanhados brincando, Abimeleque, rei dos filisteus, chamou Isaque e o repreendeu por haver mentido para ele (Gn 26.7-11).

2.1.3. A mentira de Jacó
Jacó parece ter acumulado esse traço do pai e do avô e se tornou um homem mentiroso também. O texto bíblico dá-nos ciência de que ele enganou o pai, o irmão e o sogro (Gn 27.8-27; 30.37-43).

2.2. As mentiras de emergência
Há casos na Bíblia em que a mentira preservou a existência.
  • Raabe disse aos soldados que procuravam os espias que estes já se haviam retirado. Por causa do seu gesto, ela e a família de seu pai, com tudo o que tinham, foram salvos no dia em que a cidade foi destruída (Js 2.3-8; Hb 11.31).
  • As parteiras no Egito mentiram quanto as crianças hebreias, as quais elas tinham de matar por ordem de Faraó. Disseram ao rei que, quando chegavam para realizar os partos, as crianças já haviam nascido, porque as mulheres hebreias eram cheias de vigor (Êx 1.15-20).

3. AS MENTIRAS NO NOVO TESTAMENTO

3.1. Ananias e Safira
Quase não há exemplos de mentiras registrados no Novo Testamento. Porém, dos poucos casos que existem, há um que se tornou famoso: a mentira do casal Ananias e Safira em um momento no qual a solidariedade da igreja levou os seus membros a repartirem entre si os seus bens (At 4.32-37).

3.2. As advertências neotestamentárias
  • O apóstolo João lamentou ter sido alvo de maledicência por Diótrefes, o qual chegou ao ponto de proibir os crentes de receberem o apóstolo em sua igreja (3 Jo 1.9.10).
  • Tiago, em sua carta, advertiu contra a mentira quando escreveu sobre o homem de coração dobre (Tg 1.8).
  • Jesus ensinou: Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim, não, não, porque o que passa disso é de procedência maligna (Mt 5.37).
  • A ordem bíblica acerca da mentira é esta: Pelo que deixai a mentira e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros (Ef 4.25). 

CONCLUSÃO
O nono mandamento inibe a prática do falso testemunho. Esse pecado, em seus desdobramentos, usa de falsidade para com as pessoas, maculando os seus nomes e roubando-lhes a honra por meio de acusações, calúnias e difamações, tomando, sobretudo, como base, a mentira. Para o salvo em Cristo, o reforço para esse mandamento é: Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo (Ef 4.15).
ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO

1. Como é chamado o falso juramento?
R.: Perjúrio.

Fonte: Revista Lições da Palavra de Deus n° 62

Pr Marcos André - contatos palestras, aulas e pregações: 48 998079439 (Claro e Whatsapp)
  https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com