ESCOLA DOMINICAL CPAD ADULTOS ESBOÇO - Subsídio da Lição 12


AULA EM 21 DE JUNHO 2020 - LIÇÃO 12
(Revista CPAD)

Tema: A conduta do crente em relação à família

Texto Áureo: Ef 5.31

INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição apresente de forma prática os ensinamentos acerca do casamento o ideal é ter ilustrações da vida real para explorar.
"os membros da família são iguais, porém, cada um desempenha papéis diferentes", esse é o motivo de reclamação por parte das feministas, pois não entendem isso ou se entendem não aceitam.
I – A CONDUTA DO CRENTE COMO MARIDO

1. O papel do marido como líder da família.
- "o marido é a cabeça da mulher", ao haver uma relação de autoridade dentro do lar, há organização na família e os filhos aprendem desde cedo a importância do respeito, da obediência e da ordem social.
- "como Cristo lidera a Igreja visando seu absoluto bem-estar", o que importa é a motivação dessa liderança, que deve ser a mesma de Cristo: o amor. Por isso a ordem é para o marido amar a sua esposa.
"viés neomarxista", são ideias marxistas modernas. As ideias de Karl Marx eram de cunho comunista, mas outros pensamentos se originaram a partir desse viés, como o feminismo por exemplo. Sendo assim, o comunismo é uma ideia marxista, enquanto que o feminismo é uma ideia neomarxista.

2. O amor como elemento primordial.
"Isso implica a prática de sacrifício", o amor de Cristo pela Igreja é o amor ágape, o amor sacrificial. É esse amor que a Palavra manda que o homem tenha pela sua esposa. Porque se o marido amar a esposa assim, jamais fará qualquer mal a ela..
- "Assim, a Igreja foi atraída para Cristo por meio do amor", de fato, cada crente foi atraído para Jesus pelo amor que o Mestre sempre teve e demonstrou por cada um. Do mesmo modo a esposa foi atraída para o marido pelo amor. 

3. O cuidado do marido à esposa.
- "dar atenção à sua mulher do mesmo modo que atenta para consigo", é comum atualmente observarmos maridos que investem mais em si mesmos do que na esposa. Os gastos do casal deve ser igual para ambos. O ideal é que o casal faça junto atividades de compras, escolhas de locais para viajar, igreja para congregar, escola para os filhos, etc. Tudo que se refere a investimento familiar deve ser de comum acordo entre o casal.
"mas igualmente, ao afeto, à consideração e à honra", se a mulher tiver um hobby, uma atividade que gosta de fazer, é interessante que o marido dê a ela a devida atenção, ela se sentirá valorizada. Dessa forma o marido estará cuidando da parte psicológica da esposa.

II. A CONDUTA DA CRENTE COMO ESPOSA

1. O conceito de submissão cristã.
- "de grata aceitação do amor e cuidado do marido", seria como uma reciprocidade, o homem dá o amor em suas diversas formas de expressão e recebe dela a submissão, também em suas diversas formas de expressão.
Formas de expressão do amor: cuidado, carinho, afeto, proteção, etc.
Formas de expressão da submissão: honra, respeito, atenção, etc. 
- "nada há de depreciativo nessa conduta", as feministas acreditam que a mulher deve estar em pé de igualdade com o homem e que se uma esposa for submissa, ainda que ela tenha o amor do marido, ela estará sendo depreciada em relação a ele. 

2. A condição da mulher cristã.
"No Evangelho de Cristo as mulheres alçaram posição de dignidade", a verdade é que o Evangelho trouxe ao mundo a ideia de amor que temos hoje, de respeito e ajuda ao próximo, de dignidade para a família, todos esses conceitos foram extraídos da Palavra de Deus por meio do Evangelho de Cristo.
"quebrou paradigmas da época", o paradigma a que se refere aqui, é de que nenhum homem na época de Cristo conversava com um mulher em plena luz do dia e o outro é de que ela era samaritana.

3. A reverência devida ao marido.
- "o ajuda em sua tarefa de liderar", a esposa é ajudadora do marido, ela leva os filhos a obedecerem o pai, em muitos lares os filhos temem mais a mãe do que o pai, devido ao respeito e autoridade que ele impõe e também por ser a primeira a perceber e ficar sabendo dos problemas dos filhos. Isso é salutar desde que ela deixe claro aos filhos de quem será a palavra final.
"porém, não procede como opositora", se a mulher não concordar com o marido em alguma coisa, não deve tratar isso na frente dos filhos. O clima de oposição impedirá o casal de tomar decisões importantes de forma correta.
"nem desautoriza a autoridade de seu marido", há situações em que alguns filhos espertamente, solicitam a autorização do pai e se não conseguirem levam o caso a mãe. O fato é que se o pai já negou, a mãe não deve autorizar. 

III. A CONDUTA DO CRENTE COMO FILHO

1. A responsabilidade dos pais.
- "do grego paideia", a pronúncia para paideia é "peviá". dando a tonalidade da sílaba forte "á".
"“admoestação”, do grego nouthesia", a pronúncia para "nouthesia" é "naufeciá". Professor se você souber pronunciar, evite expor isso de maneira arrogante, para não surgir barreira ao aprendizado.
"estabelecer os parâmetros de conduta", os filhos sempre vão agir de acordo com o limite que os pais deram. Se um filho bate no rosto de um pai, é porque ele já sabe que pode chegar até ali. Certas atitudes dos filhos devem ser cortadas no início.
"Os critérios dessa educação estão na Palavra de Deus (Pv 22.6)", Esse é o critério principal, "Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.", Pv 22.6 Todas as orientações dos especialista da área ajudam o os pais a criarem os filhos até a fase da juventude, mas essa orientação bíblica dita em provérbios ajudarão os filhos a terem um escape para a vida inteira.

2. A conduta requerida dos filhos.
- "A explicação para essa postura é categórica: “Porque isto é justo", ou seja, porque é o certo, esse deve ser o motivo principal, não precisa ter motivações materiais para obedecermos os pais.
"até mesmo o sustento em caso de necessidade", se refere à situações dos filhos cuidarem dos pais quando ficam velhos ou debilitados por enfermidade.

3. O mandamento com promessa.
- "e vivas muito tempo sobre a terra", Paulo também cita essa promessa contida no mandamento, de que o filho obediente terá vida longa, a verdade é que até o pior ímpio sabe dar um bom conselho, se os filhos seguirem as orientações de seus pais tem grande chance de conseguirem sucesso e longevidade.
"Essas bênçãos incluem prosperidade exterior", se referindo a sucesso na vida, o filho sempre terá de seus pais conselhos para estudar e até nas decisões sobre emprego e oportunidades no trabalho, os filhos podem recorrer a seus pais. Sempre terá deles o melhor conselho.

CONCLUSÃO
Essa conclusão é um resumo de toda a lição, professor(a) não deixe de ler essa parte.
Convide os alunos para a última aula do trimestre.
https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com