1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: O que é Avivamento.
- Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um métodoque está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Para concluir a lição, utilizem a dinâmica “Quente, Morno ou Frio?”
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Quente, morno ou frio?
Objetivos:
Avaliar o conhecimento dos alunos sobre o tema da aula.
Promover a participação dos alunos na aula.
Material:
10 afirmações sobre o tema da aula, com a indicação QUENTE(correta), MORNO(meio certa, meio errada) OU FRIO(errada).
Exemplos de afirmações:
Com mentes e corações cauterizados pelo secularismo, o povo não precisa mais de um verdadeiro avivamento. (ERRADA – FRIO).
A igreja do nosso século não está sofrendo uma crise sem precedente. A sua presença já não é sentida pela sociedade nem temida pelo Diabo(MEIO CERTA, MEIO ERRADO – MORNO).
O profeta X passou a ser um avivalista para sua geração (CORRETA – QUENTE).
Procedimento:
- Dividam a turma em dois grupos.
- Entreguem 05 afirmações para o grupo 01 e 05 para o grupo 02.
- O grupo 01 deverá ler uma afirmação e o grupo 02 deverá responder se está correta, incompleta ou errada.
Se estiver CORRETA, o grupo 01 dirá QUENTE.
Se estiver INCOMPLETA, o grupo 01 dirá MORNO.
Se estiver ERRADA, o grupo 02 dirá FRIO.
- Este procedimento deverá ser alternado, ora o grupo 01, ora o grupo 02, até as afirmações terminarem.
- Vocês devem observar as respostas, corrigir se necessário e acrescentar informações contidas na lição ou em outras fontes confiáveis.
- Para concluir, falem:
Aqui acabamos de utilizar 03 palavras, que podem ser utilizadas, quanto a situação de avivamento que as pessoas estão vivenciando: Quente, morno ou frio.
Mas, a Bíblia adverte: “Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca”(Apocalipse 3:15,16).
É necessário que haja um posicionamento do cristão em buscar o avivamento.
Por Sulamita Macedo.