1 - Revista de Edição Especial para Jovens e Adultos

Nota de Informativa

A paz do Senhor, professoras e professores!
Tendo em vista o distanciamento social por causa da Pandemia da COVID-19 ou com a retomada gradual das atividades, a Escola Bíblica Dominical não teve seu curso normal no 2º. trimestre e penso que ainda não terá para o 3º. trimestre de 2020.
Por causa desta situação e com este impasse, abriu-se um leque de opções para as igrejas adotarem uma revista ou tema, para o trimestre que se inicia, conforme orientação da CPAD ou por iniciativa própria, tais como:
Repetir a revista de Adultos para esta faixa etária
Repetir a revista de Jovens para este grupo
Utilizar a revista de Adultos para os jovens
Utilizar a revista de Jovens para os adultos
Utilizar a revista de edição especial lançada pela CPAD, para adultos e jovens
Utilizar lições elaboradas por ato voluntário de alguns líderes
Pelo já exposto, não há unidade de uso de revista ou tema. Desta forma, torna-se difícil organizar postagem única para Adultos e Jovens. Então, vou repetir as lições do trimestre anterior para as revistas de Adultos e de Jovens e fazer postagens novas da revista de edição especial.
Para Pré-adolescentes, Adolescentes, Juvenis e Discipulando vou postar as lições subsequentes do currículo já existente.
Entendo que as formas metodológicas para o estudo das lições deverão seguir as condições das igrejas para atender o público da EBD, de acordo com as normas para a situação que ora vivenciamos.
Sulamita Macedo.

Sugestões para as lições de Jovens e Adultos

1 - Revista de Edição Especial para Jovens e Adultos
Reedição da lição comentada pelo missionário sueco Eurico Bergstén(3º. trimestre de 1993 – Avivamento: Uma necessidade nos dias atuais)
Os Princípios Divinos em Tempos de Crise - A reconstrução de Jerusalém e o Avivamento Espiritual como Exemplos para os Nossos Dias

Lição 01 – Daniel ora por um despertamento
- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Utilizem o método de Perguntas e Respostas, indagando:
Por que Daniel foi despertado a orar por um avivamento?
O que aconteceu através da oração de Daniel?
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Caminhando em oração”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Caminhando em Oração
Objetivo:
Compartilhar motivos de oração e agradecer as bênçãos recebidas.
Contextualizar o tema da aula com a vida dos alunos.
Material: um tapete, rosas, pedras grandes e pequenas, versículos bíblicos sobre oração.
Procedimento:
- Organizem o material da dinâmica, no meio da sala de aula da seguinte forma: tapete no chão, e sobre ele as rosas, as pedras e os versículos bíblicos.
- Expliquem o que cada objeto representa:
Tapete: caminho da vida cristã
Rosas: bênçãos recebidas
Pedras: as dificuldades que enfrentamos
Os versículos: a Palavra de Deus, na qual confiamos
- Peçam para que cada aluno passe pelo tapete e escolha dois objetos que representam o que ele está vivenciando, por exemplo:
Ele pode pegar uma pedra grande, por considerar o seu problema de difícil solução e ainda escolher um versículo, representando sua fé em Deus, que tudo pode.
Ele pode pegar uma pedra e uma rosa, o primeiro indica um problema que já teve e o segundo a vitória já alcançada.
- Para finalizar, façam uma oração de intercessão pelas dificuldades apresentadas e agradeçam pelas bênçãos já alcançadas.
 Observações:
- Se sua classe funcionar dentro da Igreja e não houver outro espaço para realizar a dinâmica com o material já descrito, sugiro que utilize figuras de pedras e de rosas, coloque-as dentro de uma cesta, acrescentando os versículos. E mesmo sentados, passem a cesta e façam o mesmo procedimento anterior.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.  http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/