ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR - Lição 3


ENTENDENDO A GRANDE TRIBULAÇÃO
___/ ___/ ______


Versículo do dia
"Porque se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá terremotos em diversos lugares, e haverá fomes e tribulações. Estas coisas são os princípios das dores.", Mc 13.8

Verdade aplicada
A Grande Tribulação é uma realidade anunciada na Bíblia; e somente os salvos escaparão deste período de morte e sofrimento.

Textos de Referência.
1 Ts 5.3

Introdução
Logo após a saída da Igreja, a terra passará por um período de sofrimento nunca antes experimentado, será um momento de ira e juízo de Deus sobre a terra, quando várias catástrofes e tragédias acontecerão; dizimando muitas vidas.

#pontochave
"A terra sofrerá os mais terríveis castigos, mas a igreja estará vivendo em glória nas mansões celestiais".

1. O QUE É A GRANDE TRIBULAÇÃO
Este termo significa período em que a terra sofrerá os juízos de Deus; terá a duração de sete anos e terminará com a implantação do Reino milenar de Cristo. Em Apocalipse 6.17 é chamado de "o grande dia da ira de Deus". Em Malaquias 4.5, o profeta chega a dizer do grande e terrível dia do Senhor. 

1.1. O início da Grande Tribulação
A Grande Tribulação será um evento sem paralelos na História, e iniciará com o arrebatamento da Igreja. Biblicamente falando, o seu início se dará em Apocalipse 6. O mundo entrará em crise devido ao desaparecimento de várias pessoas na terra; neste momento surgirá o anticristo trazendo soluções emergenciais, instaurando um período de falsa paz, pois o anticristo com o seu poder de persuasão unirá o mundo com a economia e a política. Neste primeiro momento, acontecerá a reconstrução do templo, e os judeus se maravilharão. Tão logo passe este período, o anticristo começará a demonstrar seu verdadeiro caráter maléfico contra os habitantes da terra.

1.2. As pragas da Grande Tribulação
Segundo o que está registrado no livro de Apocalipse, Deus desatará os sete selos; proclamando o seu juízo sobre a terra (Ap 6.7,8). 
Nos capítulos 8 e 11, há sete trombetas de Deus que trarão sobre a terra mortandade e destruição. Por fim, terão as sete taças que concretizarão os julgamentos de Deus sobre os homens.
O texto de apocalipse 9.15 ainda nos relata que, neste tempo, serão soltos os quatro anjos que estão preparados para matar a terça parte dos homens.
O profeta Malaquias chega a dizer que este dia vem ardendo como forno, e os abrasará (Ml 4.10). 

Refletindo
"A Grande Tribulação não deve ser entendida como um período de disciplina para os crentes ou purificação da Igreja". Millard J. Erickson

2. AS FASES DA GRANDE TRIBULAÇÃO
O início da Grande Tribulação abre a 70ª semana de Daniel. Dentro da Teologia, principalmente na Escatologia, a Grande Tribulação é dividida em duas fases distintas, quando os que ficarem sofreram penalidade de eterna perdição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder, conforme registrado em 2 Ts 1.7-9.

2.1. A primeira fase da Grande Tribulação
Este primeiro momento é relatado nos capítulos 6 a 9 de Apocalipse. Jesus, em seu sermão profético, disse algumas coisas que iriam acontecer com Israel e as demais nações, quando a igreja for arrebatada. Falando em números, a primeira metade da Grande Tribulação é conhecida como 3 anos e meio, 1260 dias ou 42 meses.
Os eventos que marcarão esta primeira fase, consiste no pacto que o anticristo firmará com Israel.
Outro marco deste primeiro momento será a reconstrução do templo e a união das três religiões monoteístas do mundo, a saber: cristianismo, judaísmo e islamismo.
Com a abertura dos selos, os quatro cavaleiros do Apocalipse surgirão trazendo destruição, tragédia e mortandade sobre a face da terra.

...é necessário viver em santidade e reverência para que venhamos a ser arrebatados...

2.2. A última parte da Grande Tribulação
A exemplo da primeira parte, esta também terá a mesma duração de 1260 dias. Se, no primeiro momento houve uma aparente paz, este será marcado por destruição, pois o acordo será quebrado na metade da semana, conforme registrado no livro de Daniel 9.27. O pacto será quebrado pois o anticristo intentará sentar-se no trono e ser adorado como Deus, ato este que os judeus não farão, levando a quebra do pacto.
O livro de Apocalipse relata os eventos dessa segunda parte nos capítulos 10 a 18. Vale ressaltar que este será o pior período em toda a terra. Zacarias profetizou dizendo que dois terços da terra seriam ceifados e que apenas um terço permaneceria (Zc 13.8).
Neste período surgirá a besta e o falso profeta, mas também, as duas testemunhas enviadas por Deus. Consumando a ira Divina, serão derramadas as sete pragas de Deus sobre a terra. Esta fase terminará com a vinda visível de Cristo para Israel.

3. QUEM ESTARÁ NA GRANDE TRIBULAÇÃO?
Uma das perguntas mais inquietantes sobre o tema recai sobre as pessoas que passarão por este período nebuloso e sombrio na História da humanidade.
Tendo em vista que a igreja será arrebatada antes da Grande Tribulação, pergunta-se: Quem estará inserido neste contexto de angústia e sofrimento?

3.1. Os ímpios
O ímpio é uma pessoa que rejeita a Deus e todos os valores morais e éticos; sendo assim, passa a viver uma vida de pecado e promiscuidade. Em Samos 75.8 diz que os ímpios da terra sorverão e beberão as fezes de Deus. Esta expressão "fezes de Deus", mostra a sua ira e juízo sobre os escarnecedores do Evangelho.

3.2. A Nação de Israel
Tendo em vista que a 70ª semana de Daniel foi estabelecida para a nação de Israel, eles passarão a Grande Tribulação, pois, no fim da segunda metade da semana, eles se converterão e reconhecerão a Jesus como o Messias, cumprindo-se a profecia de que Ele voltaria no Monte das Oliveiras (At 1.10-12).

Conclusão
A Bíblia apresenta provas incontestáveis sobre a Grande Tribulação. A nós, cristãos é necessário viver em santidade e reverência para que venhamos a ser arrebatados e não sofrer o dano deste tempo tenebroso.

Eu aprendi que:
As profecias bíblicas se cumprirão cabalmente, trazendo o juízo de Deus sobre a terra, gerando mortandade e destruição aos ímpios, escarnecedores do Evangelho.

Fonte: Revista Betel Conectar

Pr Marcos André - contatos palestras, aulas e pregações: 48 998079439 (Claro e Whatsapp)  https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/