ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 3


AULA EM 19 DE JULHO DE 2020 - LIÇÃO 3
(Revista Editora Betel)

Tema: Diante do caos iminente, Deus nos concede o escape
Texto Áureo: Êx 7.2

INTRODUÇÃO
Professor(a), nesta lição você pode dar um injeção de ânimo aos alunos, mostrando na Bíblia como Deus cuida dos seus filhos.

1. O cuidado de Deus na crise

1.1. Deus sempre levanta alguém para nos socorrer.
- "se transformou no maior líder", podemos dizer também, que Deus o transformou no líder que ele foi, Deus providenciou para que ele fosse para o palácio de Faraó, aprendesse as leis, a escrita, as culturas, depois fez com que ele fosse morar no deserto e aprendesse a arte de cuidar de ovelhas e as formas de se sobreviver no deserto.
"nos piores momentos o Senhor levanta alguém para nos socorrer", assim como Deus tinha um plano na vida do povo hebreu, Ele também tem um plano para a vida de cada um de nós. Precisamos aprender a descansar no Senhor.

1.2. Chega de sofrimento.
- "por parte dos egípcios e do altivo Faraó", os egípcio criam em muitos deuses e até mesmo o Faraó era considerado um deus, era exigido culto ao Faraó.
"Apesar de todas as dificuldades que os hebreus passavam no Egito", os hebreus não ficaram os 430 anos em escravidão no Egito, no início eles eram amigos dos faraós, devido a história de José, mas em algum momento se levantou um Faraó que desconhecia os feitos de José.

1.3. Um fio de esperança.
"com manifestações do poder de Deus", essa manifestação do poder de Deus foi juntamente com a humilhação dos deuses do Egito, pois havia divindades para os elementos da natureza e Deus mostrou que só Ele governa a natureza.
"preservação do povo judeu [Êx 6.1, 6; 7.1-5].", uma das maiores demonstrações do amor de Deus é o fato de Ele ter guardado o Seu povo em meio às adversidades.

2. Deus vê o nosso sofrimento

2.1. Um povo marcado pela dor.
- "sempre levantará alguém para tentar nos parar", o inimigo sabe o potencial que alguém pode se tornar nas mãos de Deus, por isso ele sempre vai tentar paras os filhos de Deus.
"o que foi indispensável para nutrir todo o povo egípcio", devido ao fato de José ter armazenado o cereal, fez do Egito a nação mais rica da época e assim o Egito ampliou suas terras pela compra de campos para o Faraó. 
"Satanás não poderia parar o povo de Deus", Satanás não consegue parar aquele que se firma nas promessas de Deus, pois o que espera no Senhor tem suas forças renovadas.

2.2. Prepare-se para viver o que o Senhor quer que você viva.
- "Faraó tinha questionado Moisés quando este disse que o Deus de Israel havia ordenado", A questão de Faraó foi essa: "Mas Faraó disse: Quem é o Senhor, cuja voz eu ouvirei, para deixar ir Israel", Êx 5.2 
Quando Faraó falou isso, ele assume a briga com Deus, e dessa forma alguns ímpios fizeram na História da humanidade e ainda fazem hoje. Quando temos uma ordem de Deus e o mundo se levanta contra nós, na verdade estão se levantando contra Deus.
"que temos algo particular para cumprir", nós podemos ter nossos sonhos e traçar nossos planos, mas a atitude mais sábia é fazer esses planos se encaixarem nos planos de Deus para nós. Alguém pode sonhar e planejar fazer a faculdade, mas o ideal é se planejar em ser um agente de Deus na universidade, assim Deus abrirá as portas faculdade para essa pessoa. 

2.3. Hora de festejar.
- "Quem consegue celebrá-Lo na crise", só é capaz de se alegrar na crise, aquele que tem o coração grato pelo que Deus já fez, pois ainda que passamos por dificuldades, devemos nos lembrar de tudo que Deus já fez por nós. A maneira como olhamos as coisas ao redor vai definir nosso humor e atitudes.

3. Hora de Deus agir

3.1. As dificuldade não apagam as promessas de Deus.
- "Talvez você esteja diante de seu "Mar Vermelho"", é uma forma metafórica de exemplificar aqueles que estão cercados pelos problemas, que estão em um beco sem saída. E assim como o Mar Vermelho surge no início da caminhada do povo no deserto, também no início da caminhada na presença do Senhor é que surgem as maiores dificuldades.
"onde não há aparente saída", o inimigo é especialista em oprimir, muitas vezes a saída está bem diante dos olhos, mas o inimigo deixa a pessoa cega e não consegue ver a solução.

3.2. Prosperidade em tempos de crise.
...

3.3. Deus tem o controle de tudo em Suas mãos.
- "Até que surge a primeira crise pós-escravidão.", assim é na vida de todos aqueles que decidem abandonar o Egito (mundo) e ir em direção à Terra Prometida, logo no início surgem as crises. Nesses momento é que precisamos das palavras de incentivo dos homens e mulheres de Deus.
"estais quieto e vedes o livramento", estar quieto é a recomendação mais pertinente, pois somos propensos a reclamar das situações que vivenciamos. Por isso devemos nos calar e olhar para as bênçãos de Deus.

CONCLUSÃO
Faça a revisão
convide os alunos para a próxima lição, tema: Crise também é oportunidade de recomeço


Pr Marcos André

___________________________________________________________

Se houver alguma dúvida, tire pelo whatsapp 48 998079439 - Pr Marcos André https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/