AULA EM 19 DE JULHO DE 2020 - LIÇÃO 3
(Revista Editora Betel)
INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição você pode dar um injeção de ânimo aos alunos, mostrando na Bíblia como Deus cuida dos seus filhos.
1. O cuidado de Deus na crise
1.1. Deus sempre levanta alguém para nos socorrer.
- "se transformou no maior líder", podemos dizer também, que Deus o transformou no líder que ele foi, Deus providenciou para que ele fosse para o palácio de Faraó, aprendesse as leis, a escrita, as culturas, depois fez com que ele fosse morar no deserto e aprendesse a arte de cuidar de ovelhas e as formas de se sobreviver no deserto.
- "nos piores momentos o Senhor levanta alguém para nos socorrer", assim como Deus tinha um plano na vida do povo hebreu, Ele também tem um plano para a vida de cada um de nós. Precisamos aprender a descansar no Senhor.
1.2. Chega de sofrimento.
- "por parte dos egípcios e do altivo Faraó", os egípcio criam em muitos deuses e até mesmo o Faraó era considerado um deus, era exigido culto ao Faraó.
- "Apesar de todas as dificuldades que os hebreus passavam no Egito", os hebreus não ficaram os 430 anos em escravidão no Egito, no início eles eram amigos dos faraós, devido a história de José, mas em algum momento se levantou um Faraó que desconhecia os feitos de José.
1.3. Um fio de esperança.
- "com manifestações do poder de Deus", essa manifestação do poder de Deus foi juntamente com a humilhação dos deuses do Egito, pois havia divindades para os elementos da natureza e Deus mostrou que só Ele governa a natureza.
- "preservação do povo judeu [Êx 6.1, 6; 7.1-5].", uma das maiores demonstrações do amor de Deus é o fato de Ele ter guardado o Seu povo em meio às adversidades.
2. Deus vê o nosso sofrimento
2.1. Um povo marcado pela dor.
- "sempre levantará alguém para tentar nos parar", o inimigo sabe o potencial que alguém pode se tornar nas mãos de Deus, por isso ele sempre vai tentar paras os filhos de Deus.
- "o que foi indispensável para nutrir todo o povo egípcio", devido ao fato de José ter armazenado o cereal, fez do Egito a nação mais rica da época e assim o Egito ampliou suas terras pela compra de campos para o Faraó.
- "Satanás não poderia parar o povo de Deus", Satanás não consegue parar aquele que se firma nas promessas de Deus, pois o que espera no Senhor tem suas forças renovadas.
2.2. Prepare-se para viver o que o Senhor quer que você viva.
- "Faraó tinha questionado Moisés quando este disse que o Deus de Israel havia ordenado", A questão de Faraó foi essa: "Mas Faraó disse: Quem é o Senhor, cuja voz eu ouvirei, para deixar ir Israel", Êx 5.2
Quando Faraó falou isso, ele assume a briga com Deus, e dessa forma alguns ímpios fizeram na História da humanidade e ainda fazem hoje. Quando temos uma ordem de Deus e o mundo se levanta contra nós, na verdade estão se levantando contra Deus.
- "que temos algo particular para cumprir", nós podemos ter nossos sonhos e traçar nossos planos, mas a atitude mais sábia é fazer esses planos se encaixarem nos planos de Deus para nós. Alguém pode sonhar e planejar fazer a faculdade, mas o ideal é se planejar em ser um agente de Deus na universidade, assim Deus abrirá as portas faculdade para essa pessoa.
2.3. Hora de festejar.
- "Quem consegue celebrá-Lo na crise", só é capaz de se alegrar na crise, aquele que tem o coração grato pelo que Deus já fez, pois ainda que passamos por dificuldades, devemos nos lembrar de tudo que Deus já fez por nós. A maneira como olhamos as coisas ao redor vai definir nosso humor e atitudes.
3. Hora de Deus agir
3.1. As dificuldade não apagam as promessas de Deus.
- "Talvez você esteja diante de seu "Mar Vermelho"", é uma forma metafórica de exemplificar aqueles que estão cercados pelos problemas, que estão em um beco sem saída. E assim como o Mar Vermelho surge no início da caminhada do povo no deserto, também no início da caminhada na presença do Senhor é que surgem as maiores dificuldades.
- "onde não há aparente saída", o inimigo é especialista em oprimir, muitas vezes a saída está bem diante dos olhos, mas o inimigo deixa a pessoa cega e não consegue ver a solução.
3.2. Prosperidade em tempos de crise.
...
3.3. Deus tem o controle de tudo em Suas mãos.
- "Até que surge a primeira crise pós-escravidão.", assim é na vida de todos aqueles que decidem abandonar o Egito (mundo) e ir em direção à Terra Prometida, logo no início surgem as crises. Nesses momento é que precisamos das palavras de incentivo dos homens e mulheres de Deus.
- "estais quieto e vedes o livramento", estar quieto é a recomendação mais pertinente, pois somos propensos a reclamar das situações que vivenciamos. Por isso devemos nos calar e olhar para as bênçãos de Deus.
CONCLUSÃO
Faça a revisão
convide os alunos para a próxima lição, tema: Crise também é oportunidade de recomeço
Pr Marcos André
___________________________________________________________
Se houver alguma dúvida, tire pelo whatsapp 48 998079439 - Pr Marcos André https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/