ESCOLA DOMINICAL CPAD ESBOÇO - Subsídio da Lição 2




AULA EM 12 DE JULHO 2020 - LIÇÃO 2
(Revista CPAD)

Tema: Despertamento espiritual — Um milagre

Texto Áureo: Rm 13.11

INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição mostre para os alunos como Deus trabalha nos corações por meio do Seu Espírito, usando o exemplo do povo judeu.
"despertamento espiritual", ocorre quando os corações se movem em direção aos propósitos do Senhor, naquela época Deus buscou pessoas que desejavam a redenção do Seu povo e até hoje Deus busca pessoas assim, não basta somente cumprir a ordem de Deus, o Senhor olha para o coração e o coração tem que estar desejoso de ver a glória do Senhor. 

I – O DESPERTAMENTO ESPIRITUAL EMANA DO PRÓPRIO DEUS
- "não foram as orações de Daniel e nem sua vida santificada que produziram o despertamento", A situação estava difícil, pois os judeus estavam acomodados à vida no exílio, Babilônia era uma terra rica, foi conquistada por Ciro sem derramar uma gota de sangue, havia paz e tranquilidade e sabemos que quando há paz e tranquilidade as pessoas se acomodam. 
- "Deus usa instrumentos para cooperarem com Ele", reforçando que não foram as intensas orações de Daniel e nem o decreto de Ciro, mas a ação do Espírito de Deus nos corações dos judeus.

II. AS FINALIDADES DO DESPERTAMENTO

1. A restauração nacional de Israel.
- "o qual incutiu a Sua vontade no espírito dele", Ciro não era convertido e na Bíblia não fala que o Espírito Santo habitava o coração de Ciro, mas declara que ele foi um instrumento de Deus. Deus pode usar crentes e ímpios, ninguém pode se gabar de falar línguas ou profetizar, ser usado por Deus não é o mesmo que ser de Deus.
- "autorizando os judeus a retornarem a Jerusalém e edificarem a casa do Senhor", o decreto determinava apenas a reconstrução da casa do Senhor, e não os muros e nem tão pouco a estabelecerem um reinado na região, por isso foi tão difícil reconstruir os muros no tempo de Neemias.

2. A restauração espiritual de Israel.
- "Durante o cativeiro, o povo israelita havia assimilado muitos dos costumes", nessa ocasião o povo judeu passou a falar o aramaico, a língua dos babilônios.
"mas agora havia sido curado da idolatria para sempre.", a idolatria passou a ser um pecado gravíssimo em Israel, tanto que na época de Jesus os fariseus se escandalizavam em ouvir Jesus chamando Deus de paizinho (Aba), para eles aquilo era um absurdo.
"Foi o Espírito Santo que convenceu de pecado a mulher samaritana", o Espírito age no coração e na mente do ímpio e a sua espada ou ferramenta de trabalho é a Palavra de Deus, basta que levemos a Palavra do Senhor ao que não conhece a Deus e o Espírito Santo começa a agir.

III. DEUS CUMPRE AS SUAS PROMESSAS

1. A fidelidade de Deus em suas promessas.
- "Pelo despertamento que Ciro recebeu", é possível que Ciro tenha sido informado da profecia sobre ele feita pelo profeta Isaías séculos antes, e a partir daí o Espírito Santo fez o resto, agindo no coração e mente do rei persa. Geralmente é dessa forma que Espírito Santo age, a semente é o que está na Palavra e a partir dessa semente o Espírito Consolador começa a trabalhar. 

2. Deus renova suas promessas de bênçãos.
- "O Espírito Santo revela as riquezas escondidas em Cristo", essas riquezas estão ao alcance de todos, porém só pelo Espírito Santo elas podem ser reveladas.
" as riquezas de glória que Cristo ganhou na cruz do Calvário", ou seja, a revelação da salvação, as bênçãos espirituais, o bem estar físico e mental, os dons, a revelação da Palavra de Deus e até as bênção materiais, e por fim a glória futura. Esses são tesouros escondidos esperando para serem encontrados.
"No despertamento que operava no tempo dos apóstolos", professor(a), para título de conhecimento você pode mencionar alguns avivamentos na Bíblia, esse no tempo do rei Ciro, outro no tempo de Neemias, um no tempo do rei Ezequias, no tempo do rei Josias e também no tempo dos apóstolos, além de outros.

3. Deus renova a fé dos abatidos.
- "O despertamento nasceu da oração", esse avivamento no tempo de Ciro nasceu da oração de Daniel, o avivamento no tempo do rei Josias nasceu do encontro do livro da Lei. Vale a pena verificar como se iniciou os outros e passar para a classe.
"Deus quer que o fogo do Espírito Santo não se apague em nossos corações", o fogo no altar do sacrifício era para queimar as ofertas, em especial as ofertas pelo pecado, assim é o fogo do Espírito em nossa vida, Ele queima o pecado, ninguém consegue abandonar o pecado sem ser pelo Espírito Santo de Deus.

IV. O DESPERTAMENTO TORNA OS HOMENS OBEDIENTES À PALAVRA

1. O culto que foi restabelecido em Jerusalém foi exatamente aquele que a lei de Deus determinava (Ne 12.44-47).
- "nem qualquer mistura de doutrinas babilônicas", toda mistura que houve com a cultura babilônica ocorreu no meio popular, tanto no idioma como nos costumes, mas a adoração e a forma de culto permaneceram. A principal mudança foi o surgimento das sinagogas após o cativeiro.

2. O despertamento dado pelo Espírito Santo faz com que os crentes desejem intensamente ser fiéis à Palavra de Deus.
- "O crente despertado inclina-se a guardar os estatutos de Deus", o crente despertado encontra ânimo no coração para a obra do Senhor. Dificilmente o inimigo consegue parar um crente animado na obra de Deus e se essa animação vier de um despertamento espiritual é ainda melhor.
"Companheiro sou de todos os que te temem", esse proceder ensinado no exemplo do salmista deve ser imitado por nós. Fala de amizades que nos animam na obra do Senhor. Alguns crente avivados anteriormente, hoje estão no mundo por terem amizades ímpias que os influenciaram.

CONCLUSÃO
Faça um revisão e corrija o questionário.
Convide a classe para a próxima lição.



Qualquer dúvida tire pelo whatsapp 48 998079439 - Pr Marcos André

Se desejar ofertar para essa obra: Clique aqui!

Pr Marcos André

Pr Marcos André - Contatos para palestras, aulas e pregações: 48 998079439 (Claro e Whatisapp)  https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com