Lição 03: Mídia sem máscara Sugestões para as lições de Juvenis


1 – Revista de Edição Especial para Juvenis
Tema: O Cuidado com as influências dos meios de comunicação
Lição 03: Mídia sem máscara
- Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre a influência da programação da Televisão.
- Introduzam o estudo do tema, utilizando a dinâmica “Botão de Ligar e Desligar”.
- Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Para concluir, utilizem a dinâmica
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Botão de Ligar e Desligar
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a influência da programação televisiva.
Material:
01 figura de uma televisão.
Expressões digitadas: Filmes e Novelas, Programas de Humor e de Auditório, Reality Shows, Desenhos Animados e Jornais Informativos e Policiais, Programas Religiosos.
Procedimento:
- Coloquem no quadro a figura da televisão.
- Perguntem: Qual o mal do aparelho de televisão?
Aguardem as respostas.
Espera-se que os alunos falem que o aparelho por si só não há mal nenhum.
- Depois, perguntem: Então, apontem quais as razões da TV ser tão combatida na Igreja?
Espera-se que os alunos falem que se refere ao mau uso da TV, como também sua programação.
- Em seguida, dividam a turma em 3 grupos.
- Entreguem para cada grupo, duas das expressões abaixo:
Filmes e novelas
Programas de humor e auditório
Reality shows
Desenhos animados
Jornais informativos e policiais
Programas religiosos
- Peçam para que em grupo os alunos analisem esta programação nos diversos canais e depois apresentem o resultado da discussão, falando quando deve ser utilizado o botão de ligar e desligar.
- Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Por Sulamita Macedo.     http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/