Lição 1 - Busque a Sabedoria



3º Trimestre: Edição Especial
ESBOÇO DA LIÇÃO
Encontrando a Sabedoria
Onde se encontra a sabedoria?
O princípio da sabedoria
Guardando a sabedoria
Desfrutando a sabedoria
Usando a sabedoria
OBJETIVOS DA LIÇÃO
Descrever a importância da sabedoria;
Traçar planos para encontrar e guardar a sabedoria;
Valorizar os benefícios da sabedoria.

A sabedoria nas Escrituras tem a sua origem em Deus. Só é possível “dominá-la” indo a Ele. Por isso, elas dizem que “é o Senhor quem dá a sabedoria; a sabedoria e o entendimento vêm dele” (Pv 2.6). Ainda em Provérbios, lemos: “Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Os tolos desprezam a sabedoria e não querem aprender” (1.7). Ou seja, há o primeiro e mais importante princípio para obtê-la: o “temer a Deus”. Tudo inicia em nEle.
É muito importante que você inicie esse trimestre refletindo sobre a importância de se viver com sabedoria. Estamos diante de um quadro grave, que é a Pandemia. Nesse período de reclusão, incertezas e medo, é preciso encontra a arte de viver com sabedoria conforme as Escrituras Sagradas. Sim, há uma maneira mais sóbria, consciente e gloriosa para viver. Podemos encontrá-la nas Escrituras e, principalmente, nos ensinos intencionais de Jesus Cristo por intermédio da Bíblia Sagrada.
Muitos acham que sabedoria é conhecimento, uma cabeça com muita cultura. Não, não é. É perfeitamente possível pessoas terem muitos diplomas e, ao mesmo tempo, estarem vazias de sabedoria. 
Ora, sabedoria bíblica é a capacidade de se colocar em prática valores atemporais bíblicos. Tais valores atemporais, infelizmente, não estão disponíveis nos bancos escolares. Mas estão lá, na Bíblia, na Palavra de Deus. A presente lição cita alguns: honra, firmeza, humildade, paciência, obediência; podemos citar também: atenção, concentração, ordem etc. Compreender valores como esses e, coerentemente, aplicá-los na vida diante de situações concretas é o desafio para você e seus alunos neste trimestre. 
Que o Deus Altíssimo lhe proporcione um trimestre de bênçãos!
Não esqueça:
Nesta pandemia, cuide-se! 
Cuide de você e dos seus!
Marcelo Oliveira de Oliveira
Redator da Revista Adolescentes Vencedores  http://www.escoladominical.com.br