Lição 1 - Tudo começou com um sonho



3º Trimestre: Edição Especial
Texto bíblico – Gênesis 37.1-8.
Prezado(a) professor(a),
Estamos iniciando mais um trimestre de estudo da Lição Juniores. Excepcionalmente, por conta da Pandemia, a CPAD estará disponibilizando a Edição Especial da revista em formato de PDF para que nossos alunos não deixem de estudar a Palavra de Deus. Este trimestre tem como título “Deus Realiza Sonho”. Nele, seus alunos conhecerão um pouco mais a respeito dos sonhos de José que foram inspirados por Deus. O Senhor se revelou ao seu servo, anunciando as coisas que aconteceriam em seu futuro e de sua família, assim como a respeito do que aconteceria no Egito.

Nesta primeira lição seus alunos aprenderão que tudo começou a partir de um sonho. Sendo José ainda moço o Senhor plantou no coração de seu servo sonhos de um futuro maravilhoso. José se tornaria o homem mais poderoso do Egito, e por que não dizer, do mundo de sua época. Somente faraó estava acima de José em todo o reino egípcio. Mas para que estes sonhos se tornassem reais foi preciso um longo tempo de preparo na vida de José. Ele teve de enfrentar muitas perseguições, inclusive, entre os seus familiares que não acreditavam em José.
A fé que José teve serve de exemplo para seus alunos, pois muitos deles têm sonhos plantados por Deus, mas, infelizmente, muitos de seus familiares não servem a Deus e por isso os perseguem. É preciso encorajá-los a confiar em Deus com perseverança, pois assim como José enfrentou muitas adversidades, perseguições e até prisões, os servos de Deus dos dias atuais enfrentam situações parecidas por causa da fé em Jesus Cristo. É importante ressaltar a promessa do Senhor Jesus de que estaria conosco todas os dias, até o fim dos tempos (cf. Mt 28.20).  
Com base nesta mensagem de fé, caro(a) professor(a), peça seus alunos que elaborem em suas casas uma espécie de “Carta para Deus”. Nela, seus alunos deverão escrever o que sonham para o futuro. Deixe que escrevam à vontade, pois isso é importante para que exercitem a escrita. Ao final a carta, eles deveram assinar e finalizar o pedido em nome de Jesus. Em seguida, oriente-os a fecharem a carta e orarem a Deus para que Ele realize os sonhos, se assim for a vontade dEle. Esta é também uma boa oportunidade para que seus alunos exercitem-se à oração.
Boa aula! http://www.escoladominical.com.br