Lição 3 - Meus irmãos não acreditam em sonhos



Subsídio Especial - 3º Trimestre 
Texto bíblico – Gênesis 37.12-19
Prezado(a) professor(a),
Na aula desta semana seus alunos aprenderão que é preciso perseverar para viver os sonhos. Muitas vezes, enfrentamos muitas oposições para vivenciar tudo aquilo que o Senhor tem preparado para nós. Foi assim na vida de José, após contar os seus sonhos para a própria família, infelizmente, teve de enfrentar a fúria e a inveja de seus irmãos que, ao invés de apoiá-lo, fizeram o que podiam para destruí-lo. Professor, seja sábio em alertar seus alunos sobre este tipo de comportamento. É preciso que aprendam a lidar com os sentimentos nocivos que são contrários aos princípios da Palavra de Deus.

O primeiro ponto a destacar nesta lição trata a respeito das emoções do próprio José. Manter o ânimo em meio à oposição não é uma tarefa fácil, mas José teve de encontrar forças em Deus para superar a oposição, a crítica, as palavras negativas de seus irmãos e até mesmo a dúvida de seu próprio pai, seu maior exemplo de fé. Não foi fácil para José, ele teve de fortalecer a sua fé em Deus e ter muita paciência para não desistir de todas as promessas que o Senhor o havia feito. Assim acontece com você, caro(a) professor(a), quando pretende realizar algo diferente em sua aula de Escola Dominical. Talvez um pensamento pessimista ou mesmo a palavra de alguém pode desanimá-lo(a) ou fazê-lo(a) acreditar que a sua estratégia não vai surtir o efeito esperado. Mas é preciso acreditar em Deus, pois é Ele quem confirma a obra de nossas mãos (Sl 90.17; 2 Ts 2.17).
O segundo ponto a ressaltar diz respeito aos sentimentos dos irmãos de José. Assim como o próprio José teve de aprender a lidar com a suas emoções, teve também de aprender lidar com as emoções de seus irmãos. Eles fizeram mal a José porque seus corações estavam carregados de ciúmes e invejas, sentimentos negativos que fazem parte da nossa natureza humana e decaída. Infelizmente, esses sentimentos, vez por outra, renascem em nossos corações. É preciso orar ao Senhor e pedir que Deus crie em nós um coração puro e renove um espirito reto, assim como fez o salmista Davi (Sl 51.10). É preciso também orar por aqueles que, de certa forma, permitem com que esses sentimentos facciosos dominem seus corações a ponto de fazerem o mal ao próximo. Explique aos seus alunos que o Senhor Deus é quem sonda os corações e recompensar a cada um conforme as suas obras (Jó 34.11; Rm 2.6). 
Aproveite a lição desta semana e oriente aos seus alunos a desenharem um coração numa folha de papel ofício. Peça que abram a Bíblia em gálatas 5.19-22 e escrevam dentro do coração os sentimentos bons que José teve de demonstrar para com os seus irmãos. E fora do coração os sentimentos que os irmãos de José, infelizmente, demonstraram por ele. 
Boa aula!http://www.escoladominical.com.br