Como Evitar a Depressão !



     A depressão é um dos transtornos mentais mais comuns hoje em dia. Existem pesquisas que apontam para um alto índice da população sofrendo afetada com um quadro depressivo, e se crê que cada vez mais a depressão é comum entre os mais jovens.
     As causas são muitas, o que chamamos de etiologia da enfermidade, mas isso seria tema de outro comentário.
     Mas é bom lembrar que a Bíblia fala de depressão desde os tempos do Antigo Testamento. Homens como Moises, Elias, Jeremias e Davi são um valioso exemplo.

     Mas como evitar entrar em depressão?
     Antes, porém, de responder a pergunta proposta, é necessário saber o que é de fato a depressão. E para isso, tomaremos como exemplo a depressão de Elias.
     Elias se escondeu numa caverna (Isolamento, perda de interesse em atividades cotidianas) – Um dos sintomas de depressão é a perda de interesse em atividades lúdicas, as quais antes resultavam prazerosas. Desejos de isolamento e inatividade, de uma forma geral, também podem ser observados. É comum em pessoas com um quadro depressivo não desejar contato interpessoal. Em termos práticos: ficar só, não falar com ninguém, não sair pra nada do quarto ou da casa. Uma caverna é o melhor lugar pra quem está emocionalmente esgotado. Você com certeza, tem a sua, ou já teve em algum momento; Elias não hesitou em entrar na caverna da sua dor e da sua angústia.
     Elias temia morrer nas mãos de Jezabel (Ansiedade). – A ansiedade é um sintoma que frequentemente está associado com a depressão. É também reconhecida como “crise de pânico”. O medo que Elias tinha de cair nas mãos da esposa de Acabe lhe carcomia ferozmente a alma, e o grande profeta não pode resistir à pressão. Ansioso por escapar de uma morte atroz, fugiu até sentir-se longe do perigo, mas só não conseguiu fugir de si mesmo.
     Elias dormia demais (Problemas de conciliação do sono) – Tanto a insônia como a sonolência, ou o desejo de dormir em excesso é um sintoma típico da depressão. Qualquer distúrbio sério no ritmo do sono deve ser um sinal que não se deve ignorar. O que mais queria fazer Elias era dormir; precisou ser despertado pelo anjo do Senhor duas vezes, dormia inexplicavelmente, tentava fugir da realidade e afogar-se no sono era um alívio momentâneo pra sua dor. Outros vivem completamente o oposto, e ficar acordado ou não conseguir dormir normalmente é a resposta de uma alma agitada, que não quer nem aceita esquecer a sua dor. Vc pode dizer que ele precisava descansar, porém, lembre que da mesma forma que Deus o fez caminhar mais de um mês com  um prato de comida, poderia fazê-lo sentir-se descansado com apenas poucos minutos de sono.         
     Elias tinha depressão!
     Elias estava comendo demais (Problemas com o apetite) – O apetite de Elias aparentemente também estava desequilibrado, comer dois pratos era demais. Lembre que com a força do segundo ele caminhou 40 dias. Pra que dois?
     Elias tinha o profundo desejo de morrer (Ânsias de morte) - Um sentimento de esgotamento e vontade de morrer, e em alguns casos, pensamentos suicidas (não é o caso de Elias), são o indício mais forte que observamos no quadro clínico de depressão.  Claramente, no caso do suicídio, se deve reconhecer um alto grau de presença demoníaca

     Mas como evitar entrar em depressão?

     Quando um paciente procura ajuda profissional para o tratamento de depressão, ele será submetido uma série de provas para determinar o grau do transtorno e a patologia, de acordo aos padrões internacionais (DSM IV / CIE – 10). Porém, o crente tem ferramentas incomparavelmente superiores para o tratamento desse mal. Mas, sobre o tratamento bíblico para a depressão deixaremos para outro estudo, o assunto agora é como evitar.
     1. Quando vc pecar, peça perdão sinceramente ao Senhor, humilhe-se, quebrante o seu coração, insista até sentir sua presença.
     2. Se esforce para produzir o fruto do Espírito, especialmente o domínio próprio, para que vc possa ter controle sobre seu estado anímico e sobre todas suas faculdades mentais. Isso é um processo que implica em cultivar o hábito do jejum e de louvor contínuo.
        3. Cuidado com os maus pensamentos, não permita que sua mente se concentre no que é ruim, ainda que seja verdade, pense em Deus, medite na sua palavra. Se o seu presente lhe faz sofrer, olhe para o seu futuro com a certeza (fé) de que Deus vai tirar vc dessa situação para uma terra que mana leite e mel.
        4. Não perca o rumo. Vc não é daqui, sua cidadania, não é a terrenal, somos do céu, da nova Jerusalém, somos eternos, tal como nosso Criador. Lembre-se que as causas mais comuns para a depressão são problemas financeiros, sentimentais, de saúde, de desesperança, decepção, traição. Olhe pra Jesus, autor e consumado de nossa Fé. Não perca o alvo, não perca o céu.
        5. Seja valente. Se algum espírito maligno está atormentando vc não se assuste nem negue a realidade fugindo da situação. Encare, lute, peça o poder de Deus e repreenda em nome de Jesus; expulse demônios, tenha ousadia e autoridade do céu. De fato, Deus já lhe deu; então use a unção, repreenda em nome de Jesus, cante e se alegre.
Poderíamos comentar sobre muitos outros pontos igualmente importantes concernentes à depressão, porém, se vc observar esses conselhos, verá que a depressão voar. pra longe de vc na mesma velocidade que o Espírito Santo reinar na sua alma. Não evite escrever e tirar as suas dúvidas.
     Nosso próprio comentário sobre o tema será: Como sair da depressão. Que Deus te abençoe grandemente.
La paz del Señor.

Assuero Chagas, Pastor Evangelista, missionário, bacharelando de psicologia.  via http://assuerochagas.blogspot.com