Versículo do dia
Verdade aplicada
As duas testemunhas profetizando durante a grande tribulação é mais uma prova do amor de Deus para com o homem perdido.
Textos de Referência.
Ap 11.1-14
Objetivos da Lição
- Entender que as duas testemunhas são enviadas de Deus;
- Mostrar que tudo isso faz parte do plano eterno de Deus;
- Compreender o mistério e o poder das duas testemunhas.
Introdução
Durante a Grande Tribulação, o reino do anticristo vai, gradualmente, se fortificando mas, em meio ao seu império, aparecerão as duas testemunhas que profetizarão por 42 meses, tendo um ministério específico de advertência, repreensão e chamada ao arrependimento.
#pontochave
"Deus sempre terá testemunhas para fazer a Sua obra, mesmo em momentos sombrios da História".
1. DUAS TESTEMUNHAS
Existem muitas especulações no que tange ao nome destas testemunhas. Durante a História da igreja, muitos nomes foram citados, tais como Elias, Moisés e Enoque. Precisamos nos contentar com o que está no texto de Apocalipse 11.4: "Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus da terra".
1.1. As vestes das Testemunhas
Segundo o relato bíblico, as duas testemunhas estarão vestidas de saco (Ap 11.3). Sabemos que, no Antigo Testamento, esta vestimenta tem uma aplicação muito valiosa, pois sempre era usada quando o povo se arrependia e se humilhava diante de Deus. Vestir-se com roupa de pano de saco significava estado de angústia e lamentação. Este tipo de vestimenta era normalmente usada por profetas (2 Rs 1.8; Is 20.2).
1.2. As testemunhas e seu ministério
O ministério destas testemunhas terá uma duração de 1260 dias. Este número nos revela que as testemunhas estarão dentro de um tempo estabelecido por Deus para proclamação do Evangelho com sinais e maravilhas; apregoando no período em que a tríade satânica estará em ação na grande tribulação. O ministério destas testemunhas será tão esplendoroso que o texto diz que qualquer tentativa de destruí-lo dentro do tempo determinado será frustrada, pois sofrerá danos de aniquilação aquele que intentar contra eles. As testemunhas destroem seus inimigos pelas palavras que elas pronunciam durante o exercício do ministério, as duas testemunhas terão poder para abrir e fechar o céu para que não chova; poder para transformar as águas em sangue, e ferirem a terra com toda a sorte de pragas, quantas vezes quiserem.
Refletindo
"As duas testemunhas repetirão o Ministério de Jesus...com o intuito de levar Israel ao arrependimento." Rubens Szczerbacki
2. ELAS SERÃO DERROTADAS
Quando observamos o relato de Apocalipse 11.7, percebemos que, ao término do tempo estabelecido por Deus, a besta entrará em guerra, perseguindo as testemunhas de Deus a ponto de vencê-las, ocasionando assim, a sua morte.
2.1. A Morte das Testemunhas
É importante salientar que as testemunhas serão mortas apenas quando findar o seu ministério, pois serão alvos e vítimas da cólera da besta.
Quando as testemunhas morrerem, as pessoas entrarão em júbilo, pois aos olhos de muitos eram perturbadoras da paz.
A morte das testemunhas no devido tempo mostra o poder limitado do anticristo, tentando a todo custo se consolidar como rei desse mundo.
Em Apocalipse 11.10 diz que os habitantes da terra se regozijarão e mandarão presentes uns aos outros. Os homens estarão tão alegres que não demonstrarão nenhum arrependimento pelo que aconteceu.
...Deus enviará suas testemunhas para mostrar aos homens que sempre existe um caminho melhor...
2.2. A Ressurreição e assunção das Testemunhas aos céus
Em meio a celebração e euforia pela morte das testemunhas, algo inusitado e sobrenatural acontece na visão. O texto de Apocalipse 11.11, é bastante explícito ao dizer que veio o espírito de vida, de Deus e entrou naqueles cadáveres. O resultado foi instantâneo a tal ponto que as pessoas que antes olhavam com escárnio e desprezo, agora estavam tomadas de grande temor.
As testemunhas não somente ressuscitaram diante de seus algozes , como também serão elevadas aos céus em exaltação. Após a ressurreição das testemunhas, a Bíblia diz que haverá um terremoto que destruirá a décima parte da cidade, como também a morte de sete mil homens (Ap 11.13), então os que restarem ficarão atemorizados pelo ocorrido e "darão glória ao Deus do Céu".
3. OBJETIVOS DAS DUAS TESTEMUNHAS DO APOCALIPSE
Deus, em seu intento, sempre quer ensinar ao homem verdades espirituais e naturais. Olhando a narrativa das testemunhas, é possível extrair lições para a Igreja de Cristo.
3.1. Deus sempre tem vocacionados para momentos de crise
No texto apocalíptico, em meio ao caos de um mundo destruído pela ira de Deus, percebemos o aparecimento de duas testemunhas, que, em todos os instantes de seu ministério de 42 meses, foram fiéis em palavras e atitudes. Por mais que os momentos sejam tenebrosos não podemos esquecer que sempre haverá pessoas marcadas por Deus para um período determinado.
3.2. Deus é quem tem o controle da História
Em todo decorrer na narrativa, percebemos um Deus que detém o controle sobre cada evento da História. Perceba que o tempo do ministério foi determinado por Deus, o poder do anticristo estava condicionado a vontade permissiva de Deus e, que mesmo diante da morte, Deus se manifestou com vida e arrebatamento de suas testemunhas.
Os tempos podem parecer difíceis, mas Deus sempre terá o controle da situação. O Teólogo Millard J. Rricksson, disse: "se tivesse o poder de Deus, mudaria o mundo; mas se tivesse sua onisciência deixaria tudo como está".
Conclusão
Mesmo diante das pragas, Deus enviará suas testemunhas para mostrar aos homens que sempre existe um caminho melhor, uma vida mais digna e um futuro promissor para aqueles que O amam.
Eu aprendi que:
As testemunhas do Apocalipse constituem um evento em que Deus concederá ao homem mais uma oportunidade de arrependimento em meio ao juízo Divino sobre a humanidade.
Fonte: Revista Betel Conectar
Pr Marcos André - contatos palestras, aulas e pregações: 48 998079439 (Claro e Whatsapp) https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/