ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 5



AULA EM 2 DE AGOSTO DE 2020 - LIÇÃO 5
(Revista Editora Betel)

Tema: Enfrentando gigantes, conquistando vitórias
Texto Áureo: 1 Sm 17.24

INTRODUÇÃO
Professor(a), nesta lição você deve estimular os alunos a serem fortes, a entenderem o porque de Deus permitir as lutas e provas, use exemplos reais e bata os objetivos.
"Caminharemos neste sentido, apontando que Deus espera de nós...", essa explicação inicial é necessária, pois essa é uma das histórias mais batidas e comentadas da Bíblia. Algum aluno pode perder o interesse em estudar algo que para ele já é bem conhecido.
"para nos enviar o livramento e o Seu nome ser glorificado.", significa que se a vida fosse um mar de rosas para os crentes, ela seria sem graça e propósito, mas Deus permite os gigantes surgirem em nossa caminhada, para que ganhemos experiências de fé e todos possam ver a ação de Deus. Nesse mundo tão cético precisamos apresentar Deus às pessoas através das nossas lutas.

1. Crises que surgem como gigantes
"Passamos recentemente por uma pandemia que levou muitos ao desespero", note que o comentarista quando preparou essa lição acreditava que em 2 de agosto a pandemia já teria recuado, pois na época as projeções apontavam isso, mas aqui estamos vivendo em plena luta ainda.
"exemplos de pessoas que, diante do medo, acabaram até mesmo se esquecendo de Deus", a pandemia é um gigante, mas dentro dela têm surgido outros gigantes menores. Exemplo é um pai de família que por causa da pandemia perdeu o emprego, ou um agricultor que perdeu os compradores da sua produção, e as histórias de perdas de ente queridos, etc.

1.1. Conheça o Deus que você serve.
- "Ninguém ousava enfrentar tão exímio guerreiro", todos sabiam que o combate não seria decidido pela luta de dois guerreiros, mas o que estava acontecendo era a propaganda, pois se nenhum do povo de Deus se levantasse para lutar, os filisteus se animariam e lutariam com toda a força contra eles.
Ao que parece foi isso que fez Saul permitir que Davi lutasse em clara desvantagem, pois assim poderia animar o povo a lutar mesmo diante de uma desvantagem.
"e cinco pedras lisas", Davi sabia que Deus daria a vitória, só não sabia que seria tão rápido, por isso ele não leva só uma pedra. Mesmo tendo a confiança em Deus, devemos nos preparar para combater.

1.2. Davi sabia quem era o seu Deus.
- "ele tinha experiências passadas", se referindo ao urso e ao leão que ele enfrentou. O interessante que as experiências passadas não eram de lutas, mas de livramentos de Deus, dificilmente alguém sobreviveria lutando sozinho contra um urso ou um leão. 
"as vitórias que obteve sobre o leão e o urso não em sua força ou estratégias", um detalhe sobre a luta contra o leão e o urso, é que ocorreram quando ninguém estava vendo, ou seja, foram um preparo para uma luta muito maior e em público.

1.3. Deus não decepciona os que nEle confiam.
"Porém não obteve sucesso", a recusa de Davi em usar as armaduras do rei era a comprovação de que ele não depositava a confiança em armas e escudos. Não adianta a gente dizer que confia em Deus e se acercar de um aparato grande para as batalhas.

2. Vencendo o medo paralisante
"Nunca a industria farmacêutica ganhou tanto dinheiro como neste período", isso nos leva a questionar sobre as informações desesperadoras que a imprensa tem noticiado. Notamos que para alguns é interessante esse cenário. A indústria de produtos hospitalares ganha, as emissoras de TV ganham com a grande audiência por causa da população que está em quarentena e os governos corruptos também ganham, pois passam a comprar sem licitação. 

2.1. O medo destrói sonhos.
- "e sua família ficaria isenta dos impostos reais", alguns chegaram a dizer que Jesus não precisaria pagar impostos em seu tempo por ser da casa de Davi, mas esse prêmio não estava em vigor na época de Jesus.
"o desespero nos tira as motivações e esperança", se Davi estivesse desesperado jamais pensaria em prêmios para o vitorioso. O medo é um dispositivo de proteção do ser humano, mas se dermos lugar a ele, entraremos em desespero e o desespero é que nos paralisa.

2.2. O diabo tentará te intimidar diante da crise.
- "Temos que ter a certeza de que há um ser indignado por você ter escolhido a santificação", se referindo ao nosso inimigo, e infelizmente alguns irmãos, amigos e familiares se deixam influenciar pelo diabo e nos dizem palavras de desânimo e às vezes, palavras que até nos ferem.
"uma terra amada e protegida por Deus", até hoje está em vigor a promessa feita a Abraão: "Abençoarei os que te abençoarem." Gn 12.3 Sendo assim, todos os que buscam o bem de Israel será abençoado por Deus, até nossas orações pela nação de Israel contam também.

2.3. Nas batalhas, não perca o foco.
- "debates e discussões que não acrescentarão em momentos difíceis [1 Sm 17.29-20]", aqui se refere à atitude de Davi de voltar sua atenção para outra pessoa, ignorando Eliabe v30, A referência da revista está errada, o correto seria [1 Sm 17.29-30].
"que estão ao nosso lado nos desencorajando a desistirmos de nossos sonhos", essa é uma verdade, quando damos ouvidos às críticas dos invejosos nós perdemos o foco dos nossos propósitos.  Apesar de ser uma verdade, infelizmente as pregações em alguns lugares estão concentradas somente em combater a inveja e o desânimo e nos encorajar a buscar os nossos sonhos, ao invés de se pregar sobre a cruz de Cristo.

3. Vencendo gigantes

3.1. Davi tinha consciência da realidade.
"simbologia para ilustrar as adversidades que atravessamos em nossas vidas.", para tornar a analogia mais completa, podemos dizer que os "gigantes" representam as adversidades que enfrentamos em público, e em que outras pessoas são afetadas pelas nossas decisões. As que enfrentamos em particular seriam como o urso e o leão.
"encararmos os "gigantes" que surgem para afrontar o exército do Deus vivo", seriam os problemas que vem contra a nossa casa, a nossa igreja e o povo de Deus em geral.

3.2. Davi venceu, pois teve atitude.
- "quando estamos com a nossa vida alicerçada no Senhor, nada nos faz temer.", qualquer atitude na direção de se enfrentar as crises é melhor do que nenhuma atitude, só saberemos se determinado plano ou estratégia é boa se colocarmos em prática. Mas se olharmos somente para os problemas jamais tomaremos atitude alguma.
"somos levados a termos a certeza de que Deus é poderoso sobre qualquer gigante", muita gente fica travada diante dos problemas por não terem essa certeza. Mas o Senhor tem a forma correta de ensinar a cada um, basta que cada crente peça a Deus mais fé, e o Senhor dará.

3.3. Davi venceu porque confiou em Deus.
- "Foi isto o que Davi disse quando estava indo para a batalha", Davi afirmou para Golias que a luta entre eles faria com que todos reconhecessem o poder do Deus de Israel. Quando lutamos para que o nome do Senhor seja glorificado então a luta passa a ser de Deus também.
"contra o escárnio e orgulho do filisteu", as palavras de Golias eram de deboche e humilhação, mas as palavras de Davi eram de encorajamento e fé, precisamos escolher as palavras certas, não para afrontar a ninguém, mas para nos encorajar à luta.

CONCLUSÃO
Faça a revisão abordando os pontos mais importantes que foi ensinado

Convide os alunos à próxima aula, tema: Usando a fé diante dos confrontos
  

Pr Marcos André

___________________________________________________________

Se houver alguma dúvida, tire pelo whatsapp 48 998079439 - Pr Marcos André