AULA EM 2 DE AGOSTO DE 2020 - LIÇÃO 5
(Revista Editora Betel)
Tema: Enfrentando gigantes, conquistando vitórias
Texto Áureo: 1 Sm 17.24
INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição você deve estimular os alunos a serem fortes, a entenderem o porque de Deus permitir as lutas e provas, use exemplos reais e bata os objetivos.
- "Caminharemos neste sentido, apontando que Deus espera de nós...", essa explicação inicial é necessária, pois essa é uma das histórias mais batidas e comentadas da Bíblia. Algum aluno pode perder o interesse em estudar algo que para ele já é bem conhecido.
- "para nos enviar o livramento e o Seu nome ser glorificado.", significa que se a vida fosse um mar de rosas para os crentes, ela seria sem graça e propósito, mas Deus permite os gigantes surgirem em nossa caminhada, para que ganhemos experiências de fé e todos possam ver a ação de Deus. Nesse mundo tão cético precisamos apresentar Deus às pessoas através das nossas lutas.
1. Crises que surgem como gigantes
- "Passamos recentemente por uma pandemia que levou muitos ao desespero", note que o comentarista quando preparou essa lição acreditava que em 2 de agosto a pandemia já teria recuado, pois na época as projeções apontavam isso, mas aqui estamos vivendo em plena luta ainda.
- "exemplos de pessoas que, diante do medo, acabaram até mesmo se esquecendo de Deus", a pandemia é um gigante, mas dentro dela têm surgido outros gigantes menores. Exemplo é um pai de família que por causa da pandemia perdeu o emprego, ou um agricultor que perdeu os compradores da sua produção, e as histórias de perdas de ente queridos, etc.
1.1. Conheça o Deus que você serve.
- "Ninguém ousava enfrentar tão exímio guerreiro", todos sabiam que o combate não seria decidido pela luta de dois guerreiros, mas o que estava acontecendo era a propaganda, pois se nenhum do povo de Deus se levantasse para lutar, os filisteus se animariam e lutariam com toda a força contra eles.
Ao que parece foi isso que fez Saul permitir que Davi lutasse em clara desvantagem, pois assim poderia animar o povo a lutar mesmo diante de uma desvantagem.
- "e cinco pedras lisas", Davi sabia que Deus daria a vitória, só não sabia que seria tão rápido, por isso ele não leva só uma pedra. Mesmo tendo a confiança em Deus, devemos nos preparar para combater.
1.2. Davi sabia quem era o seu Deus.
- "ele tinha experiências passadas", se referindo ao urso e ao leão que ele enfrentou. O interessante que as experiências passadas não eram de lutas, mas de livramentos de Deus, dificilmente alguém sobreviveria lutando sozinho contra um urso ou um leão.
- "as vitórias que obteve sobre o leão e o urso não em sua força ou estratégias", um detalhe sobre a luta contra o leão e o urso, é que ocorreram quando ninguém estava vendo, ou seja, foram um preparo para uma luta muito maior e em público.
1.3. Deus não decepciona os que nEle confiam.
- "Porém não obteve sucesso", a recusa de Davi em usar as armaduras do rei era a comprovação de que ele não depositava a confiança em armas e escudos. Não adianta a gente dizer que confia em Deus e se acercar de um aparato grande para as batalhas.
2. Vencendo o medo paralisante
- "Nunca a industria farmacêutica ganhou tanto dinheiro como neste período", isso nos leva a questionar sobre as informações desesperadoras que a imprensa tem noticiado. Notamos que para alguns é interessante esse cenário. A indústria de produtos hospitalares ganha, as emissoras de TV ganham com a grande audiência por causa da população que está em quarentena e os governos corruptos também ganham, pois passam a comprar sem licitação.
2.1. O medo destrói sonhos.
- "e sua família ficaria isenta dos impostos reais", alguns chegaram a dizer que Jesus não precisaria pagar impostos em seu tempo por ser da casa de Davi, mas esse prêmio não estava em vigor na época de Jesus.
- "o desespero nos tira as motivações e esperança", se Davi estivesse desesperado jamais pensaria em prêmios para o vitorioso. O medo é um dispositivo de proteção do ser humano, mas se dermos lugar a ele, entraremos em desespero e o desespero é que nos paralisa.
2.2. O diabo tentará te intimidar diante da crise.
- "Temos que ter a certeza de que há um ser indignado por você ter escolhido a santificação", se referindo ao nosso inimigo, e infelizmente alguns irmãos, amigos e familiares se deixam influenciar pelo diabo e nos dizem palavras de desânimo e às vezes, palavras que até nos ferem.
- "uma terra amada e protegida por Deus", até hoje está em vigor a promessa feita a Abraão: "Abençoarei os que te abençoarem." Gn 12.3 Sendo assim, todos os que buscam o bem de Israel será abençoado por Deus, até nossas orações pela nação de Israel contam também.
2.3. Nas batalhas, não perca o foco.
- "debates e discussões que não acrescentarão em momentos difíceis [1 Sm 17.29-20]", aqui se refere à atitude de Davi de voltar sua atenção para outra pessoa, ignorando Eliabe v30, A referência da revista está errada, o correto seria [1 Sm 17.29-30].
- "que estão ao nosso lado nos desencorajando a desistirmos de nossos sonhos", essa é uma verdade, quando damos ouvidos às críticas dos invejosos nós perdemos o foco dos nossos propósitos. Apesar de ser uma verdade, infelizmente as pregações em alguns lugares estão concentradas somente em combater a inveja e o desânimo e nos encorajar a buscar os nossos sonhos, ao invés de se pregar sobre a cruz de Cristo.
3. Vencendo gigantes
3.1. Davi tinha consciência da realidade.
- "simbologia para ilustrar as adversidades que atravessamos em nossas vidas.", para tornar a analogia mais completa, podemos dizer que os "gigantes" representam as adversidades que enfrentamos em público, e em que outras pessoas são afetadas pelas nossas decisões. As que enfrentamos em particular seriam como o urso e o leão.
- "encararmos os "gigantes" que surgem para afrontar o exército do Deus vivo", seriam os problemas que vem contra a nossa casa, a nossa igreja e o povo de Deus em geral.
3.2. Davi venceu, pois teve atitude.
- "quando estamos com a nossa vida alicerçada no Senhor, nada nos faz temer.", qualquer atitude na direção de se enfrentar as crises é melhor do que nenhuma atitude, só saberemos se determinado plano ou estratégia é boa se colocarmos em prática. Mas se olharmos somente para os problemas jamais tomaremos atitude alguma.
- "somos levados a termos a certeza de que Deus é poderoso sobre qualquer gigante", muita gente fica travada diante dos problemas por não terem essa certeza. Mas o Senhor tem a forma correta de ensinar a cada um, basta que cada crente peça a Deus mais fé, e o Senhor dará.
3.3. Davi venceu porque confiou em Deus.
- "Foi isto o que Davi disse quando estava indo para a batalha", Davi afirmou para Golias que a luta entre eles faria com que todos reconhecessem o poder do Deus de Israel. Quando lutamos para que o nome do Senhor seja glorificado então a luta passa a ser de Deus também.
- "contra o escárnio e orgulho do filisteu", as palavras de Golias eram de deboche e humilhação, mas as palavras de Davi eram de encorajamento e fé, precisamos escolher as palavras certas, não para afrontar a ninguém, mas para nos encorajar à luta.
CONCLUSÃO
Faça a revisão abordando os pontos mais importantes que foi ensinado
Convide os alunos à próxima aula, tema: Usando a fé diante dos confrontos
Pr Marcos André
___________________________________________________________
Se houver alguma dúvida, tire pelo whatsapp 48 998079439 - Pr Marcos André