ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 8


AULA EM 23 DE AGOSTO DE 2020 - LIÇÃO 8
(Revista Editora Betel)

Tema: Confiar no Senhor em todo tempo
Texto Áureo: Sl 46.1

INTRODUÇÃO
Professor(a), nesta lição pegue os bons exemplos de Ezequias e transmita a seus alunos, exortando-os a fazerem parecido com ele.
"se esforçou para levar o povo a se converter ao Senhor", poucos reis de Judá são mencionados na Bíblia como exemplos de integridade e caráter diante de Deus, e Ezequias é um deles. Cada crente deve se esforçar para ser lembrado como um bom exemplo para os demais crentes, para a família e para os homens em geral.
"confiou em Deus mesmo diante de perigos e ameaças", Ezequias não é mencionado como segundo o coração de Deus, nem como uma fortaleza espiritual, em algumas passagens ele é apresentado como fraco, incauto, e às vezes imprudente. Isso nos mostra que é possível ser falho e ser um bom exemplo de servo de Deus. 

1. Um jovem rei para Judá

1.1.Ezequias voltou-se para o Senhor.
- "cultuou a deuses, promovendo a idolatria", as atitudes de uma pessoa de liderança pesam muito mais diante de Deus, sugiro perguntar à classe o porquê disso; a resposta é que aquele que está a frente de um grupo influencia esse grupo. Se um membro comete um erro, muitos o reprovarão, mas se um pastor ou obreiro comete o mesmo erro, alguns o seguirão, pois verão na sua atitude uma autorização para fazerem o mesmo.
"andando no caminho dos reis de Israel", se referindo às tribos do Norte, pois naquela época as tribos estavam divididas entre reino do Norte e reino do Sul e as tribos do Norte (Israel) tiveram reis terríveis.
"reconhecendo a Soberania do Senhor", significa reconhecer que o Senhor manda e nós obedecemos, que Deus detém o poder de dar e de tirar. Uma forma de reconhecer a soberania de Deus é levar a Ele nossas petições e aguardar Sua resposta, seja ela sim ou não.

1.2. Era preciso reparar o templo.
- "abriu as portas da Casa do Senhor e as reparou", a idolatria havia estado tão forte que até o serviço no templo parou. Ezequias foi um rei que se preocupou em reparar a casa de Deus. Se entendermos que somos casa de Deus, devemos buscar reparar esta casa, ou seja, fazer concerto com Deus, a fim de que Deus produza avivamento em nós.
"santificai-nos agora, e santificai a casa do Senhor", exatamente nessa ordem, quer dizer, que para se fazer algo na casa de Deus era preciso primeiro, estar santificado. Essa reverência devemos ter hoje, considerando a igreja local como casa do Senhor. Sendo assim ao colocarmos nossas mãos em algo nessa casa, devemos nos santificar primeiro.

1.3. Um concerto divino em meio à crise.
...

2. Reavivados em meio ao caos

2.1. Ezequias e suas atitudes assertivas.
- "reformas políticas e morais", uma reforma é conduzida com adoção e mudança de ordenanças, leis e costumes, a fim de modificar hábitos. Foi necessário a reforma em Judá, pois chegou um momento da nação em que a indiferença para com as coisas do Senhor estava irremediável.
"purificação do templo e o restabelecimento dos cultos", nesse caso não pode ser chamado de reforma religiosa, pois não mudou nada, mas foi sim, um avivamento; porque conduziu o povo a retornar ao culto a Deus.
"Jerusalém foi pupada das mãos dos assírios.", a Assíria tinha um exército poderosíssimo na época, quando Jerusalém foi livrada por Deus, todos os povos em redor passaram a temer e a respeitar o Deus dos judeus, pois naquela época, as vitórias eram atribuídas também a divindade adorada pelo lado vencedor, por isso alguns reis se sentiam a vontade para afrontar ao deus do adversário.

2.2. Avivamento: uma questão urgente!
- "o povo do Senhor havia se contaminado com práticas pagãs", essas práticas pagãs era a adoração a ídolos. Naquela época, o mundanismo consistia basicamente nisso.
"Longe da presença do Senhor só encontramos tristeza, dores, maldição", os prazeres do mundo para aqueles que estão longe da presença de Deus são passageiros e servem exclusivamente para afastar a pessoa ainda mais da presença do Senhor. 
"Em meio ao caos, devemos nos levantar e buscar oportunidades de crescimento", nestes dias de pandemia, algumas pessoas precisaram se aprimorar, outras tiveram que se adaptar e outras tiveram que mudar tudo nas suas vidas. Aqueles que permaneceram na zona de conforto ficaram muito prejudicados nos negócios e empregos. Até mesmo as igrejas precisaram se adaptar, pastores tiveram que aprender a fazer lives e a usar mais as redes sociais.

2.3. Pilares para o avivamento.
- "reconhecer os nossos erros diante do Senhor e confessá-los", convém acrescentar que o principal  elemento do arrependimento é deixar o erro e se esforçar para não mais errar, parece que faltou mencionar isso.
"precisamos unicamente nos achegar a Deus", o simples fato de se achegar a Deus, já afasta o mal de nós, a presença de Deus é luz para as nossas vidas, quando nos achegamos a Ele a escuridão do mal se afasta. Em termos práticos, se uma pessoa viciada se achega a Deus sem primeiro largar o vício, a própria presença de Deus, pelo Espírito Santo, começa a fazer a pessoa perder o interesse pelo vício. 

3. Um socorro bem presente

3.1. Afrontas: uma arma diabólica.
- "garantiu o abastecimento de água da cidade", apesar de alguns defeitos, vemos Ezequias como um bom estrategista militar. Ele se aconselhou com seus príncipes, notamos sua sabedoria em pedir e seguir conselhos e também a orientação que ele buscou de Deus. Triste é o líder que segue somente o que sua mente ou seu coração manda.
"mensagens de afrontas ao rei Ezequias e ao povo de Judá", a ideia do rei da Assíria não era afrontar o povo, mas desanimá-los para que não lutassem e que entregassem a cidade.
"Senaqueribe blasfemou contra o Senhor", algumas pessoas não se satisfazem somente em estar longe de Deus, mas resolvem também afrontar ao Senhor. Lembremos que Senaqueribe morreu pelas mãos dos próprios filhos.
"Então Senaqueribe, rei da Assíria, partiu, e se foi, e voltou e ficou em Nínive.
E sucedeu que, estando ele prostrado na casa de Nisroque, seu deus, Adrameleque e Sarezer, seus filhos, o feriram à espada; porém eles escaparam para a terra de Ararate; e Esar-Hadom, seu filho, reinou em seu lugar.", 2 Rs 19:36,37

3.2. Apresentando as cartas ao Senhor.
- "mas Ezequias não caiu na cilada e buscou auxílio no Deus Todo-Poderoso", o rei da Assíria queria usar o medo contra o povo de Deus. Se nós não soubermos lidar com esse sentimento de defesa (medo) acabamos entrando em desespero e nos paralisamos.

3.3. Da humilhação à exaltação.
- "não ceder às afrontas", ceder às afrontas seria revidar sem antes consultar a Deus, mas quando temos o fruto do Espírito não escolhemos revidar da mesma forma, mas escolhemos primeiro, consultar ao Senhor.
"o Anjo do Senhor entrou no acampamento assírio e matou 185 mil soldados", essa ação divina foi uma exaltação da parte do Senhor para Ezequias, porque agora todos os povos da região iriam temer a Deus, repeitar os judeus e também a Ezequias.

CONCLUSÃO
- Faça a revisão.
- Elabore perguntas para os alunos.
- Convide os alunos para a próxima aula, tema: "A soberania de Deus em meio às crises"


Pr Marcos André

___________________________________________________________

Se houver alguma dúvida, tire pelo whatsapp 48 998079439 - Pr Marcos André  https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/