ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 9


AULA EM 30 DE AGOSTO DE 2020 - LIÇÃO 9
(Revista Editora Betel)

Tema: A soberania de Deus em meio às crises
Texto Áureo: Is 26.3

INTRODUÇÃO
Professor(a), nesta lição procure usar os exemplos do que aconteceu com Ester e Mardoqueu como ensinamentos para os dias de hoje.
"sobre agirmos com coragem e fé na tribulação", há situações na vida, em que atitudes enérgicas e corajosas precisam ser tomadas, e o livro de Ester apresenta situações em que foram necessárias essas atitudes, onde tanto Ester como Mardoqueu precisaram ter coragem e sabedoria, o exemplo deles pode ser ensinado e usado hoje.

1. Satanás sempre quer roubar a nossa paz
- "é apontada como um estado de calma ou tranquilidade", essa é a definição do dicionário. Convém lembrar que a paz que Jesus dá não é a mesma do mundo, nem do dicionário, é a paz com Deus.

1.1. Família: nosso refúgio, nossa paz.
- "Mardoqueu estava sempre próximo para saber notícias dela", Mardoqueu, sendo primo de Ester, cuidava dela como se fosse filha, ele era responsável por ela como tutor.
- "Mardoqueu cumpriu com louvor sua missão de tutor", é possível notar isso pelas atitudes de Ester, em jejuar e em ajudar o povo de Deus, ela com certeza, foi bem instruída na presença de Deus pelo seu tutor.

1.2. É no lar que se aprende a viver e construir a paz.
- "a paz se vive quando existe uma integração mútua de pais com filhos", lembrando que, dentro da ideia de que a paz que Jesus dá, não é igual a paz do mundo, então nas famílias cristãs também haverá crises nos lares, mas se os pais tiverem paz com Deus, essas crises se solucionam e o nome de Deus é louvado.
"tudo que Mardoqueu fazia estava respaldado pela Palavra de Deus", isso pode ser observado pelo comportamento de Mardoqueu e pelas palavras que ele diz a Ester (Et 4.14), apresentando confiança e intimidade com o Senhor.
"Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino?", Et 4.14
- "confiança em Deus sem questionar, transmitida por seu primo Mardoqueu", é interessante quando observamos atitudes em filhos, que refletem o aprendizado de um lar cristão. Isso é bom para o Evangelho de Cristo. Oriente os jovens nesse sentido.

1.3. Não existe algo mais valioso do que a paz.
"podemos ver que existe uma porta divina para aqueles cuja mente está abrigada no Senhor", notemos que os problemas mencionados (estresse, pandemias, etc) são comuns tanto a crentes quanto a não crentes, mas o interessante é que o povo de Deus tem seu refrigério, conforme mencionado em Isaías.
"Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti", essa paz mencionada em Isaías é a paz de alguém com a mente tranquila, não que a pessoa não passe por lutas, mas porque a pessoa passa sem entrar em desespero ou pânico, pois confia em Deus.

2. Se incomoda, é porque você brilha
"desenvolveram suas atividades comerciais por todo o império", eles ficaram na condição semelhante aos imigrantes hoje, podiam trabalhar e ser empreendedores, isso incomodava muito os habitantes de todas as províncias.

2.1. As crises vêm para roubar o nosso sono.
- "Os sonhos de José incomodavam seus irmãos", na verdade, os sonhos não eram de José, eram de Deus, José nunca desejou estar acima de seus irmãos e de seus pais, Deus foi quem projetou isso para José e fez saber por meio dos sonhos.
"a unção de Davi importunava sua esposa Mical", Mical não entendia aquela unção, ela achava que Davi fazia papel de bobo diante do reino. Sempre seremos perseguidos e escarnecidos, por aqueles que não entendem a unção que está sobre nossas vidas.
"Este decreto irá tirar o sono do povo de Deus", a ameaça é uma das armas de Satanás para oprimir o povo de Deus, as ameaças podem vir em forma de leis, decretos, cartas, emails, mensagens em redes sociais, etc. A primeira coisa a fazer é consultar a Deus para obter a solução e não entrar em desespero.

2.2. A crise chega para o povo de Deus.
- "transtornado pelo fato de Mardoqueu recusar-se a se prostrar", a forma de Hamã agir demonstra sua vaidade e seu desejo de ser reverenciado. Como principal oficial do rei ele exigia o mesmo status do rei.
"não apenas a morte de um único judeu, mas sim de todos", Hamã usa como pretexto a conduta de Mardoqueu, porém ele já nutria um ódio pelo povo judeu em geral. Assim como eram com os judeus, muitos ímpios tratam o povo de Deus hoje. Muitas pessoas nutrem silenciosamente um ódio contras os crentes.

2.3. A crise chegou, e agora?
- "Satanás, o autêntico inimigo do povo de Deus", para que todos se lembrem quem é o inimigo. As pessoas sempre perseguirão os crentes por influência satânica. Nossa luta não é contra essas pessoas, mas sim contro o diabo.
"destruir Mardoqueu para que ele não tivesse sucesso em libertar seu povo", essa é uma inferência ou especulação, não se sabe se Satanás tinha o objetivo de matar Mardoqueu para que ele não libertasse o povo. Satanás tem o objetivo de destruir todo o povo de Deus.
"Não deixe que o medo te domine", aquele que é dominado pelo medo não age com clareza ou não age de forma nenhuma, o medo é um sentimento de defesa da pessoa, mas se ele o dominar essa pessoa não faz mais nada.

3. Segredos para vencer as crises

3.1. Vencer o medo.
- "No momento de crise, teve que vencer o medo e se apresentar diante do rei", é exatamente esse o motivo pelo qual Deus permite que passemos por crises, para que aprendamos a vencer os medos. Um homem ou mulher de Deus deve aprender a tomar atitudes nas adversidades.
"uma lei que só poderia chegar próximo ao rei, se ele assim determinasse", essa lei tinha a finalidade de proteção do rei, para evitar um atentado contra a vida do monarca, o que era muito comum na época.
"nos ensina como devemos nos comportar no momento da adversidade", além dos comportamentos que são mencionados aqui: foco, atitude e determinação, pode ser apresentado como o grande ensinamento nas atitudes de Ester, a confiança no Senhor.

3.2. Enxergar o triunfo.
- "se vestiu de pano de saco", dentro da cultura judaica "se vestir de pano de saco" é sinal de auto humilhação, quando a pessoa quer demonstrar sua profunda tristeza.
"Assuero pôs fim à crise que o povo judeu atravessava", na verdade o decreto que estava assinado contra os judeus não podia ser revogado, então o rei Assuero ordenou um novo decreto autorizando os judeus a se defenderem, e assim eles foram vitoriosos. O que Assuero fez, foi permitir que os judeus lutassem pela paz. O que Deus faz conosco é isso, Ele nos dá a oportunidade de lutar!

3.3. Nosso socorro vem do alto.
- "Ela cumpriu o seu propósito debaixo de jejum e oração", o livro de Ester não menciona a palavra "Senhor" e não fala do nome de Deus, mas a presença do Altíssimo é notada pela menção aos atos devocionais como jejum e oração.
" os propósitos divinos em nossas vidas...são abençoar os que sofrem", resumindo, os propósitos divinos são apresentar Deus às pessoas, que elas possam ver Deus através de nós, de nossas atitudes, de nossas palavras.

CONCLUSÃO
- "estamos convencido de que o Senhor utiliza ocasiões complexas", as situações complexas são melhores para acontecer os milagres de Deus, para mostrar Sua misericórdia e Sua proteção. Por isso não podemos ficar o tempo todo reclamando das dificuldades.
- Faça a revisão e convide os alunos à próxima aula. 


Pr Marcos André

___________________________________________________________

Se houver alguma dúvida, tire pelo whatsapp 48 998079439 - Pr Marcos André   https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/