ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 6


AULA EM 9 DE AGOSTO DE 2020 - LIÇÃO 6
(Revista Editora Betel)

Tema: Usando a fé diante dos confrontos
Texto Áureo: 1 Rs 18.38

INTRODUÇÃO
Professor(a), nesta lição ensine os alunos com os exemplos da vida do profeta Elias, mostrando que Deus opera nos momentos de crise, a proposta é demonstrar que Deus cuida de nós em momentos como esse em que vivemos no mundo. 
"muitos cristãos não tem conseguido superá-las", muitos cristãos não aceitam a ideia de que um crente de verdade sucumba diante das crises, acreditam que se a pessoa não suportou é porque não era crente verdadeiro, mas alguns contestam essa noção. Sugiro apresentar a situação sem dar uma opinião.
"o profeta Elias encontrou força em Deus", o profeta Elias viveu um momento de crise nacional, e a sua luta era contra o pecado do governo e do povo. Atualmente vivemos uma crise de saúde pública no Brasil e no mundo, mas podemos retirar alguns exemplos nas atitudes de Elias.

1. Elias e suas provações

1.1. O método da chamada divina.
- "Israel se dividiu em dois reinos: Norte e Sul", o reino do Norte ficou com a capital em Samaria e o reino do Sul com a capital em Jerusalém. Nas tribos a divisão foi a seguinte: Dez tribos ficaram no Norte e as tribos de Judá e Benjamim ficaram no reino do Sul. As famílias de sacerdotes levitas ficaram em Jerusalém. 
- "o reino do Norte era governado pelo rei Acabe e a rainha Jezabel", embora Acabe fosse o rei, Jezabel impôs uma forte idolatria no reino, ela era estrangeira e trouxe os costumes idólatras da sua cultura.
"responsabilidade de lembrar aos israelitas que eram um povo seleto", o principal problema era a idolatria, e para isso, Deus levantou Elias para falar diretamente a Acabe, o rei tinha a responsabilidade de manter a nação no caminho do Senhor.

1.2. Quando a chamada de Deus prevalece.
- "O caos havia sido estabelecido", essa é a semelhança com a nossa nação, vivemos um momento de caos, não somente pela pandemia, mas principalmente pela idolatria afastamento da presença do Senhor.
- "Como um profeta poderia exercer seu papel diante de Deus...?", a resposta é, que não pode, não é possível! Com as forças normais do profeta, ele jamais conseguirá cumprir sua missão num cenário como esse. Por isso aqueles que possuem a chamada para uma obra específica, devem cumprir essa chamada pelo poder de Deus.

1.3. Os métodos peculiares de Deus.
"nem chuva viria sobre Israel segundo as suas palavras", quase nenhum profeta poderia falar assim, somente Moisés aparece no texto bíblico com tanta autoridade. Moisés e Elias representam ministérios distintos no Antigo Testamento, A Lei e os Profetas.
"Não fosse o cuidado do Senhor em avisar", mas o fato é que nem sempre Deus nos avisa da bênção, às vezes essa bênção vem como uma surpresa. Não que Deus esteja errado, mas às vezes, nós acabamos estragando tudo quando ficamos sabendo de antemão, por isso a melhor coisa é estarmos preparados para a provisão do Senhor.

2. Deus contava com Elias

2.1. Deus, um profeta e uma pobre viúva.
- "a presença de Elias não era bem-vinda nesta nação", há contestação para essa afirmação, pois o próprio Senhor afirmou que tinha em Israel um remanescente fiel, pessoas que não se dobraram a Baal. A explicação pode ser outra.
"os israelitas não atenderiam a ordenança de Deus para socorrer o profeta Elias", na verdade Deus não deu qualquer ordenança a mulher, apenas foi uma proposta do profeta em fazer algo para ele comer primeiro, a viúva aceitou e recebeu a bênção.
Deus faz coisas controversas para demonstrar o Seu poder, talvez se fizesse o óbvio não pareceria tão milagroso e maravilhoso como foi.

2.2. Na crise, a viúva de Sarepta foi bênção par Elias.
- "Elias chegou à casa de uma mulher que estava se preparando para a morte", na visão da mulher havia chegado o limite, pelas palavras dela, não havia mais o que fazer, mas Deus é quem conhece os nossos limites. O Senhor sabia que a mulher aguentava fazer e dividir mais uma refeição. Por isso precisamos confiar totalmente no Senhor, pois só ele sabe até onde podemos suportar.
"Mesmo sendo viúva e passando necessidade", o fato de ela ser viúva e ser estrangeira amplifica mais a dificuldade, pois somente em Israel havia ordenança da Lei para os mais abastados socorrerem as viúvas e os órfãos.

2.3. Na crise, Elias foi bênção para a viúva de Sarepta.
"É preciso ressaltar que a bênção chegou à sua casa por ser uma mulher abençoadora", todos nós precisamos ter o coração voltado para abençoar o povo de Deus. Se atentarmos no exemplo da viúva, vamos ver que ela abençoou o homem na qualidade de profeta do Senhor. Aplicando hoje seria abençoar a obra de Deus nas pessoas de seus sacerdotes. Por isso recomendo que cada crente adote uma obra de Deus para abençoar, de preferência as mais pobres, como as obras missionárias no sertão, no Amazonas, na áfrica, etc.

3. Elias se apresenta e lança um desafio

3.1. Confrontando o povo e os profetas pagãos.
- "pois o fogo deveria surgir de forma sobrenatural", todos aqueles profetas aceitaram o desafio, dando a entender que provavelmente eles conseguiam fazer aquele tipo de manobra, ou de alguma forma, usavam um truque para enganar o povo.
"Deus foi fiel para com Seu servo e lhe honrou perante todos", a operação de maravilhas é uma forma de confirmar a pregação do Evangelho, o problema é que a cada dia tem sido mais difícil de vermos essas maravilhas acontecerem. É preciso muita oração para que Deus responda com poder nos dias de hoje, não desanimemos.

3.2. A resposta divina em meio à fé.
- "a resposta vem pelos modos mais diferentes, como no caso da resposta a Elias no monte Carmelo", se prestarmos a atenção, veremos que na oração Elias envolveu o nome do Senhor completamente, caso Deus não respondesse com fogo, não somente o profeta ficaria envergonhado, mas o nome do Senhor ficaria em descrédito também. Os homens e mulheres de Deus precisam envolver mais o nome do Senhor nas suas atividades, ou seja, declarando o nome Dele em público, dando a Ele toda a honra e orando de forma mais decisiva.

3.3. Altar restaurado, glória de Deus e abundante chuva.
- "Isso demonstra que a idolatria instalada em Israel impedia a ação de Deus", essa afirmação está mal colocada, porque nada pode impedir o agir de Deus, ou seja, na verdade Deus agiria de um jeito ou de outro, apenas era necessário que o povo se decidisse a quem eles serviam de verdade.
"era imprescindível haver arrependimento e a expressão da glória de Deus", primeiro aconteceu a expressão da glória de Deus e depois o arrependimento, precisamos apresentar ao munda a glória de Deus, cada crente deve orar e se esforçar para que possamos operar maravilhas nos dias atuais.

CONCLUSÃO
Faça a revisão
Convide os alunos para a próxima lição.


Pr Marcos André

___________________________________________________________

Se houver alguma dúvida, tire pelo whatsapp 48 998079439 - Pr Marcos André  https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/