ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR - Lição 11


AS GUERRAS DO APOCALIPSE
___/ ___/ ______


Versículo do dia
"Naquele dia será grande o pranto em Jerusalém, como o pranto de Hadade-Rimom no vale de Megido.", Zc 12.11

Verdade aplicada
As duas batalhas escatológicas registradas têm o objetivo de derrotar os inimigos de Deus.

Textos de Referência.
Ez 38.1-12

Objetivos da Lição
- Entender os propósitos de Deus nestas guerras;
- Mostrar que na guerra do Armagedom, Israel aceitará o Messias;
- Compreender que o plano de Deus é perfeito.  

Introdução
Deus, pela Sua soberania, convergirá todas as coisas em Cristo, ou seja, Seus propósitos serão realizados. As duas guerras em questão, mencionadas no Apocalipse, têm o intuito de fazer Israel reconhecer Jesus como Messias e destacar a vitória do povo escolhido sobre as demais nações da Terra.

#pontochave
"Os inimigos da nação de Israel e de Deus serão completamente aniquilados".

1. A GUERRA DO ARMAGEDOM
Esta batalha acontecerá no final da Grande Tribulação, quando as nações da Terra perseguirem a Israel e, de maneira sobrenatural, Deus dará vitória ao Seu povo.

1.1. A igreja, Israel e o Armagedom
Como falamos anteriormente, enquanto a Terra estará em confusão política e profunda crise, a igreja estará no Céu, nas celebrações das Bodas do Cordeiro. Na Terra, estarão os que foram desobedientes à mensagem do Evangelho, e também estará a nação de Israel, em cumprimento às 70 semanas que Deus havia determinado sobre o Seu povo. Com o arrebatamento da Igreja, iniciará a 70ª semana de Daniel sobre a nação de Israel. A guerra do Armagedom será liderada pelo anticristo contra a nação de Israel em decorrência do pacto quebrado no meio da semana (Dn 9.27).
  
1.2. A Vitória de Israel na batalha do Armagedom
Após a perseguição e uma situação de extremo perigo, Israel se refugiará nos abrigos naturais de Edom, Moabe e Amom. Quando o Anticristo enviar as suas tropas para destruir Israel, os judeus ficarão encurralados e sem saída. Neste exato momento, quando os judeus estiverem sem qualquer esperança de salvação, a ponto de serem tragados pelo inimigo, eles clamarão angustiados pelo Messias (Zc 12.10-12). Neste momentos, Jesus pisará no monte das Oliveiras, o qual se fenderá ao meio e Israel reconhecerá Jesus como Messias. Será um dia de salvação e vitória para Israel.

Refletindo
"Mesmo diante de tanta paz, nações ainda guerrearão contra os ditames divinos". César Roza

2. A GUERRA DE GOGUE E MAGOGUE
Existe uma confusão no que tange a estas guerras mas, quando lemos em Apocalipse 20.8, percebemos que esta guerra acontecerá após o período denominado de Milênio.

2.1. O que é Gogue e Magogue?
A primeira referência que faz alusão a estes nomes de modo escatológico está no livro do profeta Ezequiel. Gogue é o príncipe da terra de Magogue, vindo do norte nos últimos dias para lutar contra o povo de Deus (Ez 38.1). Vemos, portanto, neste contexto, que a designação "Gogue e Magogue", a princípio são nomes bíblicos para as nações que se rebelam contra Deus, e são hostis a Seu povo.
Depois, encontramo estes dois termos no livro Apocalipse dando a ideia de nações hostis contra os propósitos Divinos.

2.2. Satanás enganará as nações
É interessante notar que esta guerra principia com a soltura de Satanás que, depois de ficar preso por mil anos, agora, usando de astúcia, começará a enganar as nações. Mesmo depois das nações desfrutarem de mil anos de paz, muitas se rebelarão contra Deus, fazendo guerra.
Quando observamos Apocalipse 20.8, vemos que o número dos que aderiram a esta rebelião é incontável, pois João apenas diz que "o numero era como a areia do mar". Este número foi suficiente para avançar por quilômetros a ponto de cercar a cidade amada, Jerusalém. 
Esta será a última vez que haverá uma batalha sobre a terra pois, depois disto, o Reino de Deus será instaurado através do novo céu e da nova terra.

...e Israel reconhecerá Jesus como Messias. Será um dia de salvação e vitória para Israel.

3. O QUE APRENDEMOS COM ESTAS GUERRAS?
Estas guerras, descritas no Apocalipse nos revelam que o plano de Deus está acima da compreensão humana. Por mais que os intentos do mal queiram dominar a Terra, Deus sempre terá vitória para o Seu povo. Precisamos extrair lições desta situação e aplicá-la ao nosso cotidiano.

3.1. A ingratidão das Nações
Uma das razões para a batalha de Gogue e Magogue está na ingratidão demonstrada pelas nações. As pessoas passarão por um período de paz, gozando de um momento de alegria, mesmo após intensas catástrofes que assolarão a Terra.
Mesmo diante destes tempos de benevolência, se revoltarão contra Deus, seduzidas pelas palavras de Satanás.

3.2. Os planos de Deus jamais serão frustrados
Esta verdade foi dita pelo patriarca Jó, depois de passar por um período de perdas significativas.
Ao olharmos a História do povo de Israel, vemos que Jesus foi enviado para eles e não para os gentios. A passagem de João 1.11,12, diz que Jesus veio para os judeus e eles o rejeitaram. Mas, diante da batalha do Armagedom, o povo de Israel reconhecerá a Jesus como o Messias prometido pelos profetas e que eles não o haviam reconhecido.

Conclusão
As guerras do Apocalipse mostram não somente o controle de Deus na História como também o poder dEle sobre Seus inimigos.

Eu aprendi que:
A Guerra do Armagedom é um tratamento de Deus para Israel; e a de Gogue e Magogue é um fim dos inimigos de Deus.

Fonte: Revista Betel Conectar

Pr Marcos André - contatos palestras, aulas e pregações: 48 998079439 (Claro e Whatsapp)
https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/