ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 10

 
 
AULA EM 6 DE SETEMBRO DE 2020 - LIÇÃO 10
(Revista Editora Betel)

Tema: Atravessando a crise com perseverança
Texto Áureo: Sl 111.71

INTRODUÇÃO
Professor(a), nesta lição você ensinará principalmente sobre perseverança, mas existem outras qualidades de Jó será interessante abordar.
"devemos ser fiéis, independente das circunstâncias", essa fidelidade independente das circunstâncias, é interpretada como maturidade, é aquele crente que não é fiel somente quando tudo está bem e nem tão pouco só busca a Deus quando as coisas vão mal. 

1. A crise pode chegar a todos
- "percebemos que o sofrimento é inesperado", Jó estava bem com Deus, já era aprovado pelo Senhor, seria como um crente fiel nos dízimos e nos trabalhos da igreja local, passar por uma provação.

1.1. Existem momentos em que Deus nos prova.
- "Por que sofre o justo?", essa é a pergunta que muitos tem dificuldade em responder, mas convém lembrar que as provas que passamos não servem para provar nada para Deus, pois Ele já sabe de tudo, mas para mostrar Seu imenso poder, nos dar experiências e nos ensinar.
"podemos resgatar valores e princípios bíblicos", aqui foi usada a palavra resgatar porque o Evangelho e os crentes têm perdido esses valores, devemos resgatar a pregação original do Evangelho. Alguns valores são a perseverança, a busca em favor da família, a importância da amizade, etc. 

1.2. Deus nunca nos abandona.
- "nos deparamos com frustrações e dores em vários momentos", lembrando que essas intempéries da vida podem acontecer com qualquer um, seja ímpio ou crente. Um grande erro de alguns pregadores é ensinar que o crente não sofre.
"aparente solidão, na qual se sente abandonado por Deus", quando passamos pela prova junto do Senhor, sentimos um refrigério psicológico, pois sabemos que a qualquer momento o Senhor pode virar o nosso cativeiro.  

1.3. Um livro que retrata o sofrimento humano.
"Diversos autores tentam encontrar respostas para o silêncio de Deus", não se pode colocar regras no adir de Deus, para alguns Ele fica por um tempo em silêncio, enquanto que para outros o Senhor responde rapidamente, isso ocorre porque Deus usa parâmetros que nós não temos para tomar Suas decisões. Esses parâmetros são tempo e conhecimento. Ou seja, quando pedimos algo, Deus olha lá na frente para saber se isso vai nos prejudicar, ou atrapalhar a obra.
"a pandemia que assolou o mundo trouxe sofrimento a muitos cristãos.", muitos pastores e obreiros morreram de COVID-19, mas alguns crentes insistiam que o povo de Deus não precisaria se preocupar, que Deus daria livramento. De fato Deus pode dar livramento, mas a parte que é para nós fazermos o Senhor não vai fazer, se prevenir.
"praticamente sumiu da bibliografia dos defensores da "teologia da prosperidade", quer dizer que esses pregadores da teologia da prosperidade não se baseiam no livro de Jó. Alguns deles acreditam que Jó era fraco na fé.

2. Significativos exemplos de fidelidade

2.1. O principal alvo de Satanás é a família.
- "nos esquecemos que sua esposa havia perdido os mesmos filhos", tudo que acontece conosco reflete na família, como Jó foi fiel aguentando o sofrimento, sua esposa também estava aguentando a perda desses filhos. Assim como aquele que sofre devido ao pecado, sua família também sofrerá.
"Esta interrogação a faz propor a Jó que expresse uma certa "revolta"", embora seja coerente que a mulher de Jó tenha essas dúvidas, notamos que ela não tinha a mesma intimidade com Deus, que Jó tinha. Antes da adversidade, Jó já buscava ao Senhor, intercedia pela família e tinha uma aliança com Deus.
"estrutura emocional de Jó", por faltar fé na vida de muitos crentes, falta também essa estrutura emocional. O cristianismo da atualidade segue a mesma linha do mundo nesse aspecto. Tem aumentado muito na sociedade os casos de problemas psíquicos e isso tem tido reflexo dentro das igrejas.

2.2. Não renuncie a sua integridade.
- "ao ver de Satanás não era muito convincente", a acusação de Satanás contra Jó era de que ele só era fiel porque Deus havia dado tudo a ele. Essa é exatamente a acusação que o inimigo tem contra os servos fies hoje. Dessa forma ninguém escapa de acusações, tanto os crentes fracos, quanto aqueles que estão vivendo em integridade.

2.3. Na crise o Senhor continua cuidando dos Seus.
- "os propósitos de Deus para os Seus nesta terra se cumprirão", esse ponto pode acarretar um debate filosófico sem solução, porque se acreditarmos que sempre os propósitos de Deus para os Seus se cumprem, então acreditaremos que aqueles que tem promessa não morrem, e sabemos que morrem. Convém lembrar que o propósito de Deus para todo ser humano é que seja salvo, mas sabemos que a grande maioria morre sem Jesus.
"na certeza de que Ele cuida de nós, ainda que atravessando um vale", a certeza de que Deus cuida de nós não pode vir acompanhada da ideia que seremos livrados de todas as provas e até da morte. Tem crente que vai morrer cedo sim, tem crente que morrer de COVID sim, tem crente que age imprudentemente e morre antes dos planos de Deus se concretizarem. O que os crentes precisam fazer é manter a sua salvação em dia.

3. Servir a Deus em meio às dificuldades

3.1. É preciso manter a confiança em Deus.
...

3.2. Aquele que confia no Senhor não recua.
- "Mesmo não compreendendo a causa de tanto sofrimento, Jó continuou crendo", na maioria das vezes, não vamos entender de imediato o agir de Deus, porque, como afirmamos anteriormente, Deus tem informações que nós não temos. Ele sabe se determinado crente sair do momento de luta em que vive vai deixar ou não de orar; sabe se um jovem passar em determinada universidade vai manter sua fé ou não. Deus sabe de coisas que nem imaginamos.
"Jó por sua capacidade de tirar força em meio às crises", muitos crentes têm mantido sua fé no meio dessa pandemia do novo coronavírus. E alguns ímpios tem feito como Jó e tirado força no meio da crise, mesmo que eles não sejam servos de Cristo, mas não têm ficado de braços cruzados e choramingando as perdas, eles têm se erguido e seguido em frente, mudando de ramo de negócios e até de emprego.

3.3. É preciso ter experiência com Deus.
- "mas Deus conhecia a Jó e por ele dava bom testemunho", foi um risco medido por Deus, mas o Senhor sabia o tempo todo que Jó permaneceria fiel. Deus só nos prova naquilo que podemos suportar
"depois da crise o último estágio de Jó foi superior ao primeiro", essa afirmação se refere a condição financeira, material e social de Jó, mas sabemos que o melhor prêmio de Jó foi conhecer o Senhor mais profundamente.
"Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos.", Jó 42.5

CONCLUSÃO
Faça a revisão.
Convide os alunos para a próxima aula
Ore com a classe!
 
 
Pr Marcos André  https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/