ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 11

  

AULA EM 13 DE SETEMBRO DE 2020 - LIÇÃO 11
(Revista Editora Betel)

Tema: Enfrentando as fornalhas da vida
Texto Áureo: Dn 3.30

INTRODUÇÃO
Professor(a), nesta lição você pode comparar a atitude de Nabucodonosor com as atitudes de Satanás nos dias de hoje e as atitudes dos amigos de Daniel com as atitudes que os crentes devem ter.
"Veremos que Deus guarda de todo mal aquele que persevera firme", convém lembrar já de início, que livrar do mal, não significou livrar da fornalha, mas Deus livrou dentro da fornalha. Hoje poderemos passar nas nossas fornalhas (crises), como no atual momento de pandemia, onde alguns irmãos perderam empregos, empreendimentos e projetos, essas são algumas das fornalhas do presente, temos que confiar que Deus está conosco dentro delas.

1. Três jovens amigos de Deus
- "foram levados cativos para Babilônia e lá tiveram seus nomes trocados por nomes caldeus", foram três incursões que Babilônia fez em Israel, levando parte do povo cativo, numa dessas incursões Nabucodonosor mandou que levassem jovens da realeza para que servissem no palácio em Babilônia. Não se sabe o motivo pelo qual Daniel não está entre os três na ocasião da fornalha.

1.1. Nem tudo que reluz é ouro.
- "Eles seguiram firmes ao lado do Senhor", manjar aqui são os pratos típicos que se faziam para o rei, era uma ordem do rei que todos os jovens cativos no palácio, comessem do mesmo manjar do rei, para que todos fossem fortes e saldáveis. Porém todos os manjares do rei eram oferecidos a ídolos, mas Daniel preferiu se alimentar de legumes, porque deve ter percebido que os legumes antes do preparo, não eram consagrados aos ídolos.

1.2. Não deixa que seus olhos te enganem.
- "programa de assimilação da cultura babilônica", o fato de cultuar a história, a religião e os valores da cultura judaica, mantiveram o povo judeu unido até hoje. Em todas as nações onde moram judeus, eles se isolam em seus rituais e tradições e isso faz com que eles não assimilem a cultura local, o mesmo aconteceu com muitos em Babilônia. Precisamos ter a mesma atitude em relação a cultura do mundo hoje.

1.3. Nossas escolhas mostram quem somos.
"sabedores que Deus nos atrai para a vida. Satanás nos atrai para a morte", o problema é que os enganos de Satanás vem em forma de manjares que aos olhos humanos parecem ótimos e inocentes, mas podem acabar nos envolvendo com o mundanismo. Vivemos um tempo de grande apostasia, onde não conseguimos identificar mais quem é servo de Cristo.
Diante disso, não podemos basear nossas escolhas no que vemos, mas é importante levá-las ao conhecimento de Deus, ao crivo do Espírito Santo.

2. Fé em tempos difíceis
- "Ainda assim, não aprendeu nada sobre Deus", ele representa o típico ímpio, que mesmo que veja o agir de Deus, não se converte, pode até ficar emocionado no início, mas tão logo retorne a situação cotidiana, deixa Deus de lado.

2.1. A insanidade de um monarca.
- "Podemos dizer que este monarca era um narcisista clássico", essa era uma forma que os impérios antigos tinha de impor a importância do seus reis, eles exigiam serem adorados como deuses, o costume de se ajoelhar vem desde desse período. Outras atitudes eram necessárias diante da presença do rei-deus: não podia olhar para ele, não podia falar sem ser perguntado, não poderia entrar em sua presença sem ser convidado, na maioria das vezes a pena para as falhas nessas ordenanças era a morte. 

2.2. Fé em meio à morte.
- "Contudo os três jovens tinha convicção do seu ato e o que isto poderia lhe custar.", o que salta aos olhos na atitude desses jovens é o fato de que eles tinham consciência de que a morte era uma possibilidade, ou seja, eles contavam com a possibilidade de morrer na fornalha, mesmo assim disseram ao rei que jamais adoraria a imagem. Existem pessoas ditas cristãs, que diante do mínimo risco de morte, se esquecem completamente de Deus e outras que o negam abertamente.

2.3. Quando o morrer é lucro.
- "o fogo matou os homens que lançaram os jovens na fornalha", o fogo não pegou aqueles homens de surpresa, ao chegarem próximos da fornalha sobreaquecida eles sentiram o perigo, mas temendo descumprir as ordens do rei eles se aproximaram demais da fornalha para lançar os jovens nela e morreram. Por temor ao rei eles morreram e os jovens, por temor a Deus viveram. Muitos ímpios estão morrendo espiritualmente por temor a ídolos humanos!

3. Um Deus que confunde o inimigo

3.1. Deus entra conosco na fornalha.
- "ele entende que algo sobrenatural está acontecendo dentro daquela fornalha", Deus poderia livrar os jovens sem dar a visão maravilhosa ao rei, mas devido o rei ter desafiado a Deus com esta palavra: "E quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos?", Dn 3.15 O Senhor mostrou Seu poder na visão.
Essas e outras situações na Bíblia vemos os ímpios desafiando a Deus. Devemos ser tementes e lutar as guerras de Deus, em algum momento os que querem nosso mal vão se ver lutando contra o próprio Deus.

3.2. Em Deus somos mais que vencedores.
- "mostrando que o rei Nabucodonosor lhes fez prosperar na província da Babilônia", naquele período a religião era o ofício máximo do mundo inteiro, qualquer que mostrasse que sua crença tinha poder prosperava. Na atualidade, por mais que saibamos que nossa fé tem poder, não devemos esperar que prosperemos como consequência da nossa crença. A fórmula da prosperidade cristã é: fidelidade a Cristo+trabalho digno+sabedoria na administração=prosperidade com a graça de Deus.

3.3. Deus é o escape das aflições da vida.
- "e não nos prostremos perante as diversas circunstâncias que nos atormentam", a atitude dos jovens impactou o rei, assim devemos nos comportar na sociedade em que vivemos, pois nossas atitudes impactarão as pessoas ao nosso redor. Quando elas chegarem mais perto para ver as nossas aflições irão perceber o agir do quarto homem da fornalha. 

CONCLUSÃO
Depois dessa visão, Nabucodonosor deixa em paz os judeus e passa pelo processo de Deus, talvez por isso Deus tenha resolvido conceder a ele tamanha graça de ver o anjo do Senhor.
- Faça a revisão.
- Corrija o questionário.
- Convide a classe para a próxima aula.
 
 
Pr Marcos André

___________________________________________________________

Se houver alguma dúvida, tire pelo whatsapp 48 998079439 - Pr Marcos André https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/