ESCOLA DOMINICAL CPAD ESBOÇO - Subsídio da Lição 12

 



AULA EM 20 DE SETEMBRO DE 2020 - LIÇÃO 12
(Revista CPAD)

Tema: Esdras e Neemias combatem o casamento misto

Texto Áureo: 2 Co 6.14

INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição faça a aplicação dos conceitos de Neemias adaptado aos nossos dias.
"o grave problema do casamento entre judeus e mulheres pagãs.", naturalmente se analisarmos esses fatos com a mente politicamente correta dos dias atuais, iremos achar um exagero da Bíblia pelas atitudes de Neemias e Esdras, mas é preciso entender como entendiam os líderes do povo daquela época.
"nem tomes das suas filhas para os teus filhos", o entendimento disso para os dias atuais é de que devemos ter cuidado com as associações com os ímpios, em alguns casos devemos recusar abertamente.
"reconhecendo que eles, com isto, haviam deixado os mandamentos", Neemias e os anciãos do povo sabiam que foi exatamente por esses motivos que eles foram parar no cativeiro, por isso precisaram tomar uma atitude enérgica.

I – ESDRAS E NEEMIAS COMBATEM O PERIGO DO CASAMENTO MISTO

1. A ira e a reação de Esdras.
- "A notícia da reação de Esdras espalhou-se pela cidade", Esdras era um escriba de renomada fama entre o povo, todos o respeitavam até mais do que o sumo sacerdote. Quando viram a reação dele entenderam que algo estava muito errado. 
O grande problema hoje, é que muitos que conhecem a Palavra não se indignam com a corrupção dentro das igrejas, com a apostasia no meio do povo, com a forma de se praticar e pregar o evangelho de Cristo hoje.

2. O efeito da atitude de Esdras foi imediato.
- "disse a Esdras diante de todo o povo: “Agora, pois, façamos concerto com o nosso Deus", se houver crentes fieis que se pronunciem, como fez Esdras, logo vai influenciar outros fieis no meio do povo de Deus. Se ficarmos calados, não influenciaremos ninguém.
"Levanta-te, pois, porque te pertence este negócio", aqui eles estavam convidando Esdras para  liderá-los naquela causa. 

3. O arrependimento do povo.
- "Eles receberam a incumbência de supervisionar o encerramento definitivo destas uniões", ou seja, não adianta ter leis, se não tiver como fiscalizar o seu cumprimento. A grande maioria das pessoas só cumprem leis se tiverem a certeza de que estão sendo observadas e fiscalizadas.
"e contratou novos sacerdotes e levitas para preencherem os cargos vagos.", quer dizer que Neemias não agiu pela conveniência do cargo, não deixou ficar aqueles que trabalhavam melhor, mas manteve os que eram fieis a lei de Deus.

II. POR QUE UM JUDEU NÃO DEVIA CASAR COM UMA PAGÃ?

1. Deus havia proibido o casamento misto (Dt 7.2-4; Êx 34.16; Js 23.12,13).
- "A finalidade desta proibição era evitar que o judeu viesse a seguir a religião de sua mulher pagã", eles já tinham percebido como é fácil o cônjuge ímpio influenciar o companheiro servo do Senhor. E isso é uma grande verdade até o dia de hoje. 

2. A história de Israel registra vários exemplos das consequências nefastas do casamento misto.
- "Elas perverteram seu coração", eles tinham uma série de exemplos na história do povo hebreu, e tinham também as ordenanças do Senhor. Além dos exemplos que temos da Palavra, existem também os casos observados na nossa caminhada na obra de Deus. Sempre tivemos contato com histórias de crentes que começaram a namorar alguém que não professava a fé e acabou se desviando. Claro que existem as exceções.

III. A SOBREVIVÊNCIA DO POVO JUDEU
- "conservando-se sempre separados.", o judeu consegue incutir esse costume a seus filhos através da forte valorização de seus rituais, símbolos e sua história. 
- "as quais proíbem que uma pessoa judia se case com uma não judia", essa lei virou costume cultural no meio do povo judeu.

IV. UMA PALAVRA FINAL SOBRE O CASAMENTO DOS CRENTES
- "Mas no sentido material, a maior bênção que Deus dá ao ser humano é o casamento", o casamento é o maior tesouro que alguém pode ter nesse mundo, ou seja, a família. Nenhum bem material é superior à família.
"as implicações da expressão NO SENHOR", a maior implicação dessa expressão é "casar-se com a bênção de Deus". Alguns são bem mais radicais nesse sentido e afirmam que o crente deve casar-se com quem o Senhor indicar por revelação ou profecia.
"enquanto um pertence ao reino de Deus o outro é do reino das trevas", esse é o chamado jugo desigual, ou seja, quando um tem uma forma de enxergar as coisas e o outro tem outra. Isso sempre conduzirá a discussões e problemas entre ambos.
"um lar cristão, com uma viva influência sobre os filhos", não somente aos filhos, mas um lar cristão bem estruturado na graça de Deus, influencia também os colegas dos filhos. Dessa forma o Evangelho é pregado pela boa conduta das famílias cristãs.

V. ESPERA EM DEUS
- "que Deus mostrasse quem seria a noiva de Isaque", a grande verdade é que Deus conhecia Isaque e sabia qual seria a esposa ideal para ele, e quando Isaque viu Rebeca pela primeira vez se agradou muito dela imediatamente. Por isso é melhor pedir a Deus que o ajude a escolher a companheira para a vida toda.

CONCLUSÃO
Faça a revisão.
Corrija o questionário.
Convide os alunos para a última aula do trimestre.


Pr Marcos André


Qualquer dúvida tire pelo whatsapp 48 998079439 - A resposta será em áudio.  Pr Marcos André  https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/