ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR - Lição 1

 


O QUE É ÉTICA CRISTÃ?
___/ ___/ ______


Versículo do dia
"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convém; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam". 1 Co 10.23
 
Verdade aplicada
A ética cristã tem sua fundamentação nas Sagradas Escrituras.
 
Textos de Referência.
Rm 2.21,23

Objetivos da Lição
- Conceituar o que é Ética Cristã;
- Estabelecer os fundamentos da Ética Cristã;
- Mostrar alguns tipos de Éticas na atualidade.

Introdução
A Ética Cristã é um dos assuntos mais importantes nos dias em que estamos vivendo, pois, na sociedade vigente, os valores são pragmáticos, pluralistas; e tudo é uma questão de ponto de vista. Neste ambiente tão conturbado, precisamos de valores que norteiem a cristandade.

#pontochave
"A Ética do Reino de Deus tem suas origens na inspiração do Deus Todo-Poderoso ".

1. CONCEITUANDO ÉTICA
Quando se fala na palavra ética, logo nos vem à mente um monte de situações mas, dificilmente vem um conceito. A palavra ética vem do vocábulo grego "ethe", trazendo a ideia de caráter, costumes ou comportamento. Portanto, podemos dizer que a ética é o estudo das ações ou dos costumes, com o objetivo de orientar os indivíduos de uma sociedade para a maneira de agir uns com os outros.
 
1.1. Surgimento da Ética
Sabemos que o conceito de ética faz parte da nossa vida diária mas, historicamente, o conceito de ética nasceu na Grécia no século IV a.C. A reflexão grega nesse campo surgiu como uma pesquisa sobre a natureza do bem moral, na busca pelo princípio absoluto de conduta. As maiores contribuições deste período vieram com Platão, Sócrates e Aristóteles.

1.2. Tipos de Éticas
Dentro deste estudo da ética e da moral, vemos alguns tipos de ética, tais como Antinomismo, que acredita que não existe norma alguma no sentido de ter norma objetiva. O Generalismo, que sustenta a existência de muitas normas éticas de aplicação geral, mas não universal. A visão Situacionista, como o próprio nome diz, ela depende da situação. Existe o Absolutismo, que advoga a existência de muitas normas absolutas que não geram conflitos. Por último, o Hierarquismo acredita que as ordens estão dentro de uma relativa escala de valores. 
 
Refletindo
"Conheça-te a ti mesmo". Sócrates
 
2. A ÉTICA CRISTÃ
A teologia, no campo da ética lida com valores pétreos, pois acredita que os valores do Reino são absolutos e inegociáveis, conforme Mateus 24.35. Estes não se baseiam em pressupostos humanos e sim na própria Bíblia, a revelação de Deus.

2.1. Fundamentos da Ética Cristã
No início, quando os valores não estavam escritos e firmados, a consciência de cada indivíduo estabelecia o padrão a ser observado. Isto é corroborado pelo registro de Paulo em sua missiva, ao dizer: "...a obra da lei estava escrito em seus corações, testificando junto a sua consciência e os seus pensamentos...", Rm 2.15.
No Antigo Testamento, vemos a revelação de Deus ao seu povo através do "Decálogo ou Dez Mandamentos", estabelecendo os padrões de conduta ao seu povo. Estes ditames foram, depois, confirmados, pelos profetas do Antigo Testamento.
No Novo Testamento, Jesus veio implementar a visão do Reino aos seus seguidores, conforme os relatos dos Evangelhos. Este padrão estabelecido por Jesus foi confirmado pela vida piedosa de seus discípulos e pelas pregações dos apóstolos, registradas nas cartas paulinas, epístolas gerais e pastorais no Novo Testamento.

...Neste momento conturbado, urge que os cristãos sejam apologistas da fé cristã.
  
2.2. Objetivos da Ética Cristã
Sabemos que a Ética Cristã são padrões de comportamentos e vivência estabelecidos por Deus em Sua Palavra. Por isso, um dos objetivos centrais da ética cristã é indicar a conduta ideal para a retidão do comportamento humano. Esta ideia tem cunho escriturísticos em 2 Timóteo 3.16,17 ao dizer que toda escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, redarguir, corrigir e instruir em justiça, tendo como foco a perfeição dos santos.
A Ética Cristã também possibilita aos cristãos estarem aptos a responder e defender os princípios do Reino frente aos assuntos atuais como Eutanásia, Aborto, Suicídio, Sexualidade, Política e etc.

3. A ÉTICA CRISTÃ E OS TEMPOS MODERNOS
Vivemos numa sociedade pós-moderna, que se caracteriza pelos questionamentos dos valores éticos e morais. Neste momento conturbado, urge que os cristãos sejam apologistas da fé cristã.

3.1. Uma sociedade sem absolutos
Quando falamos de sociedade sem absoluto, evocamos uma das principais características da pós-modernidade que é o relativismo; onde não há absolutos. Este relativismo dá margem ao pluralismo religioso, onde todos os caminhos levam a Deus. 
Diante destes conceitos mundanos e diabólicos, a Ética Cristã recorre às verdades do Evangelho que são imutáveis e inegociáveis. Os tempos podem mudar mas, em Deus não há mudança nem sobra de variação.
 
3.2. Uma sociedade sem Parâmetros
Basta olhar para o pragmatismo, onde os fins justificam os meios, e para o hedonismo, que é desfrutar de cada momento como se fosse o último, percebemos o quanto a sociedade está sem paradigma ético.
Os conceitos do reino estão na contramão deste mundo, pois a vida não pode ser vivida sem responsabilidade mas sim, pautada em valores que agreguem amadurecimento do indivíduo e do social. Não podemos nos conformar com este mundo, mas transformar a nós mesmos pela renovação da nossa mente (Rm 12.2).

Conclusão
A Ética Cristã serve para nortear os cristãos em meio a uma sociedade que está perdida em seus objetivos existenciais.
 
Eu aprendi que:
A Ética Cristã tem o seu embasamento nas Escrituras e auxilia os cristãos a vencerem juntos os desafios do mundo hodierno.

Fonte: Revista Betel Conectar

Pr Marcos André - contatos palestras, aulas e pregações: 48 998079439 (Claro e Whatsapp)  https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/