___/ ___/ ______
Versículo do dia
"Disse mais o Senhor a Moisés: Escreve estas palavras, porque, conforme o teor destas palavras, tenho feito concerto contigo e com Israel". Êx 34.27
Verdade aplicada
O Decálogo é considerado o código de ética do povo de Israel, servindo de base para a Teologia Bíblica.
Textos de Referência.
Êx 20.1-17
Objetivos da Lição
- Entender os Dez Mandamentos como leis para a conduta social;
- Mostrar sua aplicabilidade em nossos dias;
- Conscientizar que a vida Cristã é regida por leis espirituais.
O povo de Israel, em sua peregrinação à terra prometida, recebe de Deus os Dez Mandamentos, que seriam doravante o código de conduta que os diferenciaria das nações pagãs.
#pontochave
"Os Dez Mandamentos estão intrinsecamente ligados à ética, visto que moldam comportamento individual e social".
1. DEFININDO O TERMO DECÁLOGO
O termo "Decálogo" vem do verbete grego "deka", "dez" e "logos", "palavra"; e literalmente significa "dez enunciados", fazendo alusão aos Dez Mandamentos dados por Deus para o seu povo. O Decálogo é o coração da Lei de Deus para o seu povo. Este manual de conduta seria um norte de como proceder não somente diante de um Deus Santo, mas também diante do próximo.
1.1. A origem dos Dez Mandamentos
Os Dez mandamentos vieram de um momento de intimidade do líder Moisés, com o Deus Todo-Poderoso, quando ficou quarenta dias e quarenta noites com Deus, sem comer pão e sem beber água (Dt 34.28). O Autor é o próprio Deus, portanto, suas leis são imutáveis e irrevogáveis. Através deste pacto, chamado de pacto do Sinai, inicia-se o governo teocrático para o povo hebreu.
1.2. A Ética do Sinai
Quando falamos da Ética do Sinai, falamos deste código de mandamentos dado ao povo imprimindo um novo estilo de vida. Destes mandamentos dependeria a vida e a prosperidade das pessoas (Dt 5.32,33). A verdade expressada nesta ética abarcava aspectos da comunhão com Deus que deveria reverberar na comunhão com o próximo. Nesta épica, a transgressão da Lei tinha a seguinte máxima: "Olho por olho e dente por dente".
Refletindo
"Este código de leis abarca todo o aspecto da vida de um povo, embora fora dado a Israel, o intuito de Deus foi universal". João Matias
2. O CONTEÚDO DOS DEZ MANDAMENTOS
Deus, em Sua soberania, estabeleceu diretrizes para que os homens pudessem viver por elas, pois no tempo da Lei era fazer para viver. A vida estava condicionada a observância dos mandamentos de Deus. Veremos que este código de conduta se resume à relacionamentos com Deus e com o próximo.
2.1. Relacionamento com Deus
No texto de Êxodo 20, percebemos que os quatro primeiros Mandamentos estão diretamente vinculados ao relacionamento e a maneira como os homens devem se portar diante do verdadeiro Deus. O povo vivia em um ambiente politeísta no Egito, mas agora precisava entender a existência de apenas um único e verdadeiro Deus. A adoração e culto deve ser dirigido única e exclusivamente a Deus. Um outro ponto a considerar neste tópico é a reverência com o nome de Deus. É necessário tomar cuidado ao invocar o nome de Deus em questões profanas e frívolas.
As leis estabelecidas por Deus serviram para a nação de Israel e também são válidas nos tempos atuais.
2.2. Relacionamento com o Próximo
Na Ética do Sinai, Deus pontua que, para um viver melhor com as demais pessoas, é necessário que existam padrões nos relacionamentos. No âmbito familiar, Deus estabelece o padrão de honra que é reconhecer a autoridade estabelecida sobre a minha vida delegada pelo próprio Deus. Os demais Mandamentos versam sobre crimes praticados, tais como: não matar, não adulterar, não furtar, não dizer falso testemunho e não cobiçar. Tais crimes acontecem quando somos dominados pelos nossos impulsos carnais e sentimentos de injustiça. O antídoto contra isto é viver em espírito.
3. A ÉTICA DOS MANDAMENTOS É PARA OS NOSSOS DIAS
É normal olhar para leis escritas no pretérito e inquirirmos sobre sua validade para os nossos dias. As leis estabelecidas por Deus serviram para a nação de Israel e também são válidas nos tempos atuais. Os Mandamentos de Deus não estão limitados a um tempo ou a um povo.
3.1. Uma Lei Universal
É sabido que muitas nações no mundo têm nos Dez Mandamentos a base de sua Constituição. Os ditames estabelecidos por Deus para o povo de Israel é usado em vários códigos penais, tais como os assuntos de homicídio e furto. Estas informações nos mostram que o grande propósito de Deus não foi apenas um povo ou uma nação, mas a universalidade de uma ética que primasse pelo respeito à vida.
3.2. Uma ética imutável
É normal escutar pessoas dizendo que os tempos mudaram, portanto, as leis precisam ser ajustadas. Dentro da Ética Cristã, os valores são imutáveis. Os Dez Mandamentos têm a sua origem no coração de um Deus que não muda, cujo caráter é a verdade, portanto expressa o caráter de Deus.
A sociedade moderna tenta flexibilizar as leis em detrimento de muitas demandas sociais, mas os valores de Reino são inalterados. Conforme diz o texto de 1 Pedro 1.25 a Palavra de Deus está acima de qualquer tempo ou estação; ela permanece para sempre.
Conclusão
Os Dez Mandamentos expressam não somente o caráter de Deus, mas também a Sua vontade para as pessoas.
Eu aprendi que:
A Ética dos Dez Mandamentos jorrou do coração de Deus e não está circunscrita ao tempo. Ela tem sua validade em nossas dias.
Fonte: Revista Betel Conectar
Pr Marcos André - contatos palestras, aulas e pregações: 48 998079439 (Claro e Whatsapp)