ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 2

 


AULA EM 11 DE OUTUBRO DE 2020 - LIÇÃO 2
(Revista Editora Betel)

Tema: Os efeitos da salvação na plenitude humana

Texto Áureo: 2 Co 5.17

INTRODUÇÃO
Professor(a), esta lição parece mais simples, pois aborda uma questão da qual os crentes estão acostumados a falar, a salvação. Ministre tentando apresentar um algo à mais.
"o reflexo das ações salvíficas do Senhor em todas as áreas", a salvação não pode ser um processo nominal, somente no campo do entendimento, pelo contrário, ela tem efeitos práticos na vida de cada um. Ou seja, um crente que é salvo deve demonstrar isso em sua vida com atitudes diferenciadas.

1. A grande salvação.

1.1. A origem da salvação.
- "Ele a planejou e executou por intermédio de Jesus Cristo", o próprio Senhor Jesus afirmou que para o ser humano é impossível ser salvo.
"E eles se admiravam ainda mais, dizendo entre si: Quem poderá, pois, salvar-se?
Jesus, porém, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis." Mc 10.26,27
- "revelação do grande propósito de Deus no plano da redenção", seria não somente livrar o ser humano da condenação, mas transformar o coração dele. Exemplificando: uma coisa é perdoarmos a falha de alguém e outra diferente é convencer essa pessoa a não falhar mais.  

1.2. A natureza da salvação.
- "salvação no passado, efetuada na justificação do pecador", se referindo àquela que cada um recebeu ao levantar a mão pra Jesus declarando publicamente sua aceitação.
"salvação no presente, essa efetuada na santificação diária", o estar salvo é um conceito temporário, ou seja, eu estou salvo hoje, mas preciso cuidar dessa condição para estar salvo amanhã, até a vinda do Senhor. Esse é um conceito arminiano, que afirma a possibilidade da perda da salvação.

1.3. A eleição divina.
"A eleição se deu antes da criação do ser humano", no conceito arminiano essa eleição se refere a eleição do gênero humano, onde toda a humanidade foi predestinada à salvação.
"Esta tão grande salvação não foi um plano de emergência", há um tipo de pregação que afirma que Deus tinha preparado um plano "B" para o pecado do ser humano. Na verdade não havia plano B, mas um único plano, nesse plano Deus considerava que o ser humano pecaria. 

2. Resultados abençoadores da justificação

2.1. Paz com Deus.
- "está sendo ressaltado aqui a paz que é resultado da justificação", e não a paz do mundo, mas uma paz com Deus, ou seja, a paz de quem estava em guerra contra Deus e agora foi reconciliado. Dá a ideia de que os crentes, na maioria das vezes, não conseguirão ter paz com o mundo, estaremos sempre em guerra com o sistema mundano. 
"abençoa e guarda coração e mente (mente e sentimentos)", quer dizer que quando uma pessoa tem paz com Deus, alguns males não afetam sua mente, algumas pessoas até relataram dormir melhor. Por isso uma das peças da armadura em Efésios 6 é o "capacete da salvação", uma peça que protege a mente. 

2.2. Alegria produzida pelo Espírito Santo.
- "aquele que foi justificado desfruta de alegria na esperança", o ensino aqui é de que o crente tem motivos para se alegrar, ainda que o mundo tente fazê-lo sofrer, ainda que tudo em volta seja de dor. Nós teremos momentos tristes, mas seremos pessoas alegres na essência.
"contribui na resistência e na formação de um caráter perseverante", se tudo correr bem na vida, a pessoa não aprende nada, e assim não cresce em conhecimento e nem em graça, e não alcança a maturidade cristã.
"A bênção da alegria influencia positivamente como enfrentamos as adversidades", passamos a ter sempre aquele pensamento de que tudo logo vai passar e teremos dupla honra depois da prova. O cristão sempre passa as suas tribulações mais tranquilamente do que os que não têm Deus na sua vida.

2.3. Esperança - âncora da alma.
- "A esperança na vida do cristão produz segurança e firmeza", a esperança é um dos três sentimentos dados por Deus ao ser humano para que ele viva nessa terra, a saber, a esperança, a fé e o amor. Esses sentimentos estão apresentados em 1 Coríntios 13.13
"Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor."
- "A depressão seria a total ausência de esperança", essa falta de esperança pode levar a pessoa ao suicídio, quando ela acredita que não há mais solução para os seus problemas, algumas se suicidam sem desenvolver a depressão.

3. A bênção da santificação

3.1. Deus é Santo.
- "que o torna separado de tudo quanto seja terreno", fisicamente o homem não pode se apresentar diante do Senhor, sempre que dissemos que Deus está no nosso meio, significa que é pela pessoa do Espírito Santo. Na vinda do Senhor o ser humano precisará ser transformado e glorificado para se apresentar diante de Deus.

3.2. O homem e a natureza caída.
- "levou a uma deformidade na alma do homem sem precedentes", o interior do ser humano hoje é um campo de batalha, seja na mente, seja no coração, é uma guerra constante, entre a carne e o espírito,  batalha dele consigo mesmo e por aí vai.
"catástrofe após outra", como o salmista declara no Salmo 42: "um abismo chama outro abismo". Essa é a nossa natureza corrompida pelo pecado. Se permitirmos entrar um pequeno pecado, outros virão em seguida. 

3.3. A obra da santificação.
- "todos os reconciliados agora devem viver em novidade de vida", lembrando que junto com a nossa salvação vem o mandamento do "Ide", pois o propósito de Deus é tornar essa salvação acessível a todos os homens.
"é expressa nos seguintes termos "estar em Cristo"; "andar nele"", quando o crente pratica isso, ele está vivendo a vida de santidade requerida na Palavra e isso servirá de testemunho para as pessoas próximas acerca da obra de Cristo na cruz.

CONCLUSÃO
Faça a revisão. 
Apresente alguma questão interessante se der tempo.
Anuncie a próxima lição.

 
Pr Marcos André

___________________________________________________________

Se houver alguma dúvida, tire pelo whatsapp 48 998079439 - Pr Marcos André
https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/