ESCOLA DOMINICAL CPAD ESBOÇO - Subsídio da Lição 3

 


AULA EM 18 DE OUTUBRO DE 2020 - LIÇÃO 3
(Revista CPAD)

Tema: Jó e a Realidade de Satanás

Texto Áureo: Jó 1.6

INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição você deve aproveitar para ensinar algo sobre o agir de Satanás a fim de prevenir os alunos a se manterem firmes e vigilantes.
- "ao ler o Livro de Jó e que o Diabo existe", nesse livro o inimigo é apresentado como uma pessoa, mantendo um diálogo com o Senhor. Após os dois diálogos iniciais Satanás é colocado de lado e a partir daí o foco fica todo sobre o sofrimento, os debates e a exaltação de Jó.
"o livro mostra como o Diabo pode interferir na vida humana", na verdade a interferência de Satanás na vida de Jó foi provocada por Deus, Satanás não estava sequer pensando em Jó, até Deus falar: "Viste meu servo Jó...".

I – O LIVRO DE JÓ E A NATUREZA DE SATANÁS

1. Um ser espiritual.
- "mas o revela como um ser real.", embora a Bíblia o apresente assim nesse livro, não é a proposta do livro provar a existência do inimigo, já considerando que o leitor sabe da real existência de Satanás.
"e encontra-se na mesma categoria dos anjos", no livro de Jó o inimigo apresenta-se numa reunião com os filhos de Deus. O texto sugere que Satanás não faz parte dos filhos de Deus, mas se apresenta junto deles e á arguido pelo Senhor como se fosse um forasteiro. "Donde vens?"

2. Um ser criado.
- "Assim, ele é uma criatura, não o Criador", alguns seguidores de seitas satânicas tentam apresentar a figura satânica como um equivalente divino de Deus, como se o Diabo tivesse um poder semelhante ao de Deus.
"tem suas ações limitadas por Deus", Satanás só está fazendo suas ações no mundo por permissão de Deus. Muitos crentes temem o inimigo e suas ações, mas são crentes imaturos. Pedem licença ao passar na encruzilhada onde haja um despacho e outros entram em desespero ao ouvir uma revelação de que o inimigo está furioso com sua família. 
 
3. Um ser dotado de personalidade.
- "aparece de forma mais explícita na tentação de Cristo", os eventos que ocorreram em Mateus 4, acerca da tentação de Cristo serve para conhecermos um pouco sobre a personalidade de Satanás para nos protegermos de suas investidas.
"quando disse não lhe ignorar os “ardis”", ainda que o inimigo só aja com a permissão de Deus, ele já possui a permissão para nos tentar, por isso precisamos estar atentos aos seus ardis.

II – O LIVRO DE JÓ E AS OBRAS DE SATANÁS 
 
1. Dor e sofrimento.  
- "É da natureza do Diabo provocar dor e sofrimento", mesmo a Netflix tentando vender a imagem de um demônio inocente e, até mesmo bom, como aparece na sua série "Lúcifer" é bom os crentes estarem atentos contra o engano. Cada crente deve se lembrar de quem é Satanás e do que ele é capaz.

2. Acusar.
- "o acusou de praticar uma religiosidade motivada por interesse", Satanás acusou Jó com base no que ele acreditava ser da natureza de Jó, assim o inimigo sempre nos acusará injustamente. Não adianta viver em santidade só para estar livre de acusações. O inimigo sempre usará alguém para nos acusar. É preciso viver em santidade para ver Deus naquele grande dia.

3. Tentar.
...

III – O LIVRO DE JÓ E O OCASO DE SATANÁS

1. Queda e ruína de Satanás.
- "Deus se mantém em silêncio e oculto", a Bíblia é um livro que descreve as ações humanas sob a influência de Deus, Deus quer que vivamos a nossa história seguindo Seus preceitos, por isso em alguns momentos notamos Deus em silêncio. Assim também em nossa vida, às vezes Deus fica em silêncio e só age no momento certo.
"e não é mais mencionado no restante do livro", o inimigo foi apenas usado por Deus para elevar a maturidade de Jó a um nível que ele jamais alcançaria se não acontecesse nada do que aconteceu.

2. Jó e o testemunho de Deus.
"A graça estava oculta, mas estava lá", ela sempre esteve lá, só não era percebida por ele. Às vezes o comodismo religioso nos impede de alcançar um nível mais elevado na visão da graça.
"testemunhou que Jó era o homem que Ele sempre disse que era", quer dizer, transformou em ação aquilo que estava no campo das ideias, a fidelidade de Jó. As adversidades também servem para isso, para mostrarmos com as obras aquilo que anunciamos com a boca.

CONCLUSÃO
- "O Maligno não o tocou como quis, mas apenas da forma que Deus permitiu"ou seja, Deus está no controle, algo só acontece se Deus permitir, sem a permissão Dele nada ocorre.
"Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.", 1 Jo 5.18  
Faça a revisão.
Apresente o tema da próxima lição.


Pr Marcos André


Qualquer dúvida tire pelo whatsapp 48 998079439 - A resposta será em áudio.  Pr Marcos André

Se desejar ofertar para essa obra: Clique aqui!

Pr Marcos André

Pr Marcos André - Contatos para palestras, aulas e pregações: 48 998079439 (Claro e Whatisapp)   https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/