Tema: O Drama de Jó
Texto Áureo: Jó 2.21
INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição você poderá ensinar alguns bons exemplos do drama de Jó, ressalte o aspecto prático e cuidado com as especulações.
- "ele tornou-se, não apenas um pobre moribundo", uma das primeiras lições que o livro de Jó ensina é que ninguém pode colocar a confiança no fato de ser rico, pois as riquezas podem sumir em questão minutos.
- "mas, na visão de seus amigos, “um pecador revoltado e arrogante”, outra lição é que as muitas amizades também podem desaparecer por conta de uma acusação falsa ou um julgamento mau feito. Com as redes sociais e as fofocas, muitas amizades de anos têm sido desfeitas.
- "Refletir sobre como Jó reagiu a tudo isso é o objetivo", o(a) professor(a) deve conduzir o aluno a aplicar em sua vida os exemplos de Jó. Só assim a lição terá efeito prático.
I – TRAGÉDIA DE NATUREZA ECONÔMICA
- "Jó se destacava no Oriente como um homem de negócios", embora essa seja a apresentação feita nessa parte do texto, notamos que o foco da narrativa é mostrar Jó como homem de Deus.
2. O sucesso na esfera do campo.
- "tantas juntas de bois a seu serviço demonstra que ele era um agricultor", os bois eram usados também para arar a terra, por isso a conclusão de que ele possuía uma grande quantidade de terras.
- "Isso fazia de Jó um verdadeiro empreendedor", embora o texto não mencione esses aspectos acerca de Jó como empresário e empreendedor, pode ser deduzido a partir dos bens que ele possuía.
3. O ataque do Diabo na esfera comercial.
- "O Adversário procurou retirar aquilo que...Jó havia conquistado", alerta de especulação! O texto não afirma que Satanás tentou atacar as conquistas do trabalho de Jó. Satanás atacou tudo que lhe foi dado permissão para atacar, se Deus deixasse, ele afetaria até a própria vida de Jó. A vida financeira de Jó era a menor de suas preocupações.
- "Era preciso muito equilíbrio para não se desesperar", lembrando que Jó não era tão apegado às coisas materiais, pela análise do texto, vemos que ele tinha grande preocupação com a família. Esse era o ponto de equilíbrio. Se alguém tiver seu coração preso às coisas materiais, sofrerá grandemente diante das perdas financeiras ou de bens.
- "muitas vezes é apenas um mau gerenciamento", se todo problema financeiro ou no andamento dos negócios for atribuído ao diabo, o homem de Deus não conseguirá ver as suas limitações na administração dos recursos e não crescerá em maturidade.
II. TRAGÉDIA DE NATUREZA FAMILIAR
2. Esposa.
1. Filhos.
- "eis que um grande vento sobreveio dalém do deserto, e deu nos quatro cantos da casa", os filhos de Jó não foram assassinados, foi um acidente causado por forças da natureza, dando a indicação de que há relação com Deus, por ser o controlador da natureza, ficando para Jó, de forma subentendida que Deus matou ou permitiu que fossem mortos os filhos de Jó. Jó chega a declarar: O Senhor deu e o Senhor tomou... Jó 1.21
- "Nesse caso ela, de fato, estaria dizendo", o livro de Jó relata a fala da esposa de Jó, mostra como alguém que perdeu a fé diante do sofrimento do marido falou conforme a linguagem de sua época. Porém o comentarista da lição colocou como seria nos padrões atuais a demonstração da falta de fé de uma esposa.
- "atribuir um sentido ao texto o qual ele não tem", alguns eruditos que pregam para casais tentam aliviar a barra da mulher de Jó, mas a única coisa que não podemos afirmar é que ela tenha abandonado Jó, pois o texto não afirma isso, ao que parece, ela ficou com ele até o fim da provação.
3. O fato.
...
III. TRAGÉDIA DE NATUREZA FÍSICA E PSICOLÓGICA
1. O Diabo toca na saúde de Jó.
- "Ela dará a tônica ao restante do livro.", ou seja, os debates se desenrolam em torno da enfermidade de Jó, de seu sofrimento e de sua fé.
Jó é uma tipologia de Cristo, onde é demonstrado como um homem vence Satanás. Mesmo passando por tamanho sofrimento foi até o fim.
2. Saúde física.
- "pegar um caco de barro para com ele raspar as feridas", não se sabe qual era a doença de Jó, provavelmente algo parecido com a lepra, mas não era lepra, com certeza era algo mais grave, porque assolou ele com muita rapidez. Se fosse algum tipo de lepra com certeza seria mencionada na Bíblia, por ser a lepra conhecida na época.
- "Essa era uma prática que o homem antigo adotava", num tempo onde não existiam remédios para aliviar a dor, as pessoas faziam isso, era também uma forma de aliviar a dor. Cientificamente era como distrair o sistema nervoso com outra dor.
- "um local considerado imundo, onde os inválidos e dementes costumavam ficar", provavelmente Jó não foi para esse lugar, os locais separados para os imundo são posteriores à Lei de Moisés e Jó é anterior à Lei, e os textos de Jó dá a ideia de que ele recebeu seus amigos em casa.
3. Saúde mental.
- "o patriarca amaldiçoou o dia de seu nascimento, não vendo mais razão para que fosse celebrado", interessante o fato de em nenhum momento, Jó pensar em tirar a sua própria vida, já que há relatos de outros que fizeram isso no Antigo Testamento, como Saul por exemplo. Como Jó manteve a fé em Deus e a esperança, possivelmente tenha resistido bem à pressão psicológica.
CONCLUSÃO
- "Somente um homem com uma fé inabalável mantém sua lucidez diante", a fé, a esperança e o amor, são sentimentos capazes de manter o homem firme com a sua integridade mental intacta. Pelos textos de Jó podemos inferir que ele tenha mantido esses sentimentos
Pr Marcos André
Qualquer dúvida tire pelo whatsapp 48 998079439 - A resposta será em áudio. Pr Marcos André
Se desejar ofertar para essa obra: Clique aqui!
Pr Marcos André
Pr Marcos André - Contatos para palestras, aulas e pregações: 48 998079439 (Claro e Whatisapp) https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/