ESCOLA DOMINICAL CPAD ESBOÇO - Subsídio da Lição 5


AULA EM 1 DE NOVEMBRO DE 2020 - LIÇÃO 5
(Revista CPAD)

Tema: O lamento de Jó

Texto Áureo: Jó 3.24

INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição procure sair do "lugar comum", evite falar aquilo que todos falam ou o que parece estar óbvio demais no texto.
"desabafou tudo o que sentia naquele momento", as perguntas não eram para obter respostas, mas era sim uma forma de desabafo devido àquela situação.
"indício de que Satanás tivesse alcançado êxito", o êxito do inimigo seria conseguir fazer Jó blasfemar contra Deus, Jó lamenta pelo seu nascimento, mas não contra Deus.
Quando Jó atribui o mal a Deus, não é que esteja acusando Deus de maldade, apenas está afirmando que de Deus vem todas as coisas, um reconhecimento de que tudo que acontece é por causa da permissão de Deus.

I – PRIMEIRO LAMENTO DE JÓ: POR QUE NASCI? (3.1-10)

1. “Por que nasci?”.
- "Nesse sentido, o patriarca não está sozinho em lamentar diante da dor", a Palavra de Deus, do início ao fim serve pra preparar o servo de Deus para as lutas da vida. Quando relata as aflições vividas pelos servos do passado, é para nos ajudar a enfrentar as nossas lutas hoje. Por isso foi registrado esse questionamento de Jó.
 
2. Que em lugar da memória viesse o esquecimento.
- "amaldiçoou o dia de seu nascimento", é mais uma forma de humilhação, Jó não tece reclamações contra Deus de forma direta, e nem de forma indireta (reclamando contra a natureza por exemplo).
- "esse dia teria de ser apagado da memória.", por conta dessa passagem bíblica, criou-se uma lenda sobre isso, onde alguns afirmavam que o dia do nascimento de Jó seria em 29 de fevereiro (um dia dos anos bissextos) que só ocorre de quatro em quatro anos. Mas isso não passa de lenda ou boato.
"temos desejo de nunca mais lembrá-lo", o desejo de Jó é simples, ao amaldiçoar o dia do seu nascimento, ele expressa o desejo de não existir.
 
3. Que em vez da ordem viesse o caos.
- "Jó menciona a imagem do Leviatã", o "Leviatã" era um termo geralmente usado para se referir à figuras mitológicas ou monstruosas, não se sabe se era algum peixe conhecido da época. Mas no texto de Jó tem sentido de monstro marinho.
"O homem de Uz recorre a essa imagem para ilustrar o momento tenebroso que estava vivendo.", é possível que haja algum erro por parte do comentarista, pois o Leviatã é mencionado somente em Jó 41.1 e é Deus quem comenta a respeito dele. Não tem ligação com essa parte que fala do lamento de Jó.

II. SEGUNDO LAMENTO DE JÓ: POR QUE NÃO NASCI MORTO? (3.11-19)
 
1. Descansando em paz.
- "nascer morto teria sido melhor do que existir naquelas condições", em nenhum momento Jó considera tirar a própria vida, o que hoje em dia seria muito comum. As pessoas não são mais preparadas para as lutas da vida, como nos tempos passados.
"Ele queria descanso de todo o seu sofrimento.", querido professor (a), essa afirmação é bem simplória, procure explorar o fato de muitos hoje tomarem atitudes drásticas diante do sofrimento. Alguns tiram a própria vida, outros investem contra a sociedade. E o problema do suicídio tem crescido até mesmo no meio cristão.
 
2. Livre de tributações.
- "No lugar de ter sido abortado, ele nasceu e foi lançado no mundo da tribulação", na verdade Jó não havia sofrido daquele jeito até aquele momento, por isso ele leva uma reprimenda de Deus a partir do capítulo 38:
"Depois disto o SENHOR respondeu a Jó de um redemoinho, dizendo:
Quem é este que escurece o conselho com palavras sem conhecimento?", Jó 38.1,2
Por mais que Jó tivesse razão em lamentar da sua situação, ele foi exortado por Deus por conta de questionar o curso normal da natureza.

3. Uma realidade para o cristão.
...

III. TERCEIRO LAMENTO DE JÓ: POR QUE CONTINUO VIVO? (3.20-26)

1. Vale a pena viver?
- "para Jó a vida havia se tornado intolerável", entendemos que Jó sendo crente em Deus, jamais blasfemou contra o Senhor, mas se lamentou profundamente da sua condição, isso nos ensina que não há nenhum mal em o crente em Cristo lamentar por suas tribulações, desde que isso não o consuma e se torne constante em sua vida. Pois sabemos que até mesmo Jó passando por tudo aquilo teve os momentos em que a fé falou mais alto e ele enalteceu a Deus. (exemplo: Jó 14.7). 

2. Sem o favor de Deus?
- "o porquê de Deus permitir o sofrimento", essa é uma questão que ronda a cabeça de muitos crentes. Alguns irmãos aprenderam o evangelho do triunfalismo, onde se afirma que somos sempre vitoriosos e prósperos em tudo que fizermos. Só não entendem que a vitória do cristão é estar na presença de Deus. Com Jó aprendemos que o crente, por mais fiel que seja, também passa por tribulações na vida.
"pois ele não sabia por que Deus escolheu para ele o caminho do sofrimento", aqui está outro importante ensinamento, Jó não precisou compreender o porquê de seu sofrimento para se manter fiel a Deus. Diferente de alguns irmãos que ao se depararem com situações de lutas, que não compreendem o motivo, logo querem abandonar Cristo.

3. Um caminho de sabedoria e maturidade.
- "olhar para o alto onde Cristo vive", essa é a maior de todas as promessas, a vida eterna junto de Cristo e com o Pai, isso não tem sido muito atrativo para muitos crentes hoje, por não passarem por sofrimentos como o de Jó ou como os crentes da Igreja Primitiva. A falta de lutas pode fazer com que o cristão se interesse mais pela vida na terra do que no céu.

CONCLUSÃO
Faça a revisão em forma de resumo dos pontos mais importantes.
- Corrija o questionário.
- Convide os alunos para a próxima lição.


Pr Marcos André


Qualquer dúvida tire pelo whatsapp 48 998079439 - A resposta será em áudio.  Pr Marcos André

Se desejar ofertar para essa obra: Clique aqui!

Pr Marcos André

Pr Marcos André - Contatos para palestras, aulas e pregações: 48 998079439 (Claro e Whatisapp)   https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/