4º Trimestre de 2020
Texto bíblico – Gênesis 39.1-20; 40.20-23; 41.38-43.
Prezado(a) professor(a),
Na lição de hoje seus alunos aprenderão sobre a vida de um personagem que apresentou uma qualidade muito importante e necessária em nossos dias: a fidelidade. José foi um jovem que enfrentou muitas adversidades e injustiças, a começar pelo seu lar. Mesmo encontrando muitas lutas pelo caminho, José se tornou um grande exemplo de perseverança e obediência. Seus alunos terão a oportunidade de aprender muitas lições com a história de José.
A vida de José se complica mais do que devia por conta do seu comportamento. Depois que recebeu a revelação de que o sol, a lua e onze estrelas se inclinavam diante dele o jovem resolveu contar a seus irmãos sobre os seus sonhos (cf. Gn 37). Como se não bastasse o hábito de expor para seu pai os erros que seus irmãos cometiam o jovem deu a entender em seus sonhos que estaria acima de seu pai e de seus irmãos em situações futuras. Isso despertou a inveja e o ciúme de seus irmãos. Além dos maus hábitos de José a atitude de Jacó agrava mais ainda o relacionamento entre os filhos ao favorecer José perante seus irmãos. Esse fato se comprova no episódio da túnica de várias cores que José recebeu de presente. Desde então, seus irmãos arquitetavam um plano para se livrarem de José sem que alguém soubesse.
Muitas lições podem ser adquiridas com esta situação e ensinadas aos seus alunos:
A. Somos escolhidos e não prediletos. Quando Deus escolhe alguém para realizar a sua obra não significa que esta pessoa deva se orgulhar e pensar que está fazendo por merecer. O orgulho juvenil de José o levou a ter atritos com seus irmãos. Se ele tivesse atribuído a Deus o domínio de todas as coisas, talvez não se livrasse da inveja de seus irmãos, mas minimizaria os problemas que teve com eles (cf. Dt 14.2; Jr 1.5).
B. Deus usou o mal em favor do bem. A Palavra de Deus nos ensina que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus (cf. Rm 8.28). Assim também Deus usa as circunstâncias para refinar o caráter de seus filhos a fim de que estejam preparados para realizar os propósitos do Senhor. Deus tem o poder de transformar males em benefícios, esta é uma verdade clara na vida de José.
C. Deus recompensa a fidelidade. A fidelidade de José ocasionou em que os planos de Deus na vida do seu servo viessem a se cumprir no tempo certo. Mesmo sendo injustiçado, assediado, maltratado e preso, José não perdeu a esperança de que Deus poderia mudar o quadro da situação a seu favor. Os primeiros reveses que enfrentou quando foi vendido pelos seus próprios irmãos eram apenas Deus o preparando para as adversidades que viriam antes de José ascender ao trono e se tornar governador geral do Egito. Deus recompensou a fidelidade de José (cf. Gn 45.7,8).
Aproveite a ocasião e distribua uma folha de papel A4 para a turma. Pergunte a seus alunos que características eles notaram em José que mais chamou a atenção. Peça que eles anotem na parte superior da folha e façam um desenho representando a característica.
Tenha uma excelente aula! http://www.escoladominical.com.br/