ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR - Lição 7

 


A ÉTICA CRISTÃ NA VIDA ACADÊMICA
___/ ___/ ______


Versículo do dia
"Portanto, quer comais quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus".
                                                                                                                    1Co 10.31
 
Verdade aplicada
A vida acadêmica traz vários desafios, mormente no campo da Ética e da Apologética.
 
Textos de Referência.
Rm 12.1-2

Objetivos da Lição
- Entender a vida acadêmica como projeto de Deus;
- Conscientizar de nossa missão na Universidade;
- Explicar os desafios contemporâneos na Universidade.

Introdução
O ambiente acadêmico traz uma série de mudanças na vida do estudante, um mundo de descobertas, de desafios, de crescimento, onde os nossos valores éticos serão colocados à prova. A nossa base familiar e religiosa com certeza fará toda a diferença. Precisamos ser discípulos de Cristo em todo nosso modo de viver. 

#pontochave
"Que todas as nossas graduações e conhecimentos sirvam para a glória de Deus e expansão do Seu Reino".
 
1. Um crescimento necessário 
O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exigente no que tange ao preparo de seus colaboradores. Estas exigências nos fazem buscar graduações e especializações para galgar melhores salários, mas não podemos olvidar que, como discípulos de Cristo, precisamos fazer a diferença nos ambientes em que frequentamos. Somos o sal da terra e a luz do mundo, esta é a missão do genuíno discípulo.
 
1.1. Buscando a direção de Deus
Levando em consideração que passaremos de quatro a cinco anos envolvidos numa graduação em determinada área, torna-se necessário que façamos um teste vocacional e também busquemos em Deus direcionamento. Vivemos num ambiente onde as pessoas buscam as graduações por serem as mais fáceis ou as que propiciarão um retorno financeiro maior.  As escolhas dos discípulos devem ser pautadas pela Palavra de Deus, pois nossa vida serve aos propósitos de Deus.

1.2. Comprometa-se com os estudos
Não é o fato de termos simplesmente um diploma que as portas se abrirão; é necessário que exista por parte do aluno comprometimento para alcançar o conhecimento. A maneira como encaramos os desafios da vida acadêmica contribuirá para a formação de um profissional excelente. Saiba dividir seu tempo e se prepare ao máximo, pois você nunca sabe onde Deus vai te colocar. É preciso encarar a Universidade como uma oportunidade de treinamento para o serviço do Reino de Deus, pautando nossa vida acadêmica com a Ética Cristã.

Refletindo
"Você é aquilo que lê, por isso busque encher a sua mente com as verdades bíblicas". Eliane Cohen
 
2. Os desafios da vida acadêmica
A experiência de estar em uma Universidade é muito rica. Isto ampliará sua rede de relacionamentos com um número maior de pessoas, podendo desenvolver a convivência e respeito, mas também desafios pois o indivíduo conhecerá cosmovisões religiosas, culturais e sociais diferentes.

2.1. Cuidando de nossa mente
Nos trabalhos de produção científica, deparar-nos-emos, muitas vezes, com pensamentos contrários à cristandade, tais como: evolucionismo, ateísmo e etc... Todas estas teorias apresentam pressupostos de homens que pensaram a partir de um ponto de vista, mas não necessariamente apresenta uma verdade absoluta. Alie a vida de estudos com livros cristãos, com a leitura da Bíblia e uma vida de jejum e oração. Não podemos esquecer que estamos em um campo de batalha e as nossas armas são espirituais para destruição de fortalezas.  

2.2. Cuidando de nossa conduta cristã
Já falamos que os princípios cristãos caminham na contramão do mundo. É comum ter as "baladas universitárias", onde muitas práticas sexuais e uso de drogas são comuns. Existem também o mercado de venda de monografias e TCCs, facilitando a formação acadêmica de forma dolosa. As Escrituras dizem que não podemos nos conformar com este mundo; nossa formatação precisa ser a partir dos preceitos do Senhor, pois somos a imagem e semelhança de Cristo. 
 
3. Transformados para transformar
No ambiente acadêmico, as ideias são divulgadas de maneira muito célebre. Por causa disso, precisamos disseminar os valores do Reino, para que pessoas venham a ser transformadas pelo poder do Evangelho. É comum vermos, nos dias atuais, jovens cristãos se reunindo no campus para adorar, conversar sobre a Bíblia e orar juntos. O resultado tem sido espantoso, pois pessoas têm sido impactadas com o poder transformador do Evangelho de Cristo. 
 
3.1. Levando o amor até as pessoas
Uma das três virtudes teologais descritas pelo apóstolo Paulo é o amor. Jesus disse que seríamos seus discípulos pelo amor. As pessoas estão cada vez mais distantes e apáticas, o resultado disso tem sido o alto índice de suicídio e depressão. Em um mundo hostil e sem esperança, precisamos mostrar o amor de Cristo a estas pessoas. Precisamos abraçar, ouvir suas angústias, sarar feridas; levando-as a conhecer o grande amor de Jesus Cristo.

3.2. Conscientes de uma missão
Não estamos em um lugar por obra do acaso ou coincidência do destino. Deus tem objetivos claros e específicos. Albert Einstein disse que "Deus não joga dados com o universo". É necessário que tenhamos a consciência de que nos plantou em determinado ambiente ou meio com o propósito de alcançar vidas para o Reino de Deus. Que venhamos a cumprir com excelência os desígnios divinos.

Conclusão
O cristão genuíno é consciente e zeloso no cumprimento da Grande Comissão, e reconhece qualquer ambiente como um campo fértil para ganhar almas para Jesus, seja através da pregação do Evangelho ou do seu testemunho diário de vida.  

Eu aprendi que:

A vida do jovem na Universidade faz parte de um projeto bem maior que simplesmente uma graduação.


Fonte: Revista Betel Conectar  https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/