ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR - Lição 8

 

  

A ÉTICA CRISTÃ E VALORIZAÇÃO DA VIDA

___/ ___/ ______


Versículo do dia
"O Espírito de Deus me fez; e a inspiração do Todo-Poderoso me deu vida".
                                                                                                        Jó 33.4

Verdade aplicada
Quanto ao nascer e ao morrer, são decisões que pertencem somente ao dono da vida: Deus..
 
Textos de Referência.
Sl 139.13-17

Objetivos da Lição
- Conscientizar que a vida é um milagre divino;
- Mostrar os vários atentados contra a vida;
- Estabelecer diretrizes bíblicas para a valorização da vida.

Introdução
A concepção da vida é impressionante, somente Deus pode fazer este milagre. Infelizmente, desde que o pecado entrou no mundo, existem vários atentados contra a vida humana mas, biblicamente falando, a Deus pertence o nascer e o morrer; o poder da vida e da morte está em Suas mãos.

#pontochave
"Não devem ser as circunstâncias que determinem sobre a vida e sim, a vontade soberana de Deus."
 
1. Os mistérios da existência humana
Segundo a Bíblia Sagrada, Deus é a própria vida, foi Ele que, após formar o homem do pó da terra, conforme a Sua imagem e semelhança sopra em suas narinas, dando-lhe o fôlego de vida. Desde que o óvulo é fecundado pelo espermatozoide, começa a vida.
 
1.1. O que sabemos sobre a morte
Está muito em voga hoje o tema Tanatologia - que é o estudo sobre a morte e de como as pessoas e familiares precisam lidar com ela. Sabemos pela Bíblia que a morte veio ao mundo como consequência do pecado, e todos morrerão conforme Gênesis 3.19 . Para a medicina, a morte consiste na ausência total dos sinais vitais, o coração para de bombear o sangue e ocorre também a morte cerebral. Na visão teológica, a morte consiste na separação da parte material (corpo) da imaterial (alma e espírito), conforme Eclesiastes 12.7.

1.2. Somos amados de Deus
No Salmo 139, o salmista louva a Deus pela Sua onisciência, e nos esclarece que, ainda antes de o nosso corpo ter alguma forma, Deus acompanhava cada detalhe de nossa formação, como os ossos e os órgãos. Este motivo nos dá razão sobejas para nos encantar com a existência, pois independente de nossa raça, classe social ou defeitos somos amados de Deus, que nos escolheu desde o ventre da nossa mãe com propósitos definidos. Nascemos como projeto de Deus e não como fruto do acaso.

Refletindo
"Não há diferença entre matar a vida do que já nasceu, ou a vida do que não nasceu ainda." Bercort
 
2. Atentados contra a vida
Infelizmente, desde que o pecado entrou no mundo, o ser humano tem experimentado enésimos problemas de cunho espiritual, emocional e social. Estas desordens geram crises, levando as pessoas a infringirem o Mandamento "não matarás", atentando contra a sua própria vida e contra a vida dos outros.

2.1. A questão do aborto
O aborto é a decisão de interromper uma vida após esta ter sido gerada. Infelizmente, esta prática é mais comum do que imaginamos e, muitas vezes, feita de maneira clandestina. Existem questões muito sérias que devem ser consideradas, entre elas, o fato de estarmos matando um inocente.

2.2. Atentando contra si mesmo
Existe um atentado conhecido como suicídio. Expressão cunhada do latim sui (a si mesmo) e caedere (matar ou cortar), significando, "matar a si mesmo". Embora não seja divulgado, mas é altíssimo o índice de pessoas que cometem este ato; colocando um fim na sua própria existência. Na realidade, as pessoas que tomam esta decisão não querem morrer e sim livrar-se da dor física, mental, emocional e psicológica. É fato, que muitos suicídios são consequências de opressões malignas (ataques espirituais).

2.3. O cessar da vida pela eutanásia
A palavra eutanásia vem de dois vocábulos gregos eu (boa) e thanatos (morte), dando a ideia de "boa morte" é o fato de antecipar a morte de pacientes que estejam em momentos terminais de uma doença; os que assim procedem fazem para aliviar o sofrimento do paciente, por isso se diz uma "boa morte".
 
3. A ética cristã e os preceitos sociais
O mundo caminha numa ética situacionista no que tange à vida; embora muitas pessoas não dão o devido valor a existência, a Constituição e Bíblia garante a preservação e o direito à vida.
 
3.1. O direito a vida é constitucional
A vida é um direito inviolável, conforme preconiza a Constituição Brasileira, no caput do artigo 5°, ainda diz que os direitos dos nascituros estão assegurados desde a concepção (artigo 2°), e o artigo 4° do Pacto de São José, que avida do ser humano deve ser preservada deste o zigoto. A vida é um direito de todos e não pode ser violado, embora, na questão do aborto, é permitido quando apresenta risco à mulher, fruto de estrupo e também quando constata anencefalia.

3.2. A Bíblia como Manual de conduta
A Bíblia exalta a vida como um grande milagre de Deus, e somente Deus tem o poder de interrompê-la. No Antigo Testamento, estes casos eram tratados como "olho por olho e dente por dente", quando os que praticavam tais crimes pagavam com a própria vida. Na questão do aborto, se uma mulher fosse ferida, mas não houvesse morte teria uma multa, mas, em havendo morte, pagaria com a própria vida, conforme Êx 21.2-24.

Conclusão
A vida é um dom de Deus e não temos o poder de tirá-la, ainda que, aos olhos humanos haja motivos.

Eu aprendi que:

A vida deve ser valorizada em todos os momentos, pois é dádiva de Deus.


Fonte: Revista Betel Conectar

Pr Marcos André - contatos palestras, aulas e pregações: 48 998079439 (Claro e Whatsapp)  https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com