ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR - Lição 9

 

  

A ÉTICA CRISTÃ NAS REDES SOCIAIS

___/ ___/ ______


Versículo do dia
"Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias ou vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo."
                                                                                                             Cl 2.8

Verdade aplicada
O cristão precisa agir com sabedoria e santidade ao fazer uso das redes sociais.
 
Textos de Referência.
Ef 5.1-11

Objetivos da Lição
- Conceituar o que vem a ser as redes sociais;
- Mostrar os perigos que rondam as redes sociais;
- Estabelecer parâmetros de conduta na internet.

Introdução
A tecnologia mudou completamente a vida das pessoas. Os famosos smartfones vieram e revolucionaram até mesmo a maneira das pessoas se relacionarem. Todo cuidado é pouco, pois existem benefícios e malefícios.

#pontochave
"As redes sociais propiciam a rapidez de informações, mas distanciam o calor humano".
 
1. Entendendo as redes sociais
Desde que o ser humano passou a ter contato com a internet, sua vida mudou radicalmente. Desde que foram inseridas as famigeradas redes sociais, o ser humano tem compartilhado fotos, pensamentos, preferências e eventos. Pesquisando no Wikipédia: redes sociais é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, compartilhando valores e objetivos comuns.
 
1.1. Características das redes sociais
Uma das marcas de nosso tempo é a velocidade de informações e o constante mutantismo. As redes sociais propiciam aos usuários comunicação instantânea, seja por voz, vídeo ou mensagem. As empresas, por sua vez, utilizam este poderoso mecanismo para ampliar suas divulgações e consequentemente suas vendas. Esta aldeia propicia praticidade, economia e meios para que os usuários possam interagir com pessoas em escala global.

1.2. A interatividade virtual
Uma das facilidades da atual aldeia global é a facilidade de interagir com diversas pessoas. Infelizmente, muitas pessoas levantam discussões tolas nas redes sociais e se enveredam por caminhos que não expressam comportamentos dos seguidores de Cristo. A Bíblia nos adverte em 2 Timóteo 2.23, a fugir de questões loucas e sem instrução, já em Provérbios 16.28 diz que a difamação separa os maiores amigos.
É necessário também tomar cuidado com as postagens, mormente com fotos e vídeos para não expor sua privacidade e intimidade nas redes (Pv 5.16). Que toda interatividade digital venha ser usada de maneira sábia e para a glória de Deus (1Co 10.31).

Refletindo
"O nosso grande desafio é viver a Palavra de Deus em sua essência". Pr. Sérgio da Costa
 
2. Os perigos da rede 
A despeito de todas as facilidades e benefícios, a internet trás consigo inúmeros perigos. O mundo virtual é infinito e um território onde transitam todos os tipos de pessoas: da criança aos hackers. O submundo da rede (Dark Web e Deep Web), páginas que não aparecem nas buscas do Google. Graças ao anonimato, são um campo para práticas ilícitas e perigosas.

2.1. A falsa privacidade
Infelizmente, contemplamos a criação de perfis falsos que se infiltram como amigos de usuários e ficam observando e colhendo informações sobre a vida alheia. Sem contar que tudo aquilo que conversamos é guardado num banco de dados e vendido para as empresas, gerando assim, o perfil do consumidor. É preciso estar atento!

2.2. Influência na vida das crianças
As crianças estão tendo contato com a tecnologia de maneira precoce e célere. É impressionante como elas manuseiam buscando seus vídeos no YouTube. A grande preocupação está no conteúdo assistido, pois são passados valores e conceitos éticos desvirtuados. Há pouco tempo apareceu a boneca momo nos intervalos dos vídeos, ensinando crianças a se suicidarem. Existe também uma gama de pedófilos assediando crianças nas redes.

3. Estabelecendo uma ética nas redes sociais
As redes sociais fazem parte da vida pós-moderna, isso é uma realidade, mas precisamos tomar cuidado para não sermos presas fáceis dos criminosos virtuais. A expressão "rede social", não existe na Bíblia mas, através de alguns versículos, podemos traçar alguns princípios que venham nortear a maneira como um cristão deve se portar nas redes sociais.
 
3.1. Examinando as informações
A Bíblia é bastante clara ao dizer para examinar tudo e reter apenas o que é bom (1 Ts 5.21). É nosso dever filtrar as informações antes de repassá-las, pois, ainda que inconsciente, podemos ser coniventes com as informações divulgadas e sabemos que o pai da mentira é o diabo. A Bíblia diz que os mentirosos não herdarão o Reino dos Céus.

3.2. Não perca tempo com futilidades
A recomendação bíblica é remir o tempo, pois os dias são maus (Ef 5.16). Em média, uma pessoa fica mais de três horas de sua vida nas redes sociais. Procure se alimentar mais da Palavra de Deus, passe mais tempo com Deus, desenvolva relacionamentos sadios com sua família. Lembre-se de que você vale muito mais do que um perfil de rede social.

Conclusão
As redes sociais vieram trazer praticidade em nosso dia a dia, mas temos que usá-la com sabedoria. A mesma regulamentação bíblica acerca dos relacionamentos em geral também se aplica aos relacionamentos virtuais.

Eu aprendi que:

É necessário existir uma ética para que não sejamos presas fáceis dos perigos que rondam o mundo virtual.


Fonte: Revista Betel Conectar

Pr Marcos André - contatos palestras, aulas e pregações: 48 998079439 (Claro e Whatsapp)   https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/