ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 7

 


AULA EM 15 DE NOVEMBRO DE 2020 - LIÇÃO 7
(Revista Editora Betel)

Tema:  O Drama da depressão

Texto Áureo: Sl 42.11a

INTRODUÇÃO
Professor(a), esta lição está carregada de termos técnicos, mas aconselho a focar na questão espiritual, pois o foco é ensinar aos alunos crentes a lidarem com isso e não fazer um consultório psiquiátrica na sala de aula.

1. O que é a depressão?

1.1. Os sintomas da depressão.
...

1.2. As causas da depressão.
- "perda de status na vida profissional", notamos as dificuldades do indivíduo em relação às perdas, a pessoa não aprendeu ou não aceita as perdas, por isso tem dificuldade para lidar com elas. Acontece em geral com pessoas que cresceram tendo de tudo, sem ter aprendido a passar por situações em que deveriam abrir mão de algo.
"poderá gerar angústia intensa que fará que um indivíduo regrida a um modelo passado", atualmente a sociedade degradada favorece a ocorrências desses males, essa sociedade produz indivíduos incapazes de lutar, incapazes de empreender esforço na busca de metas, jovens que crescem jogando vídeo games e acessando redes sociais, sem saber que a vida reserva muitas adversidades para eles. 

1.3. A depressão pós-parto.
"podem mostrar excessivo cuidado ou desinteresse completo", existem níveis de mudanças psicológicas normais para nova mãe, pois dar a luz à uma nova vida é uma mudança radical que traz uma certa carga emocional. Porém a sociedade moderna, produz mães despreparadas para essa nova realidade. Moças que nos lares onde cresceram não aprenderam a ser mães e donas de casa, hoje essas jovens aprendem a buscar empregos e carreiras e conquistas financeiras.  

2. Quadro clínico da sociedade.
- "não o glorifica como Deus", obviamente o problema da depressão atinge mais os que não tem Deus, mas atualmente tem atingido muitos crentes também, isso porque as igrejas pouco ensinam sobre a verdadeira mensagem do Evangelho, líderes que estão mais preocupados em arrecadar do que direcionar as ovelhas de Jesus, assim o mal da depressão tem entrado nas igrejas. 

2.1. Causas externas.
- "leva mais e mais à prática da cura da alma", ao que parece, o comentarista não faz distinção entre povo de Deus e pessoas do mundo e trata a lição como sendo para todos. Se estamos falando de pessoas do mundo, então não há qualquer interesse em curar a alma, pois o mundo não sabe e não pode fazer esse tipo de coisa. Se a intenção é curar a alma, então somente a Palavra de Deus pode fazê-lo sem adição de protocolos médicos. A parte medicinal com seus tratamentos pode até ajudar, porém jamais substituirá a mensagem da cruz.
"agitação dos centros urbanos, esgotamento intelectual, mundo materialista", a lista desses eventos é longa, que afeta tanto o ímpio como os crentes, mas os crentes tem o poder de Deus sobre suas vidas, têm as promessas do Evangelho e o agir o Espírito.
Havia cargas emocionais terríveis na igreja Primitiva, mas o enfrentamento era de forma espiritual.

2.2. A causa fundamental.
- "É necessário afirmar que o ser humano precisa voltar-se para Deus", esse é o princípio da cura da alma. As pessoas podem buscar os tratamentos que geralmente diminuem os sintomas da depressão, mas não curam de fato. Só Jesus é a cura para essa sociedade.

2.3. Decepção e desesperança.
- "decepção ao convencer-se de que a sociedade à qual pertencem não vela por seu bem-estar", esse ensinamento os filhos dos servos de Cristo aprendem desde a infância, não se decepcionam com a sociedade, pois sabem que o mundo jaz no maligno.
"pode identificar-se como uma "defesa maníaca"", defesa maníaca é a utilização de mecanismos contradepressivos, como a negação e a supercompensação. 

3. Como livrar-se da depressão?
- "seja como for o tratamento, não substituem o relacionamento com Deus", ou seja, se os pais ou o pastor achar por bem direcionar a pessoa ao psicólogo ou psiquiatra, o tratamento é adicional ao que a pessoa recebe do Espírito Santo de Deus e não substituto.

3.1. O bom senso.
Aqui está se afirmando que a ciência médica e a fé podem se ajudar mutuamente. 

3.2. Diagnóstico e terapia.
- "sabe onde seu bisturi deve cortar", jamais o relacionamento com Deus pode ser dispensado, só Deus conhece o ser humano com todas as suas complexidades.
Os pastores e líderes devem conduzir os crentes ao entendimento da Palavra de Deus e à vida de oração.

3.3. O perigo da racionalização.
- "Muitos eliminaram a religião e seus conflitos aumentaram", alguns filósofos do passado acreditavam que a religião fazia mais mal do que bem ao mundo. Acreditavam que a religião era um objeto inventado para fazer com que as autoridades dominassem sobre as massas. 
"pois no íntimo ele sabe que é culpado.", quer dizer que o registro do pecado está na alma humana e somente Jesus tem o acesso para apagar esse registro. 

CONCLUSÃO
- Faça a revisão da aula;
- Convide os alunos para orar repreendendo a depressão na classe.


 
Pr Marcos André

___________________________________________________________

Se houver alguma dúvida, tire pelo whatsapp 48 998079439 - Pr Marcos André  https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/