ESCOLA DOMINICAL CPAD ESBOÇO - Subsídio da Lição 7

 


AULA EM 15 DE NOVEMBRO DE 2020 - LIÇÃO 7
(Revista CPAD)

Tema: A Teologia de Bildade: Se há sofrimento, há pecado oculto?

Texto Áureo: Jó 8.4

INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição, estamos nos deparando com mais um tema de legalismo dos amigos de Jó, verificamos aqui a falta de conhecimento da graça de Deus naquela época.
"está muito longe do mortal. Ele, portanto, é inacessível.", esse é a origem do pensamento gnóstico de que Deus não se comunica com os seres criados, de que Deus deixou a humanidade à deriva. Uma das crenças gnósticas dão conta de haver dois deuses, um bom e um ruim, que talvez o deus do Antigo Testamento seja o ruim e o do Novo Testamento seja o bom.

I. O PECADO EM CONTRASTE COM O CARÁTER JUSTO E SANTO DE DEUS

1. Deus é justo e reto.
- "pois elas condenavam a Deus, revelando que Ele punia pessoas justas.", o erro de Bildade era o mesmo de Elifaz, ele entendia que o sofrimento é punição e que Jó estava sendo punido por algo, ou seja, desconhecia que todas pessoas estão sujeitas às adversidades.
"Bildade assevera que os filhos de Jó foram mortos porque eram maus", hoje em dia ele estaria desrespeitando a memória dos mortos se falasse desse jeito, mas independente disso notamos a teologia legalista e determinista de Bildade.

2. Uma compreensão limitada da natureza de Deus.
- "o sofrimento de Jó seja a consequência de um pecado oculto.", ele molda a forma de Deus agir, como se Deus fosse obrigado a seguir suas crenças, esse é um grau avançado de legalismo. Ainda hoje há crentes que pensam assim, achando que se alguém sofre é porque buscou isso, escondendo o pecado.
"o enfoque de Bildade não é a graça que flui de Deus", é compreensível que pensassem assim naquela época, pois a graça de Deus, o Seu favor imerecido, ainda era uma promessa, nem Jó entendia o que estava acontecendo.   

3. A imperfeição humana.
- "Dessa forma a autopurificação não passava de presunção", embora eles não conhecessem, mas Jó já tinha a compreensão de que somente pela boa vontade de Deus para com os homens é que o ser humano poderia ser purificado.
"“É verdade que onde há sofrimento há pecado?” esse é o grande questionamento, atualmente, está ocorrendo um apagão de energia elétrica no Amapá e as pessoas estão sofrendo com isso, tanto os ímpios como os crentes estão sofrendo juntos. 

II. O PECADO VISTO COMO QUEBRA DA MORALIDADE TRADICIONAL

1. Moralismo por tradição.
- ...

2. A subversão da ordem moral.
- "Como o entendimento de Bildade era o de que o universo é controlado por leis morais inflexíveis", na verdade o universo é controlado por leis físicas, já o mundo espiritual é regido por leis espirituais e morais. Quebrar essas leis acarretam em erros, porém a punição nem sempre ocorrerá aqui, ou no momento da quebra de tais preceitos morais.
"mantenham a aparência de verdor por algum tempo, todavia, necessariamente murcharão", seria interessante de acontecesse dessa forma, mas depois de longa experiência, podemos observar que há pessoas que vivem no luxo a vida inteira longe dos caminhos de Deus e praticando a impiedade e morre na riqueza, enquanto crentes fiéis vivem na pobreza.

3. Contemplando a cruz.
- "ele está disposto a abandonar toda tentativa de se autojustificar", Jó sabia que por mais que ele explicasse e se justificasse, eles não acreditariam, mas o justo Redentor saberia como defendê-lo. Por isso ele concentra a esperança nesse Rendentor.
- "É aí que ele contempla a cruz: “Eu sei que meu redentor vive”", obviamente Jó não tinha consciência da cruz, mas ele falou profeticamente, apontando para a futura revelação de Cristo à humanidade.

III. O PECADO EM CONTRASTE COM A MAJESTADE DE DEUS

1. A grandeza de Deus.
- "é feito para exaltar Deus e rebaixar Jó", é impressionante como algumas pessoas têm a capacidade de enaltecer a Deus humilhando um irmão, como aqueles que usam a Palavra de Deus para espancar o próximo. Falam de situações ao microfone e não precisa nem falar o nome da pessoa, pois a igreja toda já sabe de quem se trata.
"acaba por criar um abismo que não existe entre a criatura e o Criador", é necessário ter o cuidado de não nos tornar crentes como Bildade, que ao invés de ajuntar as pessoas à Deus, separa ainda mais. Existem tipos de mensagens que faz com que as pessoas acreditem que não há mais jeito para elas, é preciso ter muito cuidado com o que vai falar.

2. Onipotente, mas não ausente.
"não deveria vir acompanhado também do conceito de um ser compassivo e amoroso?", Jó estava vendo um Deus que eles não enxergavam, eles só conheciam e anunciavam o Deus que pune, que castiga e que o tempo todo está nos julgando. Mas Jó enxerga um Deus amoroso, o mesmo que Jesus anunciaria no Seu ministério.

CONCLUSÃO
- Nesta conclusão podemos ver cada ponto que foi abordado na aula, passe os alunos.
- Corrija o questionário e ore com eles para que não sejam crentes como Bildade.


Pr Marcos André


Qualquer dúvida tire pelo whatsapp 48 998079439 - A resposta será em áudio.  Pr Marcos André

Se desejar ofertar para essa obra: Clique aqui!

Pr Marcos André

Pr Marcos André - Contatos para palestras, aulas e pregações: 48 998079439 (Claro e Whatisapp)  https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/