Tema: A Teologia de Bildade: Se há sofrimento, há pecado oculto?
INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição, estamos nos deparando com mais um tema de legalismo dos amigos de Jó, verificamos aqui a falta de conhecimento da graça de Deus naquela época.
- "está muito longe do mortal. Ele, portanto, é inacessível.", esse é a origem do pensamento gnóstico de que Deus não se comunica com os seres criados, de que Deus deixou a humanidade à deriva. Uma das crenças gnósticas dão conta de haver dois deuses, um bom e um ruim, que talvez o deus do Antigo Testamento seja o ruim e o do Novo Testamento seja o bom.
I. O PECADO EM CONTRASTE COM O CARÁTER JUSTO E SANTO DE DEUS
1. Deus é justo e reto.
- "pois elas condenavam a Deus, revelando que Ele punia pessoas justas.", o erro de Bildade era o mesmo de Elifaz, ele entendia que o sofrimento é punição e que Jó estava sendo punido por algo, ou seja, desconhecia que todas pessoas estão sujeitas às adversidades.
- "Bildade assevera que os filhos de Jó foram mortos porque eram maus", hoje em dia ele estaria desrespeitando a memória dos mortos se falasse desse jeito, mas independente disso notamos a teologia legalista e determinista de Bildade.
2. Uma compreensão limitada da natureza de Deus.
- "o sofrimento de Jó seja a consequência de um pecado oculto.", ele molda a forma de Deus agir, como se Deus fosse obrigado a seguir suas crenças, esse é um grau avançado de legalismo. Ainda hoje há crentes que pensam assim, achando que se alguém sofre é porque buscou isso, escondendo o pecado.
- "o enfoque de Bildade não é a graça que flui de Deus", é compreensível que pensassem assim naquela época, pois a graça de Deus, o Seu favor imerecido, ainda era uma promessa, nem Jó entendia o que estava acontecendo.
3. A imperfeição humana.
- "Dessa forma a autopurificação não passava de presunção", embora eles não conhecessem, mas Jó já tinha a compreensão de que somente pela boa vontade de Deus para com os homens é que o ser humano poderia ser purificado.
- "“É verdade que onde há sofrimento há pecado?” esse é o grande questionamento, atualmente, está ocorrendo um apagão de energia elétrica no Amapá e as pessoas estão sofrendo com isso, tanto os ímpios como os crentes estão sofrendo juntos.
II. O PECADO VISTO COMO QUEBRA DA MORALIDADE TRADICIONAL
1. Moralismo por tradição.
- ...
- "Como o entendimento de Bildade era o de que o universo é controlado por leis morais inflexíveis", na verdade o universo é controlado por leis físicas, já o mundo espiritual é regido por leis espirituais e morais. Quebrar essas leis acarretam em erros, porém a punição nem sempre ocorrerá aqui, ou no momento da quebra de tais preceitos morais.
- "mantenham a aparência de verdor por algum tempo, todavia, necessariamente murcharão", seria interessante de acontecesse dessa forma, mas depois de longa experiência, podemos observar que há pessoas que vivem no luxo a vida inteira longe dos caminhos de Deus e praticando a impiedade e morre na riqueza, enquanto crentes fiéis vivem na pobreza.
3. Contemplando a cruz.
- "ele está disposto a abandonar toda tentativa de se autojustificar", Jó sabia que por mais que ele explicasse e se justificasse, eles não acreditariam, mas o justo Redentor saberia como defendê-lo. Por isso ele concentra a esperança nesse Rendentor.
- "É aí que ele contempla a cruz: “Eu sei que meu redentor vive”", obviamente Jó não tinha consciência da cruz, mas ele falou profeticamente, apontando para a futura revelação de Cristo à humanidade.
III. O PECADO EM CONTRASTE COM A MAJESTADE DE DEUS
1. A grandeza de Deus.
- "é feito para exaltar Deus e rebaixar Jó", é impressionante como algumas pessoas têm a capacidade de enaltecer a Deus humilhando um irmão, como aqueles que usam a Palavra de Deus para espancar o próximo. Falam de situações ao microfone e não precisa nem falar o nome da pessoa, pois a igreja toda já sabe de quem se trata.
- "acaba por criar um abismo que não existe entre a criatura e o Criador", é necessário ter o cuidado de não nos tornar crentes como Bildade, que ao invés de ajuntar as pessoas à Deus, separa ainda mais. Existem tipos de mensagens que faz com que as pessoas acreditem que não há mais jeito para elas, é preciso ter muito cuidado com o que vai falar.
2. Onipotente, mas não ausente.
- "não deveria vir acompanhado também do conceito de um ser compassivo e amoroso?", Jó estava vendo um Deus que eles não enxergavam, eles só conheciam e anunciavam o Deus que pune, que castiga e que o tempo todo está nos julgando. Mas Jó enxerga um Deus amoroso, o mesmo que Jesus anunciaria no Seu ministério.
CONCLUSÃO
- Nesta conclusão podemos ver cada ponto que foi abordado na aula, passe os alunos.
- Corrija o questionário e ore com eles para que não sejam crentes como Bildade.
Pr Marcos André
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