ESCOLA DOMINICAL EDITORA BETEL - Lição 9



AULA EM 29 DE NOVEMBRO DE 2020 - LIÇÃO 9
(Revista Editora Betel)

Tema: Enfermidades psicossomáticas

Texto Áureo: Ap 21.4a

INTRODUÇÃO
Professor(a), esta lição pode ser uma iluminação na mente dos alunos e trazer esclarecimentos. Para isso é importante saber como funciona as doenças psicossomáticas e como ocorre as possessões malignas.

1. O drama da doença
- "nós ficamos ou ficaremos doentes em algum momento", em 1 Co 15.53 Paulo afirma: "Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade.", o corruptível aqui, se refere à nossa natureza humana. Significa que ela envelhece, adoece e pode sofrer a morte.
"fez parte da vida dos nossos antepassados e faz parte do nosso cotidiano.", conforme o tempo passa e a medicina evolui, ao invés de se diminuir a quantidade de doenças, acontece o contrário, mais doenças surgem.
 
1.1. A relação entre doença e pecado.
"se alguém está doente, está em pecado", essa é a afirmação legalista dos amigos de Jó, e que perdura até os dias de hoje. Enfermidades como a COVID 19 mostrou aos crentes que todos estão sujeitos à doença. Sabemos que muitos pastores, por estar em contato constante com os membros, pegaram COVID e morreram.
"todos os seres humanos são afetados pela realidade do pecado", o pecado entrou por Adão e passou a todos os seres humanos e sendo assim, todos estão sujeitos às enfermidades, pois todos pecaram. 

1.2. A promessa de um corpo transformado.
- "é preciso considerar que a promessa que temos sobre nós é a de um corpo transformado", e essa promessa é para o momento do arrebatamento:
"Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados;", 1 Co 15.51  Ou seja, essa promessa é para o final da nossa trajetória na terra.
Se Deus ficasse curando os crentes o tempo todo, eles seriam preguiçosos e jamais iriam ao médico e nem cuidariam da saúde; muitos banalizariam o poder de Deus; e uma grande parte dos crentes só estaria na igreja por causa da cura. 
 
1.3. O gemido da criação.
"Na Queda, Deus tornou a natureza escrava da inutilidade e da decadência", após o pecado, a morte entrou e assim a natureza inteira passou a envelhecer, se tornar inútil e morrer, por o apóstolo afirma que "a criação geme". 
"e assim vai se levantar com ele", quando chegar o Milênio temos a promessa de que a natureza não estará mais hostil ao ser humano, ela estará curada e em harmonia. Profetizado em Is 65.25.
 
2. As enfermidades psicossomáticas
- "A crença de que forças sobrenaturais assumem o controle da mente e do corpo é muito antiga", é antiga e comprovada no Novo Testamento, pois Jesus expulsou muitos demônios que falavam pela boca das pessoas. 
 
2.1. A doença mental e o preconceito.
"por que relutamos a aceitar que se possa adoecer da mente ou do cérebro?", a questão é que se o fígado é um órgão com funções específicas, o cérebro também é, e por isso também pode sofrer dano e ter um mal funcionamento, assim como o fígado.
Entendemos que a possessão maligna existe e as doenças da mente também existem.

2.2. As características da doença mental.
... 

2.3. A Bíblia não fala de doença mental?
- "Podemos mencionar o profeta Elias", o que Elias vivenciou em 1 Rs 19 foi um momento de confusão mental, uma depressão, obviamente não foi uma doença, mas demonstra que as pessoas podem passar por momentos assim. E ele foi recuperado com a simples palavra de Deus, dando tarefas ao profeta.
"não havia o conhecimento das doenças mentais que temos hoje", porém já havia o termo "louco", "até mesmo os loucos, não errarão." Is 35.8 Naquele tempo a loucura era vista como obra de espíritos atormentadores.

3. O drama da esquizofrenia

3.1. A esquizofrenia é uma das mais graves doenças mentais.
...

3.2. Quando surge a esquizofrenia?
...

3.3. A igreja diante da esquizofrenia.
- "tanto para os pacientes quanto para as suas famílias", atualmente até a comunidade médica se preocupa com os familiares que acompanham pacientes que sofrem de enfermidades graves, pois eles lidam com uma carga emocional elevada e precisam muito de ajuda. Se os familiares estiverem em desequilíbrio então não conseguirão cuidar do familiar doente.
"Assim, o ambiente eclesiástico precisa ser acolhedor e misericordioso", se a família do enfermo tiver esse ponto de apoio na igreja, terá mais alívio no trato com o parente doente e assim a igreja também sairá ganhando.

CONCLUSÃO
Faça a revisão.
Elabore questões para perguntas.
Ore com a classe.
 
 
 
Pr Marcos André

___________________________________________________________

Se houver alguma dúvida, tire pelo whatsapp 48 998079439 - Pr Marcos André

Para ofertar para essa obra Clique aqui!


Contatos   https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/