Lição 01: Cartas Paulinas para hoje
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Cartas paulinas para hoje.
- Depois, utilizem a dinâmica “Conhecendo Paulo”.
- Depois, solicitem aos alunos que abram a Bíblia no índice do Novo Testamento e procurem o livro de Romanos(ainda no índice).
- Então, comecem a ler o nome das 13 cartas escritas pelo Apóstolo Paulo(de Romanos a Filemom).
- Falem: Estudaremos neste trimestre alguns aspectos de cada uma destas cartas.
- Em seguida, apresentem um mapa das Viagens de Paulo e falem que:
09 destas cartas referem-se a cidades pelas quais passou Paulo, evangelizando: Roma(Romanos), Corinto( I e II Coríntios), Galácia(Galátas), Éfeso(Efésios), Filipos(Filipenses), Colossos(Colossenses) Tessalônica(I e II Tessalonicenses); apontem no mapa cada cidade citada.
As outras 03 são dirigidas aos cooperadores de Paulo, Timóteo(I e II Timóteo), Tito e por fim a última ao dono de escravo Filemom.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Conhecendo Paulo
Objetivo: introduzir o estudo sobre o apóstolo Paulo.
Papel ofício
Palavras digitadas(ver no procedimento)
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Antes da aula:
Coloquem debaixo de cada cadeira, uma tira de papel ofício com as seguintes características do apóstolo Paulo:
Apóstolo
Teólogo
Missionário
Escreveu 13 livros do Novo Testamento
Fundou várias igrejas
Poliglota
Fazia tendas
Judeu
Cidadão romano
Perseguidor antes da conversão
Fariseu
Passou a ser perseguido após a conversão
Durante a aula:
- Escrevam no quadro: Quem sou eu?
- Falem: Vamos estudar sobre um personagem muito importante para a história da igreja.
- Falem: Nós conhecemos uma pessoa por suas características. As características desse personagem estão fixadas debaixo de cada cadeira. Que tal retirá-las e descobrir a quem se refere?
- Aguardem e peçam para que cada aluno leia a característica; ao final perguntem: Quem sou eu?
Espera-se que os alunos falem que o personagem é o apóstolo Paulo.
Por Sulamita Macedo. http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/